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sábado, maio 25, 2013

Prova N2 - Pós

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

1. Leia:
Funciona como desafio de construção de engenhocas e pesquisa de novas vivências, fora do ambiente escolar, sem a organização e planejamento prévio do professor, é feita em casa com a ajuda dos familiares:
a. laboratório lúdico infantil.
b. projetos e pesquisas.
c. mostra anual de ciências e artes.
d. cantinho de ciências.

2. É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.
É um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição:
a. avaliação profissional.
b. avaliação de aprendizagem.
c. avaliação institucional.
d. avaliação do desenvolvimento infantil.


3. É uma das formas de participação dos pais na prática do portfólio
a. avaliar o domínio do professor referente à disciplina em sala de aula e promoção da formação de bons hábitos e atitudes das crianças.
b. acompanhar a relação entre atividades desenvolvidas pelas crianças e as suas aprendizagens referentes aos conteúdos previstos para o nível de escolarização que está cursando.
c. guardando o portfólio em lugar seguro e pouco disponível.
d. contribuir com o porrifólio escrevendo nele a apreciação que fazem do material, inserindo novas imagens, recortes de jornais e revistas, depoimentos de experiências vividas em família etc.

4. Além dos critérios de relevância para a seleção de um tópico para o projeto, as autoras Lílian Katz e Sylvia Chard (1997) recomendam que se considere para levar adiante um projeto
a. os conteúdos implícitos nas atividades planejadas para o projeto, as necessidades educativas das crianças e o seu estágio de desenvolvimento cognitivo.
b. a localização da escola, a disponibilidade de recursos, a conscientização da comunidade da escola sobre a importância da pedagogia de projetos para o desenvolvimento cognitivo da criança.
c. a idade das crianças, o desempenho escolar e sua capacidade de representação simbólica.
d. a aplicação de capacidades das crianças, a disponibilidade de recursos e o interesse do professor.

6 comentários :

  1. ---> Amiga, não sei onde postar... Depois vc arruma direitinho rs <----

    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA

    1. O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL (WELFARE STATE) PROCURAVA RESOLVER QUAL PROBLEMA CENTRAL?

    A coletivização dos meios de produção.
    A planificação econômica.
    As invasões militares imperialistas.
    -->O descompasso entre a produção e o consumo.

    2. SOBRE O IRAQUE CONTEMPORÂNEO, É POSSÍVEL SE DIZER QUE:

    -->foi invadido e ocupado ilegalmente pelos EUA e seus aliados, situação na qual ainda hoje se encontra.
    Travou uma guerra contra o Irã nos anos 1970 para implantar naquele país uma república fundamentalista islâmica.
    Se encontra sob ocupação norte-americana, legalmente autorizada pela ONU, devido ao fato do país buscar desenvolver armas de destruição de massa.
    Jamais foi apoiado pelos EUA, que viram no país, desde sempre, um aliado potencial dos grupos terroristas.

    3. SOBRE A PRODUÇÃO EM MASSA DESENVOLVIDA POR FORD E SUAS IMPLICAÇÕES, PODE-SE DIZER QUE:

    Era baseada exclusivamente na busca incessante de novos mercados no exterior e voltada para um público elitizado.
    Ampliava suas tiragens mudando constante e ininterruptamente o estilo e aparência de seus produtos.
    Dependia de uma contínua adaptação e transformação para atender, com a máxima presteza, os diferentes gostos do público.
    -->pressupunha a criação e/ou ampliação do mercado consumidor de bens produzidos em massa.

    4. SOBRE A ADOÇÃO DA NOVA POLÍTICA ECONÔMICA (NEP) PELO GOVERNO DE LÊNIN, EM 1921, PODE-SE AFIRMAR QUE:

    Eliminou, finalmente, todos os antigos diretores e gerentes da época do Tzar em todas as unidades produtivas.
    Buscava refrear o elevado crescimento econômico e reduzir o nível de consumo da nova sociedade socialista.
    -->revia, em parte, o programa de coletivização da propriedade privada face às difíceis condições econômicas.
    Representava a radicalização do ideal de se pôr fim a toda e qualquer propriedade privada.

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  2. Olha.. Pesquisei neste endereço aqui... onde tem varias questões que podem ser utilizadas aqui..
    http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5406097939891681691&cmm=91888692&hl=pt-BR

    www.orkut.com/Main#CommMsgs?na=3&nid=91888692-5376534821506495081-5393509833649235499&nst=11&tid=5376534821506495081&cmm=91888692&hl=pt-BR

    Pode confiar, não é virus não... Pois esta disciplina não encontrei aqui..

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  3. PROFISSÃO DOCENTE

    1. Em relação à formação dos professores para atuarem na Educação Básica, é correto afirmar que

    temos um quadro que reflete o aperfeiçoamento da gestão democrática escolar, fator tributário do modelo de formação de professores adotado nos últimos 20 anos.

    os currículos teóricos e práticos dos cursos de formação de professores estão alinhados com as necessidades da educação básica brasileira.

    com a gestão democrática, já alcançamos uma padronização na formação de professores em instituições por todo o território nacional.

    -->os profissionais das licenciaturas não saem preparados e nem com interesse para atuar ou mesmo discutir os problemas da Educação Básica.

    2. Leia o texto abaixo:


    Refletindo sobre o processo de mudança e crise pela qual a educação e a profissão docente, António Nóvoa asseverou que vivemos em uma época do "excesso dos discursos e a pobreza das práticas", com isso ele quis referir-se

    à inexistência de qualquer forma de ambiguidade ou dicotomia entre discurso e prática nas políticas voltadas à educação e à formação de professores.

    ao problema específico nos Estados Unidos e e
    Europa, que transformaram a educação em mercadoria e formação dos professores em um treinamento para adestrar indivíduos unicamente direcionados ao mercado de trabalho.

    ao fato de que a educação no ocidente passa por transformações profundas, convertendo o professor em mero espectador do processo, e não em um partícipe ativo.

    -->Ao excesso de retórica do discurso científico-educacional e a pobreza das políticas educativas, dos programas de formação de professores, das práticas associativas docentes e das práticas pedagógicas.

    3. Leia o texto abaixo:


    As reformas e a consequente expansão da Educação Básica colocaram o professor como centro do processo de reorganização escolar, sendo correto afirmar que

    os professores encontram-se acuados frente à situação de responsabilidade e pressão exercida sobre eles, pois a sociedade, de forma geral, entende que a educação é a principal forma de melhorar a situação atual.

    A participação da comunidade na democratização do ensino não é importante, pois, já que pagamos muitos impostos, é dever exclusivamente do Estado tomar sobre seus ombros a responsabilidade de fazer frente à situação educacional de nossa sociedade, proporcionando a instrução pública e universal.

    Os professores estão totalmente aptos a enfrentar as mudanças que estão ocorrendo na educação atualmente, fato que se demostra inquestionável se atentamos para as estatísticas sobre a qualidade e a quantidade de alunos em idade escolar matriculados no Brasil.

    -->O professor, diante das variadas funções assumidas pela escola pública, tem de responder a exigências que estão além de sua formação, sendo que tais exigências contribuem para um sentimento de desprofissionalização, perda de identidade profissional, constatação de que ensinar às vezes não é o mais importante.

    4. Estudiosos dos saberes necessários à prática docente recomendam que a formação inicial deve basear-se

    -->Na formação pessoal, social e cultural, científica, tecnológica, técnica, na formação do domínio educacional, no desenvolvimento progressivo das competências docentes, no desenvolvimento das capacidades.

    Na formação pessoal, social e cultural dos futuros docentes e na formação científica, tecnológica, técnica ou artística na respectiva especialidade.

    Apenas na formação científica, tecnológica, técnica ou artística na respectiva especialidade.

    Apenas na formação pessoal, social e cultural dos futuros docentes.

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  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    PROFISSÃO DOCENTE
    1. O processo de socialização

    constitui-se da aprendizagem dos valores, crenças e formas de concepção do mundo que são próprios de uma determinada cultura ocupacional.
    é uma ação unicamente do grupo, que se encarrega de absorver os elementos sem considerar qualquer das suas características individuais.
    é um movimento unicamente do indivíduo, que, diante do grupo disponível, precisa saber se enturmar, criando camaradagem com os colegas.
    é um processo linear de incorporação dos valores do grupo de pertencimento: o agente socializado é objeto passivo das condições socializadoras.
    2. As universidades são disseminadoras do saber e para cumprir esse papel elas precisam identificar determinadas necessidades relativas

    aos alunos, ao currículo, aos próprios professores e à escola.
    apenas aos próprios professores e à escola.
    apenas aos próprios professores, à escola e ao currículo.
    somente ao currículo, que é o vilão da história.
    3. A opção pela perspectiva da formação do professor como aquele que reflete e investiga a sua prática exige

    considerar a formação um processo de toda a formação inicial.
    uma reflexão acerca da experiência de vida escolar do professor.
    uma reflexão realizada apenas durante o período de estágios.
    que apenas se reflita sobre o processo de ensino-aprendizagem.
    4. Leia o texto abaixo:


    As reformas e a consequente expansão da Educação Básica colocaram o professor como centro do processo de reorganização escolar, sendo correto afirmar que

    os professores encontram-se acuados frente à situação de responsabilidade e pressão exercida sobre eles, pois a sociedade, de forma geral, entende que a educação é a principal forma de melhorar a situação atual.
    o professor, diante das variadas funções assumidas pela escola pública, tem de responder a exigências que estão além de sua formação, sendo que tais exigências contribuem para um sentimento de desprofissionalização, perda de identidade profissional, constatação de que ensinar às vezes não é o mais importante.
    os professores estão totalmente aptos a enfrentar as mudanças que estão ocorrendo na educação atualmente, fato que se demostra inquestionável se atentamos para as estatísticas sobre a qualidade e a quantidade de alunos em idade escolar matriculados no Brasil.
    a participação da comunidade na democratização do ensino não é importante, pois, já que pagamos muitos impostos, é dever exclusivamente do Estado tomar sobre seus ombros a responsabilidade de fazer frente à situação educacional de nossa sociedade, proporcionando a instrução pública e universal.

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  5. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
    1. Em que momento acontece a avaliação das pessoas?

    • Em casa.
    • +++ Em todos os momentos da vida.
    • Na sala de aula.
    • Na escola.
    2. Vygotsky acredita que, por meio de jogos e brincadeiras, a criança trabalha principalmente com a

    • criação de regras.
    • coordenação motora.
    • ++++ integração social.
    • pesquisa.
    3. As brincadeiras antigas trabalham com qual principal aspecto não tão trabalhado pelas brincadeiras atuais?

    • A fala e a escuta.
    • +++ A criatividade e a coordenação motora.
    • A corrida.
    • Os movimentos e a escrita.
    4. Qual o papel do professor no trabalho com a expressão dramática com os alunos?

    • ++++ Seu papel é intervir para enriquecer e possibilitar outras estratégias.
    • Seu papel é não participar para não intimidar a brincadeira das crianças.
    • Seu papel é brincar com as crianças.
    • Seu papel é apenas avaliar esse processo.

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  6. HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
    1. SOBRE A ADOÇÃO DA NOVA POLÍTICA ECONÔMICA (NEP) PELO GOVERNO DE LÊNIN, EM 1921, PODE-SE AFIRMAR QUE:

    representava a radicalização do ideal de se pôr fim a toda e qualquer propriedade privada.
    eliminou, finalmente, todos os antigos diretores e gerentes da época do Tzar em todas as unidades produtivas.
    buscava refrear o elevado crescimento econômico e reduzir o nível de consumo da nova sociedade socialista.
    revia, em parte, o programa de coletivização da propriedade privada face às difíceis condições econômicas.****

    2. SOBRE A MODERNIZAÇÃO OCORRIDA NA EUROPA ENTRE O INÍCIO DO SÉCULO XX E A ECLOSÃO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 -1918), É CORRETO AFIRMAR QUE:

    resultou em sistemas políticos democráticos onde inexistiam restrições ao direito de votar e ser votado.
    é marcada pela importância cada vez maior das atividades industriais em detrimento das agrícolas.****
    era caracterizada pela predominância da população urbana em relação à rural em todo continente.
    marcou o encerramento da importância política das antigas elites de origem nobre, cuja renda provinha de propriedades fundiárias rurais e urbanas.

    3. O FIM DA GUERRA FRIA ESTÁ ASSOCIADO AO COLAPSO DO BLOCO SOVIÉTICO. TAL EVENTO LEVOU A UMA NOVA TENDÊNCIA MUNDIAL QUE FOI:

    os EUA como única potência mundial.****
    o total fim dos países socialistas no mundo.
    a decadência da Alemanha no cenário mundial, após sua unificação.
    a formação de diversos novos países, desestabilizando a economia mundial.

    4. ENTRE AS CONSEQÜÊNCIAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PODE-SE CITAR:

    o abandono de todas organizações multilaterais, incapazes que foram de evitar a eclosão da guerra.
    a manutenção de uma ordem mundial centrada nas principais potências imperialistas da Europa.
    a criação de uma ordem mundial bipolar, centrada nas novas superpotências globais.****
    o fortalecimento econômico e o crescimento demográfico da URSS, tornada uma superpotência.

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