terça-feira, agosto 13, 2013

Plataforma Blackboard - Artes, Cultura lúdico

Olá pessoal, cuidado com as respostas, pois cada vez que você entra as perguntas e as respostas são modificadas, não estão sempre na mesma ordem.
Bons estudos
Abraços 

ARTES CULTURA LÚDICO Teste aula 9
 
Pergunta 1 
A partir do que vimos anteriormente, podemos pensar em um planejamento de atividades e propostas artísticas que contemplem as quatro linguagens artísticas: __________,________,_________e ___________. 
A.
Artes Visuais, Escultura, Dança e Música.
B.
Artes Visuais, Teatro, Dança e Música. PG 126
C.
Artes Visuais, Visagismo, Dança e Música.
D.
Literatura, Teatro, Dança e Música..
E.
Artes Visuais, Teatro, Dança e Literatura
 
Pergunta 2 
Analise a s assertivas a seguir quanto sua veracidade (verdadeiro ou falso).
O processo de ensino aprendizagem de Artes promove:
I - o desenvolvimento integrado dos sentidos.
II - a criação de novos olhares, novas formas de compreensão que potencializam novas possibilidades de caminho.
III - a formação de atitudes filosóficas investigativas que já partem do princípio de que o real não é estável, portanto é encontrado e gerado a cada movimentação por caminhos percorridos.
IV - o desenvolvimento de uma prática significativa nas linguagens artísticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta
A.
Somente as alternativas I e II estão corretas.
B.
Somente as alternativas I e II estão incorretas.
C.
Somente as alternativas I, II  e II estão corretas.
D.
Somente as alternativas I e IV estão corretas.
E.
As alternativas I, II, III e IV estão corretas. PG 123
 
Pergunta 3
Analise a s assertivas a seguir quanto sua veracidade (verdadeiro ou falso).
A própria concepção de “criação” supõe tecer novos caminhos significativos entre elementos. O comportamento artístico contribuirá para a educação alcançar patamares interdisciplinares através de práticas como:
I- Promoção do desenvolvimento integrado dos sentidos.
II- Criação de novos olhares, novas formas de compreensão que potencializam novas possibilidades de caminho.
III- Formação de atitudes filosóficas investigativas que já partem do princípio que o real não é estável, portanto é encontrado e gerado a cada movimentação por caminhos percorridos.
IV- Prática do “encontro” significativo (insights criativos) que origina toda criação, propiciando os links significativos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta
A.
Somente as  alternativas I e II estão corretas.
B.
Somente as  alternativas I e II estão incorretas.
C.
Somente as  alternativas I, II  e II estão corretas.
D.
Somente as  alternativas I e IV estão corretas.
E.
As alternativas I, II, III e IV estão corretas. PG 123
 
Pergunta 4
Na educação infantil, é fundamental que as experiências motoras sejam ricas em possibilidade e significados. É neste _________ de ir e vir, girar e rodar, “dar as mãos para girar em roda” que construímos nossa corporeidade, nossa consciência de presença no mundo, sempre mediada pela presença do outro.
Resposta
A.
competir
B.
“exercício”
C.
“movimento”
D.
“jogo” PG 125
E.
“ócio”
 
Pergunta 5 
Podemos dizer que a criança vai, paulatinamente, desenvolvendo a consciência de si mesmo e de seu__________, na medida em que novas experiências vão sendo integradas ao seu repertório psicomotor.
Resposta
A.
amigo
B.
Corpo PG 125
C.
espaço
D.
medo
E.
caminho
 
Pergunta 6
Tudo no universo está em movimento, desde as menores partículas atômicas até os violentos ciclones que assolam a terra. Nós só existimos e sobrevivemos graças ao movimento de milhões de células que dão suporte a nossa vida. No plano____________, o mesmo acontece – nossos movimentos funcionais garantem que: andemos, nos alimentemos e assim por diante.
Resposta
A.
Corporal PG 121
B.
espiritual
C.
cinestésico
D.
tridimensional
E.
biológico
 
 
 
Sofremos muito com o pouco que nos
falta e gozamos pouco o muito que temos.

                          Marcos A. Pizzelli                

8 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
    1. [QuestãoID 74309] Uma das principais metas do Plano Nacional da Educação é

    oferecer educação em tempo integral, porém somente para a Educação Infantil.
    aumentar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos.
    formar, em até cinco anos, 100% dos professores da Educação Básica em nível de pós-graduação.
    elevar a taxa de matrícula no Ensino Superior em 100% até o ano de 2016.
    2. [QuestãoID 74285] A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 208, inciso III, afirma que

    a educação de pessoas com necessidades especiais será efetivada com o atendimento educacional especializado ofertado preferencialmente na rede regular de ensino.
    a matrícula de alunos com necessidades especiais não será efetivada na escola regular.
    a educação de pessoas com necessidades especiais será efetivada somente mediante a garantia de matrícula.
    o atendimento de alunos com necessidades especiais pode ser substituído pelo ensino regular quando a escola não se encontra em condições de atender às necessidades educacionais desses alunos.
    3. [QuestãoID 74226] A avaliação da aprendizagem pode desempenhar várias funções nos processos de ensino e aprendizagem. Para isso, o professor necessita de instrumentos para operacionalizar a sua prática. Sendo assim, é necessário

    desconsiderar os ritmos de aprendizado do aluno e considerar só os instrumentos de avaliação.
    articular os instrumentos selecionados aos conteúdos trabalhados, sem exigir na avaliação uma aprendizagem.
    construir instrumentos avaliativos usando uma linguagem compreensível, que indique claramente os objetivos a serem atingidos pelo aluno.
    escolher os instrumentos avaliativos, sem se preocupar com os conteúdos trabalhados.
    4. [QuestãoID 74270] Para se construir uma educação integral e ética, é preciso

    rever os projetos pedagógicos e as políticas educacionais para atendimento integral do educando.
    que o currículo seja direcionado ao período regular.
    que as relações de parceria não tenham a participação da comunidade.
    não discutir as mudanças relacionadas ao espaço físico e à estrutura da escola.

    METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE

    ResponderExcluir
  2. Disciplina: 1212 - FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    Com relação à formação continuada dos professores, é correto afirmar que
    a ) o MEC criou a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores em 2004 com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos.
    b ) o tema é tão relevante que foi criado um grupo de trabalho nacional para resolver as questões e propor mudanças na formação dos professores.
    c ) os profissionais da Educação devem estar preparados para que valorizem a diversidade cultural brasileira, respeitando as diferenças individuais e regionais dos alunos.
    d ) a preparação de docentes para todas as etapas da Educação Básica exige que se tenha uma articulação entre formação inicial nos diferentes níveis de ensino e sistema de avaliação.
    QUESTÃO 2
    A formação dos docentes, para o exercício pedagógico pleno, deve ser pensada a partir
    a ) do ensino somente de conhecimentos decorrentes da tradição sociocultural formadora do povo.
    b ) do ensino somente de conhecimentos decorrentes da tradição sociocultural formadora do povo.
    c ) de uma formação adequada que possibilite mudanças significativas para a educação.
    d ) do domínio de conceitos científicos específicos.
    e ) do ensino somente de conhecimentos decorrentes da tradição sociocultural formadora do povo.
    f ) do ensino somente de conhecimentos decorrentes da tradição sociocultural formadora do povo.
    QUESTÃO 3
    A relação currículo-diversidade está presente na maior parte dos documentos escolares. Assumir a diversidade do currículo significa
    a ) ter uma filosofia bem clara e socialmente constituída.
    b ) assumir que o ensino é um conjunto de diferenças como parte das disciplinas.
    c ) posicionar-se e favorecer as diversas formas de exclusão, dominação e discriminação.
    d ) descaracterizar a temporalidade e a organização espacial dos saberes.
    QUESTÃO 4
    Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como


    a ) parte presente nos currículos, mas não contempla sua intenção educativa para o exercício pleno da cidadania.
    b ) as mesmas formas de ver e interpretar o mundo.
    c ) as várias formas de ver o mundo, de expressar-se e de relacionar-se.
    d ) um agravante do trabalho pedagógico limitando as práticas pedagógicas com a comunidade escolar.
    QUESTÃO 5
    Com relação ao currículo e diversidade, é correto afirmar que a utilidade social do currículo


    a ) pode não estar definida intencionalmente.
    b ) é uma monocultura do saber, que privilegia o saber científico como único e legítimo.
    c ) é permitir aos alunos e alunas compreender a sociedade em que vivem.
    d ) é disponibilizar diversos conhecimentos produzidos pela humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUESTÃO 4
      Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como


      a ) parte presente nos currículos, mas não contempla sua intenção educativa para o exercício pleno da cidadania.
      b ) as mesmas formas de ver e interpretar o mundo.
      c ) as várias formas de ver o mundo, de expressar-se e de relacionar-se. X (correta)
      d ) um agravante do trabalho pedagógico limitando as práticas pedagógicas com a comunidade escolar.

      Excluir
  3. QUESTÃO 6
    Sobre o Ensino Médio integrado, destacam-se alguns pressupostos no processo de formação. Analise e assinale a resposta correta.


    a ) A educação integral se faz sem a adesão de gestores e de professores encarregados das formações geral e específica.
    b ) A formação integral pressupõe um projeto social no qual as diversas instâncias responsáveis pela educação manifestam a vontade política de reduzir a formação que visa a preparar somente para o mercado de trabalho.
    c ) Manter os fundamentos legais entre o Ensino Médio de formação geral e a Educação Profissional em algumas modalidades.
    d ) A formação integral se faz no isolamento institucional.
    QUESTÃO 7
    A teoria do currículo pode ser analisada por dois prismas. São eles:
    a ) as concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção libertária.
    b ) as concepções conservadoras e a concepção moderna.
    c ) as concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção crítica.
    d ) as concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção liberal.
    QUESTÃO 8
    A Educação Profissional visa a atender as mudanças do mundo globalizado. Para tanto, precisa estar integrada às diferentes formas de educação por meio da(s)


    a ) áreas profissionalizantes.
    b ) ciência e trabalho.
    c ) ciência, trabalho e tecnologia.
    d ) tecnologia.
    QUESTÃO 9
    "Pretende expandir oportunidades de estudo nas quais os recursos são escassos e, ainda, familiarizar o cidadão com a tecnologia, oferecendo meios de atualização e capacitação contínua". Essa definição remete a qual modalidade de ensino?
    a ) Educação a Distância.
    b ) Educação de Jovens e Adultos.
    c ) Educação Especial.
    d ) Educação Profissionalizante.
    QUESTÃO 10
    A avaliação da aprendizagem pode desempenhar várias funções nos processos de ensino e aprendizagem. Para isso, o professor necessita de instrumentos para operacionalizar a sua prática. Sendo assim, é necessário
    a ) articular os instrumentos selecionados aos conteúdos trabalhados, sem exigir na avaliação uma aprendizagem.
    b ) construir instrumentos avaliativos usando uma linguagem compreensível, que indique claramente os objetivos a serem atingidos pelo aluno.
    c ) escolher os instrumentos avaliativos, sem se preocupar com os conteúdos trabalhados.
    d ) desconsiderar os ritmos de aprendizado do aluno e considerar só os instrumentos de avaliação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela colaboração.
      Bons estudos e até a próxima!
      :)

      Excluir
    2. Qual a resposta?
      "Pretende expandir oportunidades de estudo nas quais os recursos são escassos e, ainda, familiarizar o cidadão com a tecnologia, oferecendo meios de atualização e capacitação contínua". Essa definição remete a qual modalidade de ensino?

      Excluir

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...