RESUMO PESQUISA EM EDUCAÇÃO
1) Explique o que é senso comum e quais são as suas características?
É um saber empírico e imediato que adquirimos espontaneamente sem nenhuma procura sistemática, metódica ou reflexão prévia. Opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas transmitidas de geração para geração, educação não formal.
CARACTERÍSTICAS: Subjetividade – a pessoa emite parte do que sentiu, viveu sem considerar a dos outros, Opinião desorganizada – uma ideia que não se apresenta com coerência, Tem traços acríticos – aceita sem reflexão.
2) O que é conhecimento cientifico? Quais os tipos de conhecimento cientifico?
Finalidade – descobrir as estruturas universais e necessárias dos fenômenos estudados.
TIPOS: Universal – se manifesta da mesma maneira no passado e no presente, cuja ocorrência se dá sempre da mesma maneira em todo e qualquer lugar do planeta.
Necessário – se apresenta sempre de certa maneira, pois se fosse de outra, não compreenderíamos.
Características – Quantitativo – recursos matemáticos,
3) O que Hessem diz sobre o surgimento do conhecimento?
O conhecimento surge da relação do sujeito com o objeto. É preciso haver um sujeito que busque conhecer e o objeto a ser estudado.
4) O que é filosofia?
É um modo de pensar que também se caracteriza como uma postura diante do mundo.
5) Qual é a diferença entre filosofia e ciência?
Filosofia é a primeira experiência sistematizada do conhecimento humano, do conhecimento articulado, ordenado, escrito. A filosofia procede em sua atividade de modo diferente do científico, busca compreender o objeto do ponto de vista da totalidade. O conhecimento científico é fragmentado, e a filosofia estuda o objeto em sua totalidade. Analisar os fenômenos no sentido amplo e totalizante é uma característica do conhecimento filosófico.
Os objetos que futuramente passaram a pertencer a Ciência tiveram sua primeira abordagem na filosofia.
6) Dermeval Saviani dividiu o conhecimento filosófico em 3 características, quais são?
Radical – quando analisa um fato, busca conhecer seus fundamentos, os elementos que o originaram – a reflexão filosófica é uma reflexão de profundidade. Rigoroso – busca o rigor, aprofunda as ideias que se manifestam de maneira superficial – se apoia no método de pesquisa. De conjunto – não estuda objetos isoladamente, mas vinculados ao conjunto de fatos e valores relacionados entre si.
7) Segundo o Prof. Paulo Ghiraldelli: “filosofia é a desbanalização do mundo ou a desbanalização do banal”. Explique: o homem se espanta com o mundo ou a natureza, se espanta com a realidade. Banal é o que as pessoas olham e não veem – o filosofo olha, vê, e a coisa simples começa a ser explicada.Desbanalizar – o princípio da Filosofia.
8) O que é necessário para que ocorra o discurso?
Para que ocorra a Comunicação-
- Emissor – alguém que transmita a mensagem.
- Repertório – certo conteúdo que possa ser compreendido
- Canal – meio pelo qual o emissor transmite a informação
- Receptor – o que recebe a mensagem
Comunicação faz parte do discurso (esta dentro do discurso). O discurso é mais amplo que a comunicação. Uma exposição metódica sob certo assunto – conjunto de ideias organizadas de forma a influir no raciocínio, sentimento do leitor ou ouvinte – ideia ou ideal de um grupo.
9) Segundo DIJK o que é discurso?
Discurso – prática social ou comunicação, numa situação social, cultural, histórica ou política.
Discurso – expressa o que é possível falar, é algo mais do que a transmissão de certo conteúdo, ele molda o que é possível ouvir, moldando as pessoas.
10) O que é pesquisa?
Para que haja construção do conhecimento é preciso:- Sujeito – que busca o conhecimento- Objeto – a ser conhecido
11) Segundo Batista quais são os procedimentos de pesquisa?
Para Batista o procedimento de pesquisa é um processo com uma certa ordem.
- conjunto de procedimentos organizados, sistemáticos, com certa ordem e direção.Toda pesquisa busca respostas para problemas da realidade – o pesquisador a medida que pesquisa tem maior clareza sobre o problema, pois adquire novos conhecimentos e com isso interfere na realidade. O pesquisador não será mais o mesmo, pois adentra a realidade com outra visão, com novos elementos, o que era antes obscuro, agora é algo mais claro.
12) Qual a diferença entre ciências humanas e ciências naturais?
13) August Comte valorizava o que? Era a favor ou contra o positivismo?
Sofremos muito com o pouco que nos
falta e gozamos pouco o muito que temos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!