quinta-feira, abril 12, 2012

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras [Prova N2]

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

1. O JOGO É CAPAZ DE PROMOVER:


  • o livre-arbítrio.
  • a aprendizagem formal e informal.
  • a aprendizagem escolar.
  • somente a aprendizagem informal.

2. É IMPORTANTE QUE NOSSO OLHAR SOBRE A DANÇA NA ESCOLA CONSIDERE:


  • as formas clássicas de dança.
  • somente o desempenho corporal dos alunos.
  • a plasticidade das coreografias.
  • a diversidade de propostas e ações que caracterizam o mundo contemporâneo.

3. SÃO OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS:


  • conscientizar as crianças de que elas são o futuro da sociedade.
  • impor regras rígidas às crianças.
  • desenvolver a autonomia, a coordenação motora, a concentração e a criatividade.
  • trabalhar aspectos emocionais e difundir o gosto pela pesquisa.

4. Qual das alternativas abaixo cita três jogos que trabalham com as competências artísticas?


  • Atividades de criação, atividades de artes visuais e atividades de desenho.
  • Atividades de artes plásticas, atividades teatrais e atividades musicais.
  • Atividades de artes visuais, atividades de dança e atividades musicais.
  • Atividades de artes gráficas, atividades teatrais e atividades de dança.

PROVA02 (RESPOSTAS EM VERDE)

1. A CRIATIVIDADE É A CAPACIDADE QUE TODO SER HUMANO TEM DE:



  • gerar novas idéias ou ações, independentemente de sua classe social, mas dependentemente de seu meio.
  • repetir padrões e comportamentos sociais, independentemente de sua classe social.
  • criar obras artísticas de vanguarda, reconhecidas pela sociedade.
  • respeitar e valorizar a expressão de seu grupo em qualquer circunstância.

2. SEGUNDO PIAGET, A INTELIGÊNCIA HUMANA É:



  • a capacidade de copiar a realidade.
  • a capacidade de responder a estímulos propostos.
  • a capacidade de armazenar conteúdos e reproduzir padrões.
  • um fato de assimilação que ocorre a partir das relações sujeito-objeto.

3. Qual das alternativas abaixo cita três jogos que trabalham com as competências artísticas?



  • Atividades de artes plásticas, atividades teatrais e atividades musicais.
  • Atividades de artes visuais, atividades de dança e atividades musicais.
  • Atividades de artes gráficas, atividades teatrais e atividades de dança.
  • Atividades de criação, atividades de artes visuais e atividades de desenho.

4. A INTERAÇÃO É UM FATOR FUNDAMENTAL PARA:



  • o desenvolvimento físico da criança.
  • a criação de vínculos, aprendizagem e integração das crianças.
  • a garantia de uma educação de qualidade, sem preocupação com a criança.
  • melhorar a memória dos alunos.
  •  

1. OS PROCESSOS AVALIATIVOS ESTÃO PRESENTES:


  • nas empresas bem-sucedidas.
  • nos ambientes com grande desenvolvimento tecnológico.
  • somente na escola e universidades.
  • em cada indivíduo, na vida em sociedade, nos ambientes educacionais e corporativos.

2. O TERMO ÓCIO CRIATIVO SIGNIFICA:


  • encarar a vida com menos responsabilidade.
  • ter tempo livre.
  • conjugar trabalho, estudo e jogo em prol da criatividade.
  • ficar descansando.

3. NA ESCOLA, A EXPRESSÃO DRAMÁTICA ACONTECE QUANDO:


  • fazemos um jogral com temática preestabelecida pelo professor.
  • formamos um grupo de alunos que “têm jeito para ser ator”.
  • deixamos que o aluno invente suas histórias e as conte, representando-as à sua maneira.
  • propomos atividades corporais com recursos audiovisuais modernos.

4. O JOGO É UMA ATIVIDADE ESCOLAR QUE:


  • baseia-se nos aspectos cognitivos do sujeito.
  • promove a diversão e o lazer.
  • desenvolve somente os aspectos psicomotores.
  • potencializa a apreensão do conhecimento, relacionando vários aspectos do desenvolvimento humano.

 

 

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 2

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

1. Assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de criatividade.



  • É o processo de discernimento de sua autoestima.
  • É a capacidade de criar novas ideias.
  • É a capacidade de articular teoria e prática.
  • Criar estratégias para resolver situações críticas e desafiadoras.

2. Qual das alternativas abaixo cita três jogos que trabalham com as competências artísticas?



  • Atividades de artes plásticas, atividades teatrais e atividades musicais.
  • Atividades de criação, atividades de artes visuais e atividades de desenho.
  • Atividades de artes visuais, atividades de dança e atividades musicais.
  • Atividades de artes gráficas, atividades teatrais e atividades de dança.

3. NA FASE DO PENSAMENTO PRÉ-OPERACIONAL, A CRIANÇA:



  • aprimora o seu senso estético.
  • desenvolve o pensamento simbólico com a aquisição da linguagem.
  • é capaz de pensar logicamente.
  • é capaz de abstrair e idealizar conceitos.

4. PARA PLANEJAR AS ATIVIDADES LÚDICAS E PROPÔ-LAS AOS ALUNOS, O PROFESSOR DEVE:



  • transitar em diversas áreas do conhecimento.
  • ingressar no universo infantil e considerar o interesse dos alunos.
  • considerar somente seus objetivos educacionais.
  • ter ampla formação acadêmica.


 JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

1. Qual o importante papel que o brincar desempenha na vida escolar das crianças?


  • Por meio do brincar a criança discute com os colegas suas ideias.
  • Por meio do brincar a criança aprende como se brinca.
  • Por meio do brincar a criança vivencia o que aprende.
  • Por meio do brincar a criança se relaciona com os brinquedos.

2. O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM REQUER QUE PROFESSORES E ALUNOS:


  • tenham gosto pela pesquisa, inovação e trabalho.
  • pratiquem atividades lúdicas.
  • sejam pontuais e criativos.
  • saibam respeitar o próximo.

3. NA FASE DO PENSAMENTO PRÉ-OPERACIONAL, A CRIANÇA:


  • é capaz de pensar logicamente.
  • desenvolve o pensamento simbólico com a aquisição da linguagem.
  • aprimora o seu senso estético.
  • é capaz de abstrair e idealizar conceitos.

4. Qual o papel do professor no trabalho com a expressão dramática com os alunos?


  • Seu papel é apenas avaliar esse processo.
  • Seu papel é brincar com as crianças.
  • Seu papel é intervir para enriquecer e possibilitar outras estratégias.
  • Seu papel é não participar para não intimidar a brincadeira das crianças

1. PODEMOS CITAR COMO DOIS FATORES FUNDAMENTAIS DOS JOGOS NA ESCOLA A:
·         competência e habilidade.
·         destreza e autocrítica.
·         valorização e motivação.
·         organização e arbitrariedade.
Bottom of Form 1
Top of Form 2
2. A CRIATIVIDADE É A CAPACIDADE QUE TODO SER HUMANO TEM DE:
·         repetir padrões e comportamentos sociais, independentemente de sua classe social.
·         criar obras artísticas de vanguarda, reconhecidas pela sociedade.
·         respeitar e valorizar a expressão de seu grupo em qualquer circunstância.
·         gerar novas idéias ou ações, independentemente de sua classe social, mas dependentemente de seu meio.
Bottom of Form 2
Top of Form 3
3. ATUALMENTE, AS BRINCADEIRAS INFANTIS SÃO DIFERENTES DAQUELAS DO PASSADO. ISSO É DEVIDO À:
·         característica pouco criativa dos brinquedos de hoje.
·         tecnologia, à industrialização e à insegurança dos grandes centros urbanos.
·         televisão, que absorve a atenção e o tempo das crianças.
·         falta de curiosidade das crianças.
Bottom of Form 3
Top of Form 4
4. NA FASE DO PENSAMENTO PRÉ-OPERACIONAL, A CRIANÇA:
·         é capaz de abstrair e idealizar conceitos.
·         aprimora o seu senso estético.
·         desenvolve o pensamento simbólico com a aquisição da linguagem.
·         é capaz de pensar logicamente.


JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS



1. NO AMBIENTE ESCOLAR, OS PROFESSORES DEVEM INCLUIR TODO O TIPO DE JOGOS, VALORIZANDO ASSIM:

  • o esforço físico.
  • as habilidades e competências dos alunos. (correto)
  • a competitividade.
  • os aspectos emocionais do aluno.


2. UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO LAZER NO AMBIENTE ESCOLAR É:

  • promover a competição.
  • desenvolver a criatividade da criança. (correto)
  • promover o descanso das crianças.
  • apresentar conteúdos curriculares.


3. Desenvolvendo a sua criatividade, o aluno desenvolve quais outras habilidades?

  • Senso crítico, imaginação e expressão. (correto)
  • Arte, solidariedade e criação.
  • Fala, escuta e ação.
  • Coleguismo, participação e interação.


4. Assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de criatividade.

  • É a capacidade de criar novas ideias.
  • É o processo de discernimento de sua autoestima.
  • Criar estratégias para resolver situações críticas e desafiadoras. (correto)
  • É a capacidade de articular teoria e prática.

12 comentários:

  1. 1. Orgão reguladores como o Inmetro e o IQB realizam fiscalizações periódicas na indústria e no comércio, tomando por referência os seguintes itens:
    • camuflagem torção e tração; pontas e projeções perigosas; ensaios de distração para retirada de componentes; pular cordas e elástico; ensaios para mordedores.
    • rotulagem; toxicologia; ensaio de abuso razoavelmente previsível; ensaio de queda; objetos pequenos, pontas e projeções perigosas; ensaios de distração para retirada de componentes; pular cordas e elástico; ensaios para batedores.
    • rotulagem; toxicomania; ensaio de abuso razoavelmente previsível; ensaio de queda; objetos pequenos, pontas e projeções perigosas; ensaios de torção e tração para retirada de componentes; pular cordas e elástico; ensaios para batedores.
    (x) rotulagem; toxicologia; ensaio de abuso razoavelmente previsível; ensaio de queda; objetos pequenos, pontas e projeções perigosas; ensaios de torção e tração para retirada de componentes; cordas e elástico; ensaios para mordedores.

    2. Em 1959,

    • a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou sua Declaração Universal dos Direitos da Criança, com significativo e profundo impacto nas atitudes de cada nação diante da infância. Nela a ONU reafirmava a importância de se garantir a universalidade, objetividade e igualdade na consideração de questões relativas aos direitos da criança. Podemos dizer em decorrência da declaração que

    I. a criança passa a ser considerada, pela primeira vez na história, prioridade absoluta e sujeito de Direito, o que por si só é uma profunda revolução.
    II. todas as crianças podem brincar onde e quando quiserem.
    III. essa nova concepção de criança - um ser sujeito de direitos - implica a adoção de medidas legais e implementação de ações que garantam seu desenvolvimento pleno.
    IV. os adultos são obrigados a brincar três vezes por semana para relembrar os tempos de infância.

    • Apenas a IV está correta.
    • I e II estão corretas.
    ( x ) I e III estão corretas.
    • III e IV estão corretas.

    3. Cabe aos educadores reconhecer que o conceito de criança é muito maior do que as experiências pessoais que possuímos, porque

    • as crianças não têm experiência de vida suficiente para escolher brincadeiras
    ( x ) é preciso considerar todas as crianças como cidadãos de direitos que vivem num determinado tempo e contexto sociocultural.
    • as brincadeiras, se iniciadas na idade errada, podem prejudicar o desenvolvimento das crianças.
    • as crianças não devem brincar sozinhas.

    4. De acordo com Friedmann (1992),

    •"os brinquedos podem ser elementos da natureza, objetos artesanais,
    industrializados, simples ou sofisticados, que aparecem nos mais diversos contextos. Tais objetos, transformados em brinquedos pelas crianças, ao mesmo tempo em que estimulam a brincadeira, desenvolvem a inteligência e refletem padrões sociais" (p. 70). Ou seja,

    • ao escolherem e utilizarem os brinquedos, as crianças ficaram mais próximas da natureza e contra os brinquedos industrializados conforme os novos padrões sociais.
    • elementos da natureza ou objetos industrializados são transformados pelas paixões.
    ( X ) ao brincarem com elementos da natureza ou com brinquedos industrializados, as crianças têm a capacidade de transformá-los de acordo com padrões do grupo social ao que pertencem.
    • a natureza deve ser potencializada, quando reciclamos os brinquedos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue a minha avalição concluída com êxito.
      1. [QuestãoID 36480] Segundo Piaget, quando a criança brinca, ela
      • aprimora a linguagem.
      • assimila suas idéias.
      • assimila o mundo sem compromisso com a realidade. (correta)
      • manipula a realidade.
      2. [QuestãoID 36486] O termo ócio criativo significa
      • ficar descansando.
      • encarar a vida com menos responsabilidade.
      • conjugar trabalho, estudo e jogo em prol da criatividade. (correta)
      • ter tempo livre.
      3. [QuestãoID 36482] Na sociedade atual, as crianças também são educadas
      • pela família.
      • pela convivência com os adultos.
      • pelos meios de comunicação e informação. (correta)
      • pelos colegas e amigos.
      4. [QuestãoID 36487] O desenvolvimento de projetos de aprendizagem requer que professores e alunos
      • sejam pontuais e criativos.
      • pratiquem atividades lúdicas.
      • tenham gosto pela pesquisa, inovação e trabalho. (correta)
      • saibam respeitar o próximo.

      Excluir
  2. Obrigada pela prova querida.
    BJS E UM TOIMO DOMINGO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prova concluída com sucesso!!!
      Resultado final : 2
      JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
      1. A utilização do jogo na educação suscita algumas dúvidas entre os educadores, em especial se há diferença entre jogo e material pedagógico.


      Para Kishimoto (1994), aceitar o uso de brinquedos e jogos dentro da sala de aula nem sempre aconteceu, esse uso depende diretamente do conceito e da visão que o profissional tem das crianças e da própria instituição.

      A afirmação acima refere-se às universidades.
      A afirmação acima está correta.(C0RRETA)
      A afirmação acima refere-se apenas aos hospitais.
      A afirmação acima está incorreta.
      2. Em 1959,


      a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou sua Declaração Universal dos Direitos da Criança, com significativo e profundo impacto nas atitudes de cada nação diante da infância. Nela a ONU reafirmava a importância de se garantir a universalidade, objetividade e igualdade na consideração de questões relativas aos direitos da criança. Podemos dizer em decorrência da declaração que

      I. a criança passa a ser considerada, pela primeira vez na história, prioridade absoluta e sujeito de Direito, o que por si só é uma profunda revolução.
      II. todas as crianças podem brincar onde e quando quiserem.
      III. essa nova concepção de criança - um ser sujeito de direitos - implica a adoção de medidas legais e implementação de ações que garantam seu desenvolvimento pleno.
      IV. os adultos são obrigados a brincar três vezes por semana para relembrar os tempos de infância.

      Apenas a IV está correta.
      I e II estão corretas.
      I e III estão corretas.(CORRETA)
      III e IV estão corretas.
      3. No jogo tradicional, a atividade lúdica apresenta-se como manifestação cultural ligada à transmissão oral, folclore e cultura popular.


      Assinale abaixo a alternativa que justifica a necessidade de utilizar tal modalidade de jogo na educação.

      A utilização do jogo tradicional reforça a importância da cultura popular para a educação. (CORRETA)
      O jogo tradicional está fora do universo infantil, é preciso vinculá-lo ao reforço escolar.
      Os encontros intergeracionais só atrapalham a organização escolar. Todas as afirmações anteriores reforçam a necessidade de utilizar o jogo tradicional na educação.
      O jogo tradicional não deve ser anônimo, é preciso ter autoria.
      4. Aprendemos que como educadores temos o dever de garantir o direito de a criança brincar e, para tanto, precisamos

      organizar espaços, estimular continuamente a criança, sermos criativos, sensíveis, comunicativos e alegres para interagir e promover a ludicidade. (CORRETA)
      escolher objetos que os transformarão em ambientes educativos na medida em que forem adquiridos no exterior.
      promover interação entre o espaço, os materiais (objetos, brinquedos e jogos) e os pais, porque brincar é tarefa deles.
      reconhecer que as crianças não têm experiência de vida suficiente para escolher brincadeiras.

      Excluir
  3. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    JOGOS, RECREAÇÃO E LAZER
    1. O termo ócio criativo significa


    conjugar trabalho, estudo e jogo em prol da criatividade.
    ficar descansando.
    ter tempo livre.
    encarar a vida com menos responsabilidade.
    2. As brincadeiras antigas trabalham com qual principal aspecto não tão trabalhado pelas brincadeiras atuais?


    A corrida.
    A fala e a escuta.
    Os movimentos e a escrita.
    A criatividade e a coordenação motora.
    3. A recreação escolar engloba


    atividades que promovam a alegria dos participantes.
    treinamento de força física.
    música e dança.
    desporto competitivo.
    4. No ambiente escolar, os professores devem incluir todo o tipo de jogos, valorizando assim


    os aspectos emocionais do aluno.
    a competitividade.
    as habilidades e competências dos alunos.
    o esforço físico.

    ResponderExcluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
    1. Qual das alternativas abaixo caracteriza a palavra recreação?
    O homem participa por seu desejo próprio e não por compulsão.
    Relaciona-se atitude a desenvolvimento integral e a disponibilidade.
    ++ Escolha própria, devido ao prazer e satisfação proporcionados.
    Está relacionada à situação de liberdade e prazer.
    2. As brincadeiras antigas trabalham com qual principal aspecto não tão trabalhado pelas brincadeiras atuais?
    ++ A criatividade e a coordenação motora.
    Os movimentos e a escrita.
    A corrida.
    A fala e a escuta.
    3. Em que momento acontece a avaliação das pessoas?
    Na sala de aula.
    Em casa.
    ++ Em todos os momentos da vida.
    Na escola.
    4. Qual das alternativas abaixo cita três jogos que trabalham com as competências artísticas?
    Atividades de criação, atividades de artes visuais e atividades de desenho.
    Atividades de artes visuais, atividades de dança e atividades musicais.
    Atividades de artes gráficas, atividades teatrais e atividades de dança.
    ++ Atividades de artes plásticas, atividades teatrais e atividades musicais.

    ResponderExcluir
  5. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
    1. [QuestãoID 44206] O principal aspecto abordado por Piaget sobre os jogos e as brincadeiras refere-se

    à imaginação e criatividade.
    às relações com as outras crianças com as quais convive.
    às relações com o meio em que vive.
    xxxxx às fases de desenvolvimento pelas quais as crianças passam.
    2. [QuestãoID 44224] Qual o importante papel que o brincar desempenha na vida escolar das crianças?

    Por meio do brincar a criança aprende como se brinca.
    Por meio do brincar a criança discute com os colegas suas ideias.
    xxxxxx Por meio do brincar a criança vivencia o que aprende.
    Por meio do brincar a criança se relaciona com os brinquedos.
    3. [QuestãoID 44208] Qual das alternativas abaixo caracteriza a palavra recreação?

    Relaciona-se atitude a desenvolvimento integral e a disponibilidade.
    xxxxxxEscolha própria, devido ao prazer e satisfação proporcionados.
    O homem participa por seu desejo próprio e não por compulsão.
    Está relacionada à situação de liberdade e prazer.
    4. [QuestãoID 44216] Desenvolvendo a sua criatividade, o aluno desenvolve quais outras habilidades?

    Arte, solidariedade e criação.
    Fala, escuta e ação.
    xxxxxSenso crítico, imaginação e expressão.
    Coleguismo, participação e interação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua Colaboração.
      Sua visita é muito importante.
      Boa Sorte e bons estudos.

      Excluir
  6. Assinale a alternativa incorreta:
    Brincadeira é uma reprodução.
    Brincadeira é um fazer a mesma coisa.
    Brincadeira é um viver novamente.
    Brincadeira é uma imitação.
    Brincadeira é um criar e pensar.

    ResponderExcluir
  7. JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
    1. NO AMBIENTE ESCOLAR, OS PROFESSORES DEVEM INCLUIR TODO O TIPO DE JOGOS, VALORIZANDO ASSIM:

    1.1.o esforço físico.
    1.2. as habilidades e competências dos alunos.(correto)
    1.3. a competitividade.
    1.4.os aspectos emocionais do aluno.

    2. O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE GERA:

    2.1. a resolução lógica-padrão dos problemas cotidianos.
    2.2. aprimoramento do senso estético para a realização de trabalhos artísticos.
    2.3. novas idéias, melhoria da auto-imagem e auto-estima, e aprimoramento do senso crítico.(correto)
    2.4. apenas a melhoria das relações sociais.

    3. O brincar criativo está relacionado a um fator pelo qual as crianças buscam agir em diversos momentos em sua infância. Qual é?

    3.1. O prazer.(correto)
    3.2. A interação.
    3.3. A construção de brinquedos.
    3.4. A imaginação.

    4. Assinale a alternativa que mostra um dos objetivos dos jogos e brincadeiras.

    4.1 Ganhar o jogo.
    4.2 Companheirismo.
    4.3 Autonomia.(correto)
    4.4 Brincar livremente.

    5. Froebel, criador do Jardim de Infância, utilizava jogos em sua pedagogia porque acreditava que

    5.1 era importante inserir as brincadeiras simbólicas como forma de preparação para o trabalho.
    5.2. os brinquedos possuíam a característica intencional de contribuir para a formação das qualidades morais, por meio do uso das histórias, mitos, lendas, contos de fadas e fábulas.(correto)
    5.3. os brinquedos poderiam ajudar na aproximação entre pais e professores.
    5.4. os brinquedos educativos só podiam ser utilizados pelos adultos.
    6. ATUALMENTE, AS BRINCADEIRAS INFANTIS SÃO DIFERENTES DAQUELAS DO PASSADO. ISSO É DEVIDO À:

    6.1.televisão, que absorve a atenção e o tempo das crianças.
    6.2.tecnologia, à industrialização e à insegurança dos grandes centros urbanos.(correto)
    6.3.característica pouco criativa dos brinquedos de hoje.
    6.4.falta de curiosidade das crianças.

    7. Qual das alternativas abaixo cita três jogos que trabalham com as competências artísticas?

    7.1 Atividades de criação, atividades de artes visuais e atividades de desenho.
    7.2 Atividades de artes visuais, atividades de dança e atividades musicais.
    7.3 Atividades de artes plásticas, atividades teatrais e atividades musicais.(correto)
    7.4 Atividades de artes gráficas, atividades teatrais e atividades de dança.

    8. Leia abaixo:


    O jogo, o brinquedo e a brincadeira nos acompanham durante toda vida, e quando nos tornamos profissionais da educação, passamos a utilizá-los como ferramentas para transmitir, estimular e desafiar nossos alunos na construção do conhecimento dentro e fora da escola, porém

    8.1 não devemos deixar as crianças brincarem na escola.
    8.2 não aproveitamos corretamente essas poderosas ferramentas por que não fomos preparados para utilizá-las.(correto)
    8.3 não desperdiçamos oportunidades de troca de conhecimento.
    8.4 não reconhecemos a importância do brincar.

    9. Qual o importante papel que o brincar desempenha na vida escolar das crianças?

    9.1 Por meio do brincar a criança vivencia o que aprende.(correto)
    9.2 Por meio do brincar a criança aprende como se brinca.
    9.3 Por meio do brincar a criança discute com os colegas suas ideias.
    9.4 Por meio do brincar a criança se relaciona com os brinquedos.

    10. Como trabalhar com a diversidade de músicas presentes em nossa realidade hoje?

    10.1 Trabalhar apenas com músicas atuais que as crianças se interessam.
    10.2 Trabalhar apenas com músicas referentes à faixa etária das crianças.
    10.3 Com canções da faixa etária da criança e as atuais que ouvem e se interessam.(correto)
    10.4 Trabalhar apenas com as canções antigas, de roda e de ninar.

    ResponderExcluir
  8. Prova Online
    Disciplina: 100030 - JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:

    QUESTÃO 1
    A criatividade é a capacidade que todo ser humano tem de

    a ) respeitar e valorizar a expressão de seu grupo em qualquer circunstância.
    b ) criar obras artísticas de vanguarda, reconhecidas pela sociedade.
    c ) repetir padrões e comportamentos sociais, independentemente de sua classe social.
    x d )gerar novas ideias ou ações, independentemente de sua classe social, mas dependentemente de seu meio.

    QUESTÃO 2
    Na escola, a expressão dramática acontece quando

    a ) formamos um grupo de alunos que "têm jeito para serem atores".
    b ) propomos atividades corporais com recursos audiovisuais modernos.
    x c ) deixamos que o aluno invente suas histórias e as conte, representando-as à sua maneira.
    d ) fazemos um jogral com temática preestabelecida pelo professor.

    QUESTÃO 3
    Ser construtivista significa

    a ) trabalhar com fórmulas e regras preestabelecidas em sala de aula.
    b ) propor atividades repetitivas e aulas expositivas aos alunos.
    x c ) auxiliar o aluno na construção do conhecimento, mediando a relação sujeito-objeto.
    d ) propor atividades que explorem o pensamento divergente dos alunos.

    QUESTÃO 4
    Uma das principais funções do lazer no ambiente escolar é

    a ) promover a competição.
    b ) apresentar conteúdos curriculares.
    x c ) desenvolver a criatividade da criança.
    d ) promover o descanso das crianças.

    QUESTÃO 5
    As brincadeiras antigas trabalham com qual principal aspecto não tão trabalhado pelas brincadeiras atuais?

    a ) Os movimentos e a escrita.
    b ) A fala e a escuta.
    x c ) A criatividade e a coordenação motora.
    d ) A corrida.

    QUESTÃO 6
    O lazer exerce papel importante no trabalho da escola. Como ele deve acontecer?

    a ) De forma a organizar várias atividades para seguirem corretamente cada qual em sua vez.
    x b )De forma a qualificar o tempo de lazer das crianças para que tenham algum direcionamento nesse momento.
    c ) De forma a deixar as crianças livres para brincarem à vontade em seu tempo livre de lazer.
    d )De forma a deixar as crianças com apenas algum tempo livre para brincarem à vontade e, no tempo restante, direcionar alguma atividade.

    QUESTÃO 7
    O desenvolvimento de projetos de aprendizagem requer que professores e alunos

    x a ) tenham gosto pela pesquisa, inovação e trabalho.
    b ) sejam pontuais e criativos.
    c ) saibam respeitar o próximo.
    d ) pratiquem atividades lúdicas.

    QUESTÃO 8
    Do ponto de vista educacional, o jogo deve

    a ) estimular a individualidade da criança.
    x b ) oportunizar a participação ativa das crianças.
    c ) explorar a realidade.
    d ) promover a competição.

    QUESTÃO 9
    A recreação escolar engloba

    a ) música e dança.
    b ) treinamento de força física.
    c ) desporto competitivo.
    x d ) atividades que promovam a alegria dos participantes.

    QUESTÃO 10
    Em que momento acontece a avaliação das pessoas?

    a ) Na escola.
    x b ) Em todos os momentos da vida.
    c ) Em casa.
    d ) Na sala de aula

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...