Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, agosto 22, 2012

Prova N3 - Pós Graducação em Psicopedagogia


PED - PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
N3 - TEORIAS DA APRENDIZAGEM

1) Os processos de avaliação utilizados por Freinet seriam hoje incluídos nas práticas avaliativas

A) fundamentais.
B) qualitativas.
C) quantitativas.
D) processuais.
2) A pedagogia de Freinet é comumente conhecida como:

A) educação natural.
B) método do trabalho.
C) educação ambiental.
D) educação pelo trabalho.

3) O método Paulo Freire é caracterizado por:

A) promover a alfabetização a partir de processos dialógicos.
B) criticar a ação política do homem em seu contexto social.
C) desenvolver materiais didáticos e técnicas específicas de alfabetização.
D) enfatizar a realidade do educador.

4) Signos e significados são funções presentes:

A) no pensamento e na linguagem.
B) na linguagem.
C) no pensamento.
D) nas interações sociais.

5) Os estágios de desenvolvimento na teoria de Henri Wallon são:

A) impulsivo-emocional, pré-operatório, operatório-concreto, lógico-formal personalismo.
B) impulsivo-emocional, sensório-motor e projetivo, personalismo, categorial e adolescência.
C) impulsivo-emocional, sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal.
D) sensório-motor, projetivo, categorial, operatório-formal e adolescência.

6) As tendências pedagógicas e suas práticas correspondentes são responsáveis pelo desenvolvimento de novos:

A) cursos de formação.
B) métodos de ensino.
C) conteúdos pedagógicos.
D) aspectos comportamentais.
7) Além das questões cognitivas, o processo de aprendizagem envolve:

A) a relação professor-aluno, a organização curricular, a relação família-escola e didática do professor.
B) a relação professor-aluno, o pagamento em dia, o acompanhamento dos pais e o interesse do aluno.
C) o interesse do aluno, as condições de acesso, o pagamento em dia e a organização curricular.
D) a organização curricular, a relação escola-família, o pagamento em dia e o interesse do aluno.

8) O modelo educacional desenvolvido por Paulo Freire se insere no conjunto de práticas pedagógicas conhecidas como:

A) libertárias.
B) renovadas.
C) libertadoras.
D) críticas.

9) Entre as práticas pedagógicas progressistas, estão as pedagogias:

A) tecnicista, tradicional e crítico-social dos conteúdos.
B) libertária, tradicional e renovada.
C) tradicional, tecnicista e renovada.
D) libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.

10) Na teoria de Vygotsky, três conceitos ocupam papel central. São eles:

A) cultura, mediação e nível de desenvolvimento potencial.
B) história, política e coletividade.
C) nível de desenvolvimento real, linguagem e experimentação.
D) cultura, mediação e zona de desenvolvimento proximal.

11) O modelo pedagógico difundido por Paulo Freire encontra-se inserido na pedagogia:

A) libertadora.
B) tecnicista.
C) tradicional.
D) libertária.
12) Os estágios de desenvolvimento estudados por Piaget são
A) estágio de conservação, estágio de reversibilidade, estágio sensório-motor e estágio de assimilação.
B) estágio de acomodação, estágio de assimilação, estágio de desequilíbrio e estágio de equilibração.
C) estágio sensório-motor, estágio pré-operatório, estágio operatório-concreto e estágio operatório-formal
D) estágio sensório-motor, estágio de assimilação, estágio formal e estágio pré-operatório.

13) O Movimento dos Pioneiros da Educação Renovada também pode ser chamado de Movimento:

A) Renovador da Educação Pública.
B) dos Intelectuais da Educação.
C) Escolanovista.
D) Educacional Europeu.

14) O planejamento, como parte do processo da didática, está diretamente relacionado à organização:

A) do cotidiano escolar.
B) do currículo escolar.
C) da gestão escolar.
D) das ações financeiras.

15) A prática docente, segundo Madalena Freire, deve levar em consideração:

A) o nível cognitivo dos alunos, as relações de afeto e a autonomia.
B) a cooperação, a prática docente e a capacidade intelectual dos alunos.
C) a prática docente, a capacidade cognitiva dos alunos e a autonomia.
D) a cooperação, as relações de afeto e a prática docente.
16) A psicogênese da língua escrita, proposta por Emília Ferreiro, encontra seus fundamentos na teoria de:

A) Gerome Bruner.
B) Jean Piaget.
C) Howard Gardner.
D) Lev Vygotsky.

28 comentários :

  1. qual as respostas? abraços

    ResponderExcluir
  2. Não recebi somente tenho as perguntas
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Poderia alguem fazer e ir colocando as respostas?

    ResponderExcluir
  4. Raquel será q vc já não tem as respotas, pois queria estudar para prova!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Então se cada um fizer uma acho que ajuda.
    Pessoal conforme eu recebo vou postando.
    Abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir
  6. respostas.
    1-d, 2-d, 3-a, 4-a, 5-b, 6-b, 7-a, 8-c, 9-d, 10-d, 11-a, 12-c, 14-, 15-d, 16-b.

    Será que alguem teria as provas de "Fundamentos Biológicos do Desenvolvimento Infantil", "Teorias e Práticas Psicopedagógicas Institucionais" e " Intervenção Psicopedagógicas na Escola"... Pode ser só os questionários mesmo.
    Muito obrigada e espero ter ajudado. Bons estudos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: a resposta da questão nº2 é A.

      Excluir
    2. qual é a resposta do nº 14?

      Excluir
    3. 13- c (pag 30 do livro de teorias da aprendizagem)

      Excluir
    4. a resposta da nº 2 é sim a D, pois não é educação natural e sim MÉTODO NATURAL, e esse método pode ser denominada como método natural, pedagogia do bom senso e EDUCAÇÃO pelo trabalho.......

      Excluir
  7. Boa tarde, estou estudando e tive dúvidas, alguém sabe me dizer a resposta da 13? obrigada

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!!Alguém tem alguma prova de: PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO, DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR?Agradeço pela ajuda!

    ResponderExcluir
  9. FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
    FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
    1. Com relação à amamentação, podemos afirmar que

    • se a mãe não quiser amamentar, ela poderá substituir a amamentação do seio por outro tipo de leite.
    • toda mulher pode amamentar, exceto se tiver algum problema orgânico diagnosticado pelo médico. (CORRETO)
    • é um processo intuitivo, pois a criança nasce sabendo sugar o leite e a mãe sabendo amamentar.
    • se o leite materno for fraco, a mãe não precisa amamentar seu filho, é só substituir o leite.
    2. Alimentação saudável significa

    • comer até satisfazer-se completamente.
    • ter qualidade dos nutrientes e não quantidade. (CORRETO)
    • comer bastante tudo aquilo de que se gosta.
    • evitar se alimentar para manter a forma.
    3. Os produtos residuais alimentares que não foram digeridos serão expulsos pelo sistema

    • respiratório.
    • urinário.
    • circulatório.
    • digestório. (CORRETO)
    4. A escola deve preocupar-se com a alimentação dos alunos porque

    • deve ensinar hábitos saudáveis e cuidar da cantina.
    • o aluno saudável terá maior rendimento no aprendizado. (CORRETO)
    • ela escolhe os alimentos para os pais enviarem na lancheira.
    • deve servir a merenda contendo alimentos gostosos.

    ResponderExcluir
  10. TEORIAS E PRÁTICAS PSICOPEDAGÓGICAS INSTITUCIONAL.
    TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    1. Para a utilização do Psicodrama na Educação, é necessário

    • saber que o relacionamento com crianças exige disposição para brincar e para compreender o sentido da brincadeira. (CORRETO)
    • ser psicólogo.
    • conhecer a história da criança.
    • ter a presença dos pais no momento da aplicação da técnica.
    2. Segundo a teoria de Piaget, entre 4 e 7 anos, a criança passa pelo estágio egocêntrico e, do ponto de vista do desenvolvimento moral,


    • isso significa que

    • a criança não leva em consideração o ponto de vista de outras pessoas e considera apenas o seu "eu". (CORRETO)
    • não há chances de ela desenvolver um comportamento egoísta.
    • ela não deve ser advertida ao cometer infrações.
    • o próximo estágio é a autonomia moral.
    3. As teorias de Piaget e Vygotsky muito têm contribuído para o desenvolvimento do trabalho psicopedagógico. Sobre essas teorias, podemos afirmar que

    • são divergentes, pois enquanto Piaget enfatiza o aspecto maturacional como centro do desenvolvimento, Vygotsky enfatiza o aspecto sociocultural. (CORRETO)
    • Piaget e Vygotsky discordam apenas no aspecto da aquisição da linguagem.
    • são idênticas e complementares.
    • a única diferença entre os autores é a proposta da divisão do desenvolvimento em estágios.
    4. A concepção curricular de toda e qualquer escola

    • é neutra e absoluta.
    • reflete uma concepção de homem, de educação e de sociedade.(CORRETO)
    • é integrada e oferece aprendizagens significativas.
    • é crítica.

    ResponderExcluir
  11. INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA.
    INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    1. A instituição, como uma das unidades de análise do psicopedagogo, possibilita-o a visualizar o funcionamento dos grupos que pertencem a ela.


    • Qual a relação do funcionamento dos grupos com a atuação do psicopedagogo na instituição?

    • A ação psicopedagógica na instituição não prevê essa relação da instituição com os grupos.
    • O funcionamento dos grupos que compõem uma instituição não está relacionado com o funcionamento da instituição.
    • A intervenção do psicopedagogo institucional será direcionada para os grupos, pois assim o psicopedagogo estará atingindo o todo da instituição. (correto)
    • Os grupos são células vivas do sistema aberto, que é a instituição, que possuem normas próprias, porém não se configuram sob a rigidez da ação institucional.
    2. "Uma ação que predetermina um movimento, sendo que em uma atitude ativa alguém habilitado produz uma transformação".


    • A que se refere esse conceito de Lopez?

    • Funcionalidade da instituição educacional.
    • Aplicação de Dinâmica de Grupo.
    • Intervenção Psicopedagógica por meio da atitude operativa. (correto)
    • A realização do Diagnóstico Institucional.
    3. O psicopedagogo para compreender a escola como instituição, também precisa saber sobre o funcionamento das relações humanas.


    • Que importância tem esse conhecimento para o psicopedagogo?

    • Na escola há uma diversidade de atores que nela desempenham seus papéis, a partir de um referencial próprio de compreensão das normas e regras que regem a instituição. (correto)
    • A atuação da Psicopedagogia vai ser direcionada aos problemas de relacionamento na instituição educacional.
    • O psicopedagogo será um profissional que deve atuar individualmente na instituição educacional.
    • Em nenhuma circunstância, a atuação psicopedagógica se respalda nas relações humanas.
    4. Escolha a afirmativa correta que explica como a Neuropsicologia postula a concepção sobre o funcionamento cerebral.

    • Sistema fechado com funções predefinidas.
    • Sistema aberto com plasticidade funcional que interage constantemente com o meio para uma melhor adaptação. (correto)
    • Sistema aberto, porém com características de rigidez quanto aos processos de aprendizagem.
    • Sistema que se configura por uma rede neuronal que não estabelece relação com o meio.

    ResponderExcluir
  12. TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    1. O planejamento assume um papel importante na atividade docente quando

    • é entregue em dia à coordenação.
    • pode ser consultado pela equipe técnica.
    • na sua ausência, pode ser executado por outro professor.
    • o professor acredita na importância de sua intervenção para a promoção da aprendizagem e prevenção das dificuldades de aprendizagem. (CORRETO)
    2. A afirmação "toda Psicologia é social" diz respeito

    • a todas as teorias da Psicologia basearem-se na Psicologia Social.
    • à teoria de Pichon-Rivière que foi utilizada por todos os teóricos da área.
    • ao vínculo afetivo que se constitui no contexto social.
    • à necessidade de analisar o homem dentro de um contexto social. (CORRETO)
    3. O grupo operativo caracteriza-se por estar centrado

    • no desenvolvimento de projetos pedagógicos.
    • numa tarefa que pode ser o aprendizado, no caso da escola; ou a cura, no caso da clínica. (CORRETO)
    • na Pedagogia do trabalho de grupo.
    • na solução de problemas psicológicos.
    4. Segundo a teoria de Piaget, entre 4 e 7 anos, a criança passa pelo estágio egocêntrico e, do ponto de vista do desenvolvimento moral,


    • isso significa que

    • o próximo estágio é a autonomia moral.
    • não há chances de ela desenvolver um comportamento egoísta.
    • ela não deve ser advertida ao cometer infrações.
    • a criança não leva em consideração o ponto de vista de outras pessoas e considera apenas o seu "eu". (CORRETO)

    ResponderExcluir
  13. INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    1. A atuação do psicopedagogo na instituição educacional requer que ele tenha uma nova compreensão desse sistema. A que se refere essa nova compreensão?

    • A escola deve ser vista como um organismo vivo onde se estabelece uma rede de relações, a partir de seu funcionamento complexo, relacionado diretamente com o processo de aprendizagem. (CORRETO)
    • É uma nova visão que compreende a escola somente à luz de seu organograma.
    • Para a atuação do psicopedagogo não é necessária essa compreensão sobre a instituição educacional.
    • Busca compreender a instituição educacional somente a partir da aprendizagem de seus alunos.
    2. Leia o texto abaixo:


    • Qual é o nome da técnica que, pelo modelo teórico da Epistemologia Convergente, nos facilita, no diagnóstico psicopedagógico institucional, avaliar mais intimamente o sintoma?

    • EOCA - Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem.
    • Eocmea - Entrevista Operativa Centrada na Modalidade de Ensino e Aprendizagem. (CORRETO)
    • Testes psicológicos formais.
    • Cone Invertido e seus vetores.
    3. Em relação aos agentes educativos da instituição educacional, marque a afirmativa que caracterize corretamente a nomenclatura.

    • Corpo administrativo é a nomenclatura que designa grupo de professores.
    • Corpo docente é a nomenclatura que designa grupo de alunos e de professores.
    • Corpo discente é a nomenclatura que designa grupo de pessoal administrativo.
    • Corpo técnico é a nomenclatura que designa pedagoga, psicóloga, fonoaudióloga, bibliotecária etc. (CORRETO)
    4. A observação é uma técnica utilizada pelo psicopedagogo durante todo decorrer do diagnóstico institucional na escola.


    • É indicado que se observe sempre a temática e a dinâmica. A que se referem essas duas indicações?

    • Estão relacionadas com a pertinência, pertença, cooperação e comunicação envolvidas com a sala de aula.
    • Essas indicações vêm ao encontro do psicopedagogo ao registrar todos os dados obtidos com as observações.
    • Referem-se ao conteúdo do que é falado pelos agentes educacionais, bem como pelo movimento desses agentes, tanto individualmente como quando estão em grupo. (CORRETO)
    • Estão relacionadas ao tema que os alunos escolhem para realização das tarefas e como esses grupos se organizam no espaço físico.

    ResponderExcluir
  14. FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
    1. A dentição do bebê surge aproximadamente aos

    • um ou dois anos.
    • quatro ou seis meses. (correto)
    • 14 ou 16 meses.
    • oito ou 12 meses.
    2. Do nascimento até a criança completar um ano, seu desenvolvimento será

    • motor, social e ambiental.
    • motor, cognitivo e social. (correto)
    • motor, cognitivo e psicológico.
    • intelectual, social e cognitivo.
    3. Os processos de excreção do nosso corpo chamam-se

    • enurese e micção.
    • defecação e evacuação.
    • micção e defecação. (correto)
    • sudorese e circulação.
    4. Quando devemos trocar a fralda de uma criança?

    • Sempre que estiver suja. (correto)
    • Sempre antes do banho.
    • De duas em duas horas.
    • De uma em uma hora.

    ResponderExcluir
  15. Olá tudo bem. Queria que se alguém tiver as provas de psicogênese da Linguagem Oral e Escrita, Fundamentos Teóricos do pensamento matemático e Didática do Ensino Superior. Vou fazer a prova presencial e queria saber se alguém tenha algumas. obrigado

    ResponderExcluir
  16. Será que alguém tem a prova de INSERÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.....obrigado

    ResponderExcluir
  17. Resultado final : 4.0
    TEORIAS DA APRENDIZAGEM
    1. A fase inicial do processo de leitura e escrita estudado por Emília Ferreiro é denominada

    Hipótese alfabética.
    Garatujas. CORRETA
    Hipótese pré-silábica.
    Hipótese silábica.
    2. Entre as práticas pedagógicas progressistas, estão as pedagogias:

    tecnicista, tradicional e crítico-social dos conteúdos.
    tradicional, tecnicista e renovada.
    libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos. CORRETA
    libertária, tradicional e renovada.
    3. O papel do professor, na teoria de Jerome Bruner, é

    medir conhecimentos.
    mobilizar emoções.
    motivar a aprendizagem. CORRETA
    controlar comportamento.
    4. A Teoria das Múltiplas Inteligências foi proposta por

    Jean Piaget.
    Howard Gardner. CORRETA
    Philippe Perrenoud.
    David Ausubel.

    ResponderExcluir
  18. Corrigindo: a resposta da questão nº2 é A - com certeza!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua colaboração!.
      Um forte abraço e bons estudos.

      Excluir
  19. Corrigindo: a resposta da questão nº2 é A com certeza!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua colaboração!.
      Um forte abraço e bons estudos.

      Excluir
    2. Obrigada por sua colaboração!.
      Um forte abraço e bons estudos.

      Excluir

Deixe seu comentário!