AVALIAÇÃO – AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
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Sobre enfoque histórico da psicopedagogia, assinale as seguintes assertivas:
I – A Psicopedagogia emergiu em XIX, como uma resposta inovadora diante dos desafios das dificuldades de aprendizagem, ultrapassando as fronteiras da Psicologia e da Pedagogia.
II – A Psicopedagogia surgiu da necessidade de uma importância ímpar para lidar com questões favoráveis no trabalho aprofundada do processo de aprendizagem.
III- bases foram estabelecidas por meio de diversos movimentos que surgiram, como por exemplo, sensório-motor; pré-operatório; simbolismo; operatório concreto; e operatório formal.
IV – Seu objetivo central é compreender e intervir nos processos de aprendizagem, buscando integrar e trabalhar de forma conjunta os aspectos psicológicos, pedagógicos, sociológicos, culturais e biológicos que influenciam o indivíduo em seu processo de aprendizagem.
V – Essa abordagem multidimensional permite uma compreensão abrangente e holística do ser que aprende, considerando a complexidade e a interação de diversos fatores envolvidos no processo educativo.
Assinale a alternativa que reúne as assertivas CORRETAS:
I, III, II.
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No Brasil, a profissão de Psicopedagogo ainda não possui uma regulamentação federal específica. Isso significa que não há uma lei nacional que defina as atribuições, competências e requisitos para o exercício da profissão, ou seja, a psicopedagogia ainda não possui um conselho federal ou regional. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Alguns estados brasileiros podem ter suas próprias regulamentações ou projetos de lei em andamento para regulamentar a profissão do Psicopedagogo.
( ) é necessário verificar a legislação específica de cada estado para obter informações atualizadas sobre a regulamentação dessa profissão em sua localidade.
( ) embora a profissão do Psicopedagogo ainda não esteja regulamentada, sua formação está em andamento. O Projeto de Lei 3.124/97 proposto pelo Deputado Barbosa Neto, que busca A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
( ) Com a demanda crescente, muitas instituições de ensino estão oferecendo cursos para o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
( ) Considerando que a ABPP não é um órgão de regulamentação, ou seja, ABPP não regulamenta a psicopedagogia, mas tem como objetivo aconselhar o profissional, fornecer orientações necessárias, promover congressos, palestras e cursos.
A sequencia CORRETA é:
V, V, F, F, V.
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O psicopedagogo é um profissional com formação pós-graduada, especializado em identificar e resolver problemas no processo de aprendizagem. Conforme a formação deste profissional, qual seria o seu objetivo?
Intervir nesse processo, buscando potencializar ou superar as diversas dificuldades de aprendizagem.
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A Psicopedagogia, em termos de conhecimento, abrange um interesse abrangente na área da educação. Seu objetivo principal é promover o interesse e a aplicabilidade do conhecimento para a vida, sendo valorizado além da mera capacidade de processar informações, buscando estabelecer conexões significativas. Dentre os principais objetivos da psicopedagogia, ainda existe um foco diretivo da mesma, qual seria?
O foco está em formar indivíduos que não sejam apenas ‘computadores humanos’, mas que possam criar vínculos e estabelecer relações entre os saberes, tornando o aprendizado relevante e significativo para a vida cotidiana.
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De acordo com a psicopedagogia no Brasil, verifique a sequência do texto:
I- Essa compreensão permitiria desenvolver ações de reeducação, como destaca Golbert (1985, p. 13): “a definição do objeto de estudo da Psicopedagogia passou por diferentes fases em momentos históricos distintos, refletindo-se nas produções científicas, uma vez que foi entendido de várias maneiras”.
II- Esses centros ofereciam atendimentos de natureza “médico-pedagógica”, envolvendo profissionais da saúde, como médicos, psicólogos, psicanalistas e pedagogos.
III- Por meio da união desses profissionais, buscou-se compreender a criança e seu ambiente, a fim de entender as dificuldades e o desempenho do aluno.
IV- O objeto em questão é a criança que apresenta dificuldades significativas, resultando em “não-aprendizagem”.
V – No contexto histórico, os primeiros esforços para compreender as diferenças e o desempenho dos alunos surgiram na Europa em 1946. Nesse período, foram estabelecidos os primeiros Centros Psicopedagógicos na França, com a coordenação de Juliette F. Baitonier e George Mauco.
A sequência CORRETA é:
V, II, III, I, IV.
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“Á Psicopedagogia se dedica à investigação das particularidades da aprendizagem humana. Essa área de estudo busca compreender os processos de aprendizagem, suas variações ao longo do desenvolvimento e os fatores que as influenciam. Além disso, a Psicopedagogia investiga como ocorrem as alterações na aprendizagem, como identificá-las, tratá-las e preveni-las”.
A afirmação acima foi apontada pelo autor:
Bossa.
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Devido à estreita relação e influência da Medicina na Psicopedagogia, é fundamental que os profissionais estejam familiarizados com dois importantes manuais desenvolvidos por médicos, que denominam e classificam os transtornos mentais: o DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e a CID (Classificação Internacional de Doenças). Esses manuais são ferramentas essenciais para compreender e categorizar os diversos transtornos que podem impactar a aprendizagem e o desenvolvimento das pessoas. A familiaridade com o DSM e a CID permite aos psicopedagogos uma base sólida para compreender e abordar as dificuldades de aprendizagem e oferecer intervenções adequadas. Veja a demonstração na figura 1 a classificação do DSM-5.
Podemos concluir que a afirmativa é:
Verdadeira.
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Pais e professores frequentemente utilizavam o rótulo de DCM para explicar qualquer dificuldade de aprendizagem que ainda não tivesse sido avaliada por um médico. Essa perspectiva contribuiu para a difusão da Psicopedagogia no país nesse período. Nádia A. Bossa (1994, p.48), uma renomada historiadora da Psicopedagogia no Brasil, identifica alguns pontos em comum entre Brasil e Argentina. De acordo com o material estudado, marque a alternativa correspondente:
Em ambos os países, essa prática surgiu da necessidade de abordar a questão do “fracasso escolar”.
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A expressão “Dificuldade de Aprendizagem” (D.A) possui um significado específico e subjetivo, referindo-se mais ao aluno e sua estrutura cognitiva do que ao processo geral de ensino-aprendizagem. Conforme estudado no material, em que sentido essa expressão se refere?
Refere-se à forma como o estudante se relaciona e assimila os processos de ensino-aprendizagem oferecidos pela escola.
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É um Transtorno de Aprendizagem que afeta a escrita, causando dificuldades na ortografia e na composição correta das palavras. Pessoas com disortografia cometem erros gramaticais de forma repetitiva, independentemente de suas habilidades intelectuais. Um dos erros mais comuns é o esquecimento de letras em palavras. De acordo com material, esse trecho se refere a qual tipo de transtorno?
Disortografia.
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