Colaboração da aluna: KELI CRISTINA
FIGUEIREDO -
*********************************somente perguntas*****************************************
1 ) Quais são os
principais elementos da pesquisa-ação em educação?
A ) Articulação entre produção de
conhecimentos e ação educativa.
B ) Modalidade restrita à pesquisa no
ambiente escolar.
C ) Transformação dos sujeitos sociais.
D ) Desenvolvimento de uma ação de
intervenção pedagógica.
2 ) A metodologia de
um projeto de pesquisa apresenta
A ) as técnicas e instrumentos de
coleta, organização e análise dos dados.
B ) os autores a serem consultados na
análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos.
C ) a forma com que se organizam os
dados em uma pesquisa.
D ) uma proposta de interpretação para
a solução dos problemas detectados.
3 ) Quais são os
cuidados necessários na etapa da coleta de dados, num processo de pesquisa de
campo?
A ) Identificar o universo a ser
investigado, preparar os participantes para as entrevistas, cumprir
rigorosamente o projeto de pesquisa.
B ) Informar os participantes sobre a
pesquisa, aplicar o instrumento de pesquisa previamente planejado, refletir
sobre os referenciais
teórico-metodológicos da pesquisa.
C ) Neutralizar previamente o campo,
identificar os participantes, explicitar as referências teóricas.
D ) Neutralizar os participantes,
explicar a técnica usada, registrar rigorosamente os dados.
4 ) No que consiste a
"citação direta" num trabalho científico?
A ) Na apresentação de informações
completas do texto.
B ) Na apresentação interpretada do
texto lido.
C ) Na transcrição literal do texto
lido.
D ) Na identificação pelo último
sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
5 ) Qual a ordem
correta para apresentação dos resultados analisados em um trabalho científico?
A ) primeiro gráficos e tabelas, depois
os textos.
B ) primeiro as tabelas, depois os
gráficos sequenciados.
C ) primeiro as interpretações, depois
os dados e resultados.
D ) primeiro os dados, depois as
análises e interpretações.
6 ) Pesquisa é
A ) um procedimento recional e
sistemático que ajuda a interpretar a realidade.
B ) a ação prática, isto é, o modo de
agir e fazer ciência.
C ) um mecanismo de transformação do
mundo.
D ) a fundamentação teórica do
conhecimento científico.
7 ) Nos cursos de
graduação, especialização, mestrado e doutorado os trabalhos de pesquisa são,
respectivamente:
A ) monografia, trabalho de conclusão,
dissertação e artigo científico.
B ) trabalho de conclusão, artigo
científico, monografia e tese.
C ) monografia, resenha bibliográfica,
artigo científico e dissertação.
D ) trabalho de conclusão, monografia,
dissertação e tese.
8 ) A pesquisa
qualitativa em educação deve considerar os aspectos:
A ) de neutralidade científica e rigor
metodológico.
B ) de rigor dos procedimentos quantitativos.
C ) de objetividade e neutralidade.
D ) epistemológicos e metodológicos.
9 ) Na pesquisa em
educação, as modalidades da pesquisa qualitativa são:
A ) censitária, estatística e
intuitiva.
B ) experimental, factual e
estatística.
C ) de campo, oficial e experimental.
D ) numérica, bibliográfica e de campo.
10 ) Como técnica para
a realização da pesquisa-ação em educação, o planejamento participativo é:
A ) dialógico e decidido coletivamente.
B ) aceito pelos pesquisadores e
preestabelecido.
C ) participativo e pré-estruturado.
D ) dialógico e aceito pela comunidade.
11 ) A ordem das
seções de um trabalho acadêmico que apresenta uma pesquisa científica é:
A ) introdução, interpretação e
discussão dos dados, revisão bibliográfica, apresentação dos dados e conclusão.
B ) introdução, revisão bibliográfica,
apresentação dos dados, interpretação e discussão dos dados e conclusão.
C ) interpretação dos dados,
apresentação dos dados, revisão bibliográfica e conclusão.
D ) introdução, apresentação dos dados,
conclusão, interpretação e discussão dos dados.
12 ) Na introdução de
uma monografia, encontramos:
A ) revisão bibliográfica do tema,
formulação do problema, apresentação dos resultados.
B ) revisão bibliográfica do assunto,
apresentação dos resultados, formulação das hipóteses.
C ) revisão bibliográfica do assunto e
do tema, objetivos e hipóteses.
D ) contexto histórico do problema,
interpretação dos resultados, apresentação dos objetivos.
~Qual a resposta da 12?
ResponderExcluirBoa Tarde,
ResponderExcluirTenho apenas as perguntas.
Respostas: 1-a, 2-a, 3-b, 4-c, 5-d, 6-a, 7-d, 8-d, 9-d, 10-a, 11-b, 12-c.
ResponderExcluirabraços e bom estudos pra todos nós!
Mayara Muito obrigada flor.
ResponderExcluir:)
MUITO OBRIGADO POR SUA CONTRIBUIÇÃO NOS MEUS ESTUDOS...
ResponderExcluirSEU BLOG É 1000...
MUITO SUCESSO ...
OBRIGADO...
JVN
Por nada é um prazer ajudar.
ResponderExcluirfui responder minha prova por esta e saiu muitas erradas
ResponderExcluirSinto muito Sr. Anonimo mas não podemos confiar cegamente, pois são provas enviadas por diversas pessoas, sempre que realizo minhas provas procuro me certificar da resposta. Não confie 100% nos colegas as vezes eles se confundem.
ExcluirObrigada por sua visita ao blog.
Um forte abraço e bons estudos.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
METODOLOGIA DA PESQUISA
1. Como técnica para a realização da pesquisa-ação em educação, o planejamento participativo é
• dialógico e decidido coletivamente. CORRETA
• participativo e pré-estruturado.
• dialógico e aceito pela comunidade.
• aceito pelos pesquisadores e preestabelecido.
2. Leia abaixo:
Como um fenômeno propriamente humano, a educação implica a compreensão de que os indivíduos são produto e produtores dos processos educativos, pois, como afirmou Saviani: "[...] o trabalho educativo é o ato de produzir, em cada indivíduo singular, a humanidade que é histórica e coletivamente produzida pelo conjunto dos homens".
Qual o recurso metodológico usado pelo autor nesse texto?
• Citação indireta.
• Citação direta. CORRETA
• Apud.
• Referência.
3. Pesquisa é
• a ação prática, isto é, o modo de agir e fazer ciência.
• a fundamentação teórica do conhecimento científico.
• um procedimento racional e sistemático que ajuda a interpretar a realidade. CORRETA
• um mecanismo de transformação do mundo.
4. A ordem das seções de um trabalho acadêmico que apresenta uma pesquisa científica é
• interpretação dos dados, apresentação dos dados, revisão bibliográfica e conclusão.
• introdução, interpretação e discussão dos dados, revisão bibliográfica, apresentação dos dados e conclusão.
• introdução, revisão bibliográfica, apresentação dos dados, interpretação e discussão dos dados e conclusão. CORRETA
• introdução, apresentação dos dados, conclusão, interpretação e discussão dos dados.
O projeto político-pedagógico, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupasse em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão. Desse modo, o projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis
ResponderExcluirA) didático-pedagógico, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como instrumento regulador das atividades e metodológico.
B) como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade.
C) da gestão administrativa e financeira da escola, que deve ser conhecido por toda a comunidade escolar.
D) a nível governamental e da comunidade local, construído diretamente por esses agentes.
E) do currículo da escolar e do sistema avaliativo institucional