sexta-feira, maio 19, 2023

Psicogênese das Linguagens Oral e Escrita: Subsídios para Alfabetização e Letramento


QUESTÃO 1

Para uma atitude que aborde os problemas de linguagem oral e escrita, com a complexidade que os envolve, é fundamental que

a ) considere-se que os problemas de linguagem são inerentes e específicos aos grupos sociais.
b ) a caracterização e o tratamento de tais problemas levem em consideração os diferentes aspectos socioeconômicos que determinam os mesmos.
c ) a caracterização e o tratamento de tais problemas sejam tratados à margem das relações sociais.
d ) considerem-se as condições orgânicas e perceptuais da criança e de sua família.

QUESTÃO 2

Todos os cidadãos deveriam ter acesso à variedade linguística padrão por

 

I. permitir acesso a diferentes textos orais e escritos.

II. permitir acesso ao conhecimento acadêmico e maior possibilidade de sucesso escolar.

III. permitir maior possibilidade de sucesso em concursos e em entrevistas, ou seja, em processos de avaliação.

IV. ser a forma correta e estilisticamente perfeita.

 

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

a )  Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

b )  Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

c )  Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

d ) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

 

 

QUESTÃO 3

A maior ocorrência de dados singulares, dando visibilidade à trajetória das crianças no processo de aquisição da linguagem escrita, ocorre a partir de produções escritas como
I. ditados.
II. cópias.
III. produções espontâneas.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

a )  Apenas a afirmativa II está correta.
b )  Apenas a afirmativa I está correta.
c )  Apenas a afirmativa III está correta.
d )  Todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 4

Manifestações escritas que se apresentam na forma de trocas/omissões/inserções de letras, na falta de fluência do ritmo da escrita, nos apagamentos e nas hipo ou hipersegmentações, devem ser analisadas como

a ) problema psicológico da criança.
b )  sinal de problema neurológico por parte da criança.
c )  hipóteses formuladas pelas crianças em processo de aquisição da linguagem escrita.
d )  problema intelectual por parte da criança.

QUESTÃO 5

Os preconceitos linguísticos

a )  são desfavoráveis ao desenvolvimento da oralidade e da escrita.
b )  não interferem nos processos de aquisição da linguagem.
c ) devem ser aperfeiçoados no contexto escolar.
d ) são favoráveis ao desenvolvimento da oralidade e da escrita.

QUESTÃO 6

A instabilidade dos gêneros discursivos ocorre uma vez que as condições de produção dos textos orais e escritos são sempre únicas e singulares. Tais condições dizem respeito aos aspectos materiais e subjetivos. Quanto aos aspectos subjetivos, pode-se destacar

a ) apenas o lugar social em que o texto é produzido.
b ) apenas a sua situação de formação, o seu conhecimento de mundo e o lugar social em que o texto é produzido.
c ) apenas a posição em que o emissor se coloca.
d ) a posição em que o emissor se coloca, a sua situação de formação, o seu conhecimento de mundo e o lugar social em que o texto é produzido.

QUESTÃO 7

O alto grau de letramento implica

a )  o conhecimento das regras ortográficas.
b )  a aprovação escolar.
c )  o conhecimento das regras de pontuação.
d )  a realização de práticas de leitura e de escrita de forma efetiva, significativa e prazerosa.

QUESTÃO 8

Sempre que produzimos um enunciado, o fazemos por meio de um gênero de discurso. Tal conceito refere-se aos estudos de

a )  Chomsky.

b )  Piaget.

c )  Skinner.

d ) Bakhtin.

 

 

QUESTÃO 9

Partindo do pressuposto de que a linguagem comporta dimensões socioculturais e políticas, a norma linguística é concebida como

a ) gramaticalmente superior e linguisticamente correta.

b ) fixa e linguisticamente superior.

c ) um sistema fixo e, portanto, imutável.

d ) fruto de uma construção histórica e, portanto, não é fixa nem linguisticamente superior.

 

QUESTÃO 10

No trabalho de reestruturação do texto por parte da criança, cabe ao educador

I. valorizar e interpretar aspectos de forma ou de significação linguística que tenham adquirido saliência para a criança, valorizando as inquietações para as quais ela, com a participação do educador, vai buscar soluções.

II. assumir o lugar de interlocutor/intérprete de seus textos, formulando questões que possam tornar visíveis à criança os efeitos de suas produções.

III. agir de forma passiva diante das inquietações da criança para que ela encontre e realize sozinha as mudanças em seu texto.

 

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

a ) Apenas a afirmativa I está correta

b ) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

c )  Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

d ) Todas as afirmativas estão corretas.

 

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