FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
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FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
ResponderExcluir1. A língua oral deveria ter a mesma importância que a escrita porque
ela é mais antiga e universal.
os falantes não sabem escrever.
a escrita não tem o contato com o ouvinte.
a escrita tem normas gramaticais.
2. Retextualizar é passar o texto
escrito para outra forma de texto escrito.
oral para a forma escrita.
escrito para a forma oral.
oral para outra forma de texto oral.
3. Os padrões atuais de alfabetismo, em que se verificam grandes desigualdades, são uma expressão
do interesse dos políticos em manter a população ignorante, para que votem conforme seu comando.
da falta de políticas de atenção às pessoas pobres e da baixa produção da indústria gráfica brasileira.
da desorganização do sistema escolar contemporâneo e do desinteresse e indisciplina dos alunos.
das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.
4. Leia abaixo:
O trabalho da revisão linguística, no que se refere à gramática e aos demais aspectos discursivos, é norteado pelos problemas que aparecem nos textos das crianças. O professor deve adotar alguns procedimentos no trabalho de reescrita do texto do aluno. Assinale a alternativa que apresenta uma ação que não deve ser seguida pelo professor quando se trabalha reescrita de texto.
Escrever o texto no quadro de giz e efetuar a correção propondo questões aos alunos.
Selecionar previamente as questões pesquisadas somente dos conteúdos da gramática.
Reescrever o texto na presença dos alunos, com as correções discutidas e complementações indicadas na discussão desenvolvida.
Selecionar o texto do aluno que apresenta dificuldades comuns para a maioria da classe.