quarta-feira, dezembro 07, 2016

Formação Docente para a Diversidade

Quero agradecer a colaboração de todos com nosso blog.
As respostas corretas estão em verde.
Bons estudos a todos!
Abraços.
Raquel Maschetti


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1. O objetivo da educação indígena é

·         desenvolver um currículo tradicional e subdividido.
·         não priorizar as necessidades e os interesses da comunidade indígena nas práticas pedagógicas.
·         enfatizar a cultura e a identidade do homem branco para incluir os povos indígenas em sua sociedade.
·         manter os costumes e os valores dos povos indígenas.
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2. Com o advento da tecnologia, a reorganização do trabalho na sociedade atual, e a busca da Educação Profissional, é necessária uma completa revisão dos currículos na Educação Básica em busca de um profissional com maior capacidade de

·         autocrítica e relacionamento interpessoal.
·         raciocínio lógico e habilidades afetivas.
·         espírito competitivo e liderança.
·         raciocínio, autonomia, pensamento crítico, iniciativa e espírito empreendedor.
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3. Em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, a educação especial é organizada para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Ela deve ser realizada

·         apenas em centro especializado.
·         na escola ou em centro especializado que realize esse atendimento, no turno inverso ao da classe regular.
·         no mesmo turno da classe comum, na própria escola.
·         obrigatoriamente na escola onde o aluno frequenta classe comum, no turno inverso.
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4. Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como

·         as várias formas de ver o mundo, de expressar-se e de relacionar-se.
·         parte presente nos currículos, mas não contempla sua intenção educativa para o exercício pleno da cidadania.
·         as mesmas formas de ver e interpretar o mundo.
·         um agravante do trabalho pedagógico limitando as práticas pedagógicas com a comunidade escolar.
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5. É correto afirmar que a educação em tempo integral exige

·         priorizar atividades individualizadas dos alunos.
·         um projeto pedagógico comprometido e elaborado de forma participativa.
·         não se preocupar com a concepção de educação e suas especificidades quando em tempo integral.
·         ampliar somente os tempos e os espaços na escola para maior permanência do aluno em ambiente escolar.
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6. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9.394/96, artigo 78, a Educação Básica para a população indígena determina que

·         a União, com a colaboração das agências federais de fomento à cultura e assistência aos índios, desenvolverá programas integrados de ensino e pesquisa.
·         o acesso a informações e conhecimentos técnicos não precisa ser garantido.
·         a recuperação das memórias históricas indígenas é um conteúdo que não necessita ser contemplado.
·         a realidade das diversas comunidades da população indígena não é relevante.
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7. A prática reflexiva do educador conduz

·         à ideia de que sua ação se mantenha de forma tradicional.
·         à conscientização de que ser professor é, sobretudo, transmitir conhecimentos, portanto o ensino de ser focado apenas na figura do docente.
·         à ideia de que sua prática escolar acontece na individualidade.
·         a que ele seja um agente transformador da realidade.
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8. Cabe ao professor universitário adotar uma metodologia eficaz para o trabalho efetivo da cidadania. Para que isso aconteça, é preciso considerar

·         conteúdos por áreas do saber, a participação limitada dos discentes e suas experiências.
·         conteúdos técnicos por áreas, o magicentrismo e a avaliação tradicional.
·         conteúdos que contemplem a diversidade, estratégias de participação, avaliação com diversidade de valores e experiências.
·         conteúdos por blocos culturais com avaliação direcionada a cada grupo específico.
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9. O Plano Nacional da Educação tem como meta

·         priorizar a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, não o ensino regular.
·         fazer com que todas as crianças de 6 a 14 anos estejam matriculadas no Ensino Fundamental de nove anos.
·         priorizar preferencialmente a Educação Infantil, que é a base do ensino do país.
·         permitir atendimento escolar no Ensino Médio para 50% dos adolescentes entre 15 e 17 anos até 2016.
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10. De acordo com a LDB 9.394/96, as modalidades de ensino estão assim organizadas:

·         Educação Especial e Educação a Distância.
·         Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.
·         Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação a Distância, Educação Indígena e Educação no Campo.

·         Educação Indígena e Educação no Campo.

2 comentários:

  1. QUESTÃO 1
    O artigo 5.º da Lei 5.622/2005 afirma que





    b )
    os certificados expedidos por instituições credenciadas têm validade nacional.


    QUESTÃO 2
    As instituições escolares indígenas do Brasil enfrentaram alguns desafios, que são:


    c ) falta de infraestrutura adequada e não reconhecimento das escolas indígenas.


    QUESTÃO 3
    Com as mudanças que vêm acontecendo na nossa sociedade, pode-se entender que a modalidade de ensino da Educação a Distância no Brasil





    a )
    está passando por mudanças de valores e transformações, nas quais a diversidade cultural está muito presente.




    QUESTÃO 4
    A respeito dos programas de educação escolar indígena, assinale a opção correta.

    d ) O objetivo geral do programa é garantir a efetivação do direito dos povos indígenas à educação escolar intercultural de qualidade, por meio da formação inicial e continuada de professores.

    QUESTÃO 5
    A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que busca



    b )
    estender os espaços da educação utilizando novas alternativas para a formação educacional significativa.


    QUESTÃO 6
    Com relação ao acesso e à gratuidade da Educação de Jovens e Adultos, é correto afirmar que o sistema educacional





    d )
    prioriza o acesso e a permanência dos jovens e adultos na escola.




    QUESTÃO 7
    O objetivo da educação indígena é



    a )
    manter os costumes e os valores dos povos indígenas.



    QUESTÃO 8
    Compreende-se a Educação a Distância como uma modalidade que





    a )
    auxilia o processo de ensino-aprendizagem com o uso das tecnologias.




    QUESTÃO 9
    De acordo com a LDB 9.394/96, as modalidades de ensino estão assim organizadas:
    c ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação a Distância, Educação Indígena e Educação no Campo.
    QUESTÃO 10
    A escola é a agência social explicitamente destinada a transmitir os conhecimentos de forma significativa. Nesse aspecto, é correto afirmar que





    a )
    qualquer que seja a escola, pública ou privada, há uma característica inerente à própria natureza da instituição: o conhecimento é o objeto privilegiado de sua ação.

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  2. A educação integral pretende





    a )
    reorganizar somente os espaços e tempos.





    b )
    manter a mesma organização utilizada pela escola regular.





    c )
    oferecer uma educação que vise à ampliação da jornada escolar.





    d )
    desenvolver os alunos em sua totalidade, favorecendo a diversidade e a cidadania.

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