QUESTÃO 1
Para uma atitude que aborde os problemas de
linguagem oral e escrita, com a complexidade que os envolve, é fundamental que
a ) considere-se que os problemas de linguagem
são inerentes e específicos aos grupos sociais.
b ) a
caracterização e o tratamento de tais problemas levem em consideração os
diferentes aspectos socioeconômicos que determinam os mesmos.
c ) a caracterização e o tratamento de tais
problemas sejam tratados à margem das relações sociais.
d ) considerem-se as condições orgânicas e perceptuais da criança e de sua
família.
QUESTÃO 2
Todos os cidadãos deveriam ter acesso à variedade
linguística padrão por
I. permitir acesso a diferentes textos orais e
escritos.
II. permitir acesso ao conhecimento acadêmico e
maior possibilidade de sucesso escolar.
III. permitir maior possibilidade de sucesso em
concursos e em entrevistas, ou seja, em processos de avaliação.
IV. ser a forma correta e estilisticamente
perfeita.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a
alternativa correta.
a ) Apenas as afirmativas II, III e IV estão
corretas.
b ) Apenas as afirmativas I, II, III e IV
estão corretas.
c ) Apenas as afirmativas I, II e
III estão corretas.
d ) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
QUESTÃO 3
A maior ocorrência de dados singulares, dando
visibilidade à trajetória das crianças no processo de aquisição da linguagem
escrita, ocorre a partir de produções escritas como
I. ditados.
II. cópias.
III. produções espontâneas.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a ) Apenas a afirmativa II está correta.
b ) Apenas a afirmativa I está correta.
c ) Apenas
a afirmativa III está correta.
d ) Todas
as afirmativas estão corretas.
QUESTÃO 4
Manifestações escritas que se apresentam na forma
de trocas/omissões/inserções de letras, na falta de fluência do ritmo da
escrita, nos apagamentos e nas hipo ou hipersegmentações, devem ser analisadas
como
a ) problema psicológico da criança.
b ) sinal de problema neurológico por parte da criança.
c ) hipóteses
formuladas pelas crianças em processo de aquisição da linguagem escrita.
d ) problema intelectual por parte da
criança.
QUESTÃO 5
Os preconceitos linguísticos
a ) são desfavoráveis ao
desenvolvimento da oralidade e da escrita.
b ) não interferem nos
processos de aquisição da linguagem.
c ) devem ser aperfeiçoados no contexto escolar.
d ) são favoráveis ao desenvolvimento da oralidade e da escrita.
QUESTÃO 6
A instabilidade dos gêneros discursivos ocorre uma
vez que as condições de produção dos textos orais e escritos são sempre únicas
e singulares. Tais condições dizem respeito aos aspectos materiais e
subjetivos. Quanto aos aspectos subjetivos, pode-se destacar
a ) apenas o lugar social em que o texto é
produzido.
b ) apenas a sua situação de formação, o seu conhecimento de mundo e o lugar
social em que o texto é produzido.
c ) apenas a posição em que o emissor se coloca.
d ) a
posição em que o emissor se coloca, a sua situação de formação, o seu
conhecimento de mundo e o lugar social em que o texto é produzido.
QUESTÃO 7
O alto grau de letramento implica
a ) o conhecimento das regras ortográficas.
b ) a aprovação escolar.
c ) o conhecimento das regras de pontuação.
d ) a
realização de práticas de leitura e de escrita de forma efetiva, significativa
e prazerosa.
QUESTÃO 8
Sempre que produzimos um enunciado, o fazemos por
meio de um gênero de discurso. Tal conceito refere-se aos estudos de
a ) Chomsky.
b ) Piaget.
c ) Skinner.
d ) Bakhtin.
QUESTÃO 9
Partindo do pressuposto de que a linguagem comporta
dimensões socioculturais e políticas, a norma linguística é concebida como
a ) gramaticalmente superior e linguisticamente correta.
b ) fixa e linguisticamente superior.
c ) um sistema fixo e, portanto, imutável.
d ) fruto de uma construção histórica e, portanto,
não é fixa nem linguisticamente superior.
QUESTÃO 10
No trabalho de reestruturação do texto por parte da
criança, cabe ao educador
I. valorizar e interpretar aspectos de forma ou de
significação linguística que tenham adquirido saliência para a criança,
valorizando as inquietações para as quais ela, com a participação do educador,
vai buscar soluções.
II. assumir o lugar de interlocutor/intérprete de
seus textos, formulando questões que possam tornar visíveis à criança os
efeitos de suas produções.
III. agir de forma passiva diante das inquietações
da criança para que ela encontre e realize sozinha as mudanças em seu texto.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a
alternativa correta.
a ) Apenas a afirmativa I está correta
b ) Apenas as afirmativas I e II
estão corretas.
c ) Apenas as afirmativas II e III estão
corretas.
d ) Todas as afirmativas estão corretas.
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