terça-feira, janeiro 02, 2024

Avaliação: Ética no Trabalho Psicopedagógico

 

ÉTICA NO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO

  • Dentre as afirmações abaixo assinale a única incorreta:

    Resposta Marcada :

    A ética deve ser encarada como um simples estudo psicológico. Os códigos de ética profissionais orientam e disciplinam certas maneiras de agir.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Diante das afirmativas abaixo referente a origem e objetivos da psicopedagogia pode-se afirmar que:

    I. Recebeu enfoque curativo, o qual era caracterizado pela ação terapêutica no tratamento de idosos com problemas de aprendizagem.

    II. Buscava naquela época entender as influências de origem orgânica, responsáveis pelo sucesso escolar.

    III. Os primeiros centros psicopedagógicos foram criados em 1946, e tinham direção médica e pedagógica.

    IV. Em 1948, a pedagogia curativa recebeu uma nova reorientação e passou a ser entendida como uma terapia voltada para a readaptação escolar de alunos.

    Resposta Marcada :

    As alternativas I e II são falsas.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Marque a única alternativa incorreta:

    Resposta Marcada :

    A ABPp aponta que a psicopedagogia é de natureza inter e transdisciplinar, utiliza métodos, instrumentos e recursos próprios para compreensão do processo de aprendizagem, que não são cabíveis na intervenção.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Assim, considera-se que o papel do psicopedagogo é levar a criança a integrar-se novamente à vida normal, respeitando sua individualidade. O trabalho psicopedagógico deve estar ancorado em alguns princípios gerais, tais como: Marque a alternativa correta:

    Resposta Marcada :

    Acreditar que todo ser humano tem direito ao pleno acesso ao saber acumulado, representado pela cultura, considerar a leitura e a escrita como ferramentas fundamentais de acesso ao saber.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • No campo empresarial, o psicopedagogo pode contribuir para a compreensão e o estabelecimento de vínculos positivos entre as pessoas, ou seja, com a melhoria da qualidade das relações inter e intrapessoais dos indivíduos que trabalham na empresa. Neste sentido o papel do psicopedagogo na empresa é: Marque a alternativa correta:

    Resposta Marcada :

    Levar a vivência da organização ao grupo, tomando como base o desenvolvimento psicomotor para um maior e melhor desempenho onde está inserida, dando importância às atividades e ações, mostrando objetivos, metas e a missão, atuando de forma indireta com seus funcionários.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
  • Marque V para as afirmações Verdadeiras e F para as Falsas:

    (  ) A Psicopedagogia e um campo de conhecimento e ação interdisciplinar em Educação e Saúde com diferentes sujeitos e sistemas: quer sejam pessoas, grupos, instituições e comunidades.

    (  ) A Psicopedagogia é considerada uma práxis, ou seja, uma prática que não se fundamenta em referenciais teóricos.

    (  ) A contribuição da Psicopedagogia para o campo educacional é a de levar a vivência da organização ao grupo, tomando como base o desenvolvimento afetivo para um maior e melhor desempenho onde está inserida, dando importância às atividades e ações, mostrando objetivos, metas e a missão, atuando de forma direta e clara com seus funcionários.

    (  ) A Associação Brasileira de Psicopedagogia contribuiu e contribui para que os profissionais da Psicopedagogia construam espaços de discussões, estudos e pesquisas sobre a teoria e a prática psicopedagógicas.

    (  ) Com o intuito de propor uma identidade própria à Psicopedagogia no Brasil e difundir os conhecimentos na área, a Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp organizou um documento acerca da identidade profissional do psicopedagogo e dos objetivos dessa área do conhecimento.

    (  ) Estarão em condições de exercício da Psicopedagogia as profissionais graduados e/ou pós-graduados em Psicopedagogia como também: Os profissionais com direitos adquiridos anteriormente a exigência legal e os profissionais reconhecidos pela ABPp.

    Resposta Marcada :

    V, F, F V, V, V.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • De acordo com o Código de Ética, são deveres do psicopedagogo, exceto:

    Resposta Marcada :

    Desenvolver e manter relações profissionais pautadas pela competição e pelo embate com outros profissionais.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Conforme o Código de Ética, na publicação de trabalhos científicos deverão ser observadas as seguintes normas:

    – As discordâncias ou críticas deverão ser dirigidas a matéria em discussão e não ao seu autor;

    – Em pesquisa ou trabalho em colaboração, deverá ser dada igual ênfase aos autores e seguir normas cientificas vigentes de publicação;

    – Em nenhum caso o psicopedagogo se valera da posição hierárquica para fazer publicar, em seu nome exclusivo, trabalhos executados sob sua orientação;

    – Em todo trabalho cientifico devem ser indicadas as referências bibliográficas utilizadas, bem como, esclarecidas as ideias, descobertas e as ilustrações extraídas de cada autor, de acordo com normas e técnicas científicas vigentes.

     

    Essas afirmativas se referem:

    Resposta Marcada :

    Ao artigo 13.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Submeter-se a supervisão é essencial na atuação de qualquer profissional, pois ela que contribui para a eficiência e bons resultados do trabalho, assim como a formação pessoal, entendida como também uma constante na atualização profissional. Questões que envolvem a ética profissional, são bastante discutidos, mas, em especial a ética do psicopedagogo, pois essa tem o poder de articulação entre indivíduo e o social (afinal, o homem não sabe e nem pode viver fora da sociedade, portanto, é imprescindível viver e conhecer bem suas regras e conviver bem numa ética de ações). Pode-se dizer que essa afirmativa está:

    Resposta Marcada :

    Certa

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • O Código de Ética visa a minimizar as ocasiões que articulam interesses individuais e coletivos, ainda que ele exclua uma tentativa de elevar a consciência moral dos indivíduos na busca de excluí-los numa relação social abrangente. Pode-se dizer que essa afirmativa está:

    Resposta Marcada :

    Errada

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total9 / 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...