domingo, maio 26, 2013

Dicas de sites - Cursos Grátis e Material





Prova N2 - Questões inéditas


Prova N2

MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

1. A ESPECIFICIDADE DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR É DETERMINADA POR QUAIS FATORES?


  • Finalidade, estrutura, relações internas e externas e a sua produção.
  • Proposta, metodologias e estrutura.
  • Metodologias, didáticas e avaliações.
  • Projeto político-pedagógico e regimento escolar.

2. COMO PODE SER ANALISADO O PRODUTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR?


  • Por meio do relato do aluno.
  • Por meio de avaliações.
  • Pela maneira de como o aluno reproduziu o seu conhecimento.
  • Pela maneira de como o aluno entrou e saiu do processo educacional.

3. EM EDUCAÇÃO, DE QUE MANEIRA ACONTECE OU SE PRODUZ QUALIDADE?


  • Por duas vertentes: a formal (técnicas e métodos) e a política (ligada à cidadania).
  • Por meio do planejamento (individual) e da metodologia (eleita pela direção).
  • Por duas vertentes: pela estrutura física e pela estrutura técnico-administrativa.
  • Por meio de uma constante cobrança da postura dos educadores pelos responsáveis da escola.

4. QUE TIPO DE FORMAÇÃO A ESCOLA DEMOCRÁTICA DEVE VIABILIZAR?


  • De cidadãos cumpridores de seus deveres, governados por pessoas politicamente mais competentes, sendo servidores da sociedade estabelecida por eles.
  • De agentes governados pela elite política e, tal como o povo, transmissores de saberes historicamente construídos e mantidos.
  • De cidadãos autônomos, críticos e governantes, promovendo inclusão social, sendo participante de um processo construtivo.
  • De transformadores de uma sociedade em prol de si e de seu desenvolvimento pessoal.

sábado, maio 25, 2013

Prova N2 - Pós

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

1. Leia:
Funciona como desafio de construção de engenhocas e pesquisa de novas vivências, fora do ambiente escolar, sem a organização e planejamento prévio do professor, é feita em casa com a ajuda dos familiares:
a. laboratório lúdico infantil.
b. projetos e pesquisas.
c. mostra anual de ciências e artes.
d. cantinho de ciências.

2. É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.
É um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição:
a. avaliação profissional.
b. avaliação de aprendizagem.
c. avaliação institucional.
d. avaliação do desenvolvimento infantil.


3. É uma das formas de participação dos pais na prática do portfólio
a. avaliar o domínio do professor referente à disciplina em sala de aula e promoção da formação de bons hábitos e atitudes das crianças.
b. acompanhar a relação entre atividades desenvolvidas pelas crianças e as suas aprendizagens referentes aos conteúdos previstos para o nível de escolarização que está cursando.
c. guardando o portfólio em lugar seguro e pouco disponível.
d. contribuir com o porrifólio escrevendo nele a apreciação que fazem do material, inserindo novas imagens, recortes de jornais e revistas, depoimentos de experiências vividas em família etc.

4. Além dos critérios de relevância para a seleção de um tópico para o projeto, as autoras Lílian Katz e Sylvia Chard (1997) recomendam que se considere para levar adiante um projeto
a. os conteúdos implícitos nas atividades planejadas para o projeto, as necessidades educativas das crianças e o seu estágio de desenvolvimento cognitivo.
b. a localização da escola, a disponibilidade de recursos, a conscientização da comunidade da escola sobre a importância da pedagogia de projetos para o desenvolvimento cognitivo da criança.
c. a idade das crianças, o desempenho escolar e sua capacidade de representação simbólica.
d. a aplicação de capacidades das crianças, a disponibilidade de recursos e o interesse do professor.

quinta-feira, maio 23, 2013

Amplie seus conhecimentos


RESUMO PESQUISA EM EDUCAÇÃO
 
1)       Explique o que é senso comum e quais são as suas características?
É um saber empírico e imediato que adquirimos espontaneamente sem nenhuma procura sistemática, metódica ou reflexão prévia. Opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas transmitidas de geração para geração, educação não formal.
CARACTERÍSTICAS: Subjetividade – a pessoa emite parte do que sentiu, viveu sem considerar a dos outros, Opinião desorganizada – uma ideia que não se apresenta com coerência, Tem traços acríticos – aceita sem reflexão.

2)       O que é conhecimento cientifico? Quais os tipos de conhecimento cientifico?
Finalidade – descobrir as estruturas universais e necessárias dos fenômenos estudados.
TIPOS: Universal – se manifesta da mesma maneira no passado e no presente, cuja ocorrência se dá sempre da mesma maneira em todo e qualquer lugar do planeta.
Necessário – se apresenta sempre de certa maneira, pois se fosse de outra, não compreenderíamos.
      Características – Quantitativo – recursos matemáticos,  
 
3)       O que Hessem diz sobre o surgimento do conhecimento?
O conhecimento surge da relação do sujeito com o objeto. É preciso haver um sujeito que busque    conhecer e o objeto a ser estudado.
 
4)       O que é filosofia?
É um modo de pensar que também se caracteriza como uma postura diante do mundo.
 
5)       Qual é a diferença entre filosofia e ciência?
Filosofia é a primeira experiência sistematizada do conhecimento humano, do conhecimento articulado, ordenado, escrito. A filosofia procede em sua atividade de modo diferente do científico, busca compreender o objeto do ponto de vista da totalidade. O conhecimento científico é fragmentado, e a filosofia estuda o objeto em sua totalidade. Analisar os fenômenos no sentido amplo e totalizante é uma característica do conhecimento filosófico.
Os objetos que futuramente passaram a pertencer a Ciência tiveram sua primeira abordagem na filosofia.
 
6)       Dermeval Saviani dividiu o conhecimento filosófico em 3 características, quais são?
Radical – quando analisa um fato, busca conhecer seus fundamentos, os elementos que o originaram – a reflexão filosófica é uma reflexão de profundidade. Rigoroso – busca o rigor, aprofunda as ideias que se manifestam de maneira superficial – se apoia no método de pesquisa. De conjunto – não estuda objetos isoladamente, mas vinculados ao conjunto de fatos e valores relacionados entre si.

7) Segundo o Prof. Paulo Ghiraldelli: “filosofia é a desbanalização do mundo ou a desbanalização do banal”. Explique: o homem se espanta com o mundo ou a natureza, se espanta com a realidade. Banal é o que as pessoas olham e não veem – o filosofo olha, vê, e a coisa simples começa a ser explicada.Desbanalizar – o princípio da Filosofia.

8)       O que é necessário para que ocorra o discurso?
Para que ocorra a Comunicação-
- Emissor – alguém que transmita a mensagem.
- Repertório – certo conteúdo que possa ser compreendido
- Canal – meio pelo qual o emissor transmite a informação
- Receptor – o que recebe a mensagem
Comunicação faz parte do discurso (esta dentro do discurso). O discurso é mais amplo que a comunicação. Uma exposição metódica sob certo assunto – conjunto de ideias organizadas de forma a influir no raciocínio, sentimento do leitor ou ouvinte – ideia ou ideal de um grupo.
 
9)       Segundo DIJK o que é discurso?
Discurso – prática social ou comunicação, numa situação social, cultural, histórica ou política.
Discurso – expressa o que é possível falar, é algo mais do que a transmissão de certo conteúdo, ele molda o que é possível ouvir, moldando as pessoas.
 
10)   O que é pesquisa?
Para que haja construção do conhecimento é preciso:- Sujeito – que busca o conhecimento- Objeto – a ser conhecido
 
11)   Segundo Batista quais são os procedimentos de pesquisa?
Para Batista o procedimento de pesquisa é um processo com uma certa ordem.
- conjunto de procedimentos organizados, sistemáticos, com certa ordem e direção.Toda pesquisa busca respostas para problemas da realidade – o pesquisador a medida que pesquisa tem maior clareza sobre o problema, pois adquire novos conhecimentos e com isso interfere na realidade. O pesquisador não será mais o mesmo, pois adentra a realidade com outra visão, com novos elementos, o que era antes obscuro, agora é algo mais claro.
 
12)   Qual a diferença entre ciências humanas e ciências naturais?
 
13)  August Comte valorizava o que? Era a favor ou contra o positivismo?
 
 
 
Sofremos muito com o pouco que nos
falta e gozamos pouco o muito que temos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...