Colaboração da aluna: KELI CRISTINA
FIGUEIREDO -
*********************************somente perguntas*****************************************
A categorização das
necessidades especiais surgiu para:
A ) servir como referência para os
trabalhos pedagógicos.
B ) padronizar a educação dada a cada
uma das categorias.
C ) podermos agir uniformemente com
cada categoria em sala de aula.
D ) colocar cada indivíduo com seus
iguais e facilitar o tratamento.
2 ) É correto afirmar
que
A ) nem todos os indivíduos que têm
necessidades especiais possuem necessidades educacionais especiais.
B ) os apoios educacionais são
exclusivos de alunos que apresentem deficiências crônicas, problema mentais ou
emocionais.
C ) todos os indivíduos que têm
necessidades especiais possuem necessidades educacionais especiais.
D ) uma pessoa que for deficiente
físico, necessariamente terá alguma necessidade educacional especial.
3 ) A inclusão escolar
de alunos com necessidades educacionais especiais, no contexto escolar, deve se
basear em alguns fundamentos. Quais são esses fundamentos?
A ) Presença, participação e construção
de conhecimentos.
B ) Projeto Político Pedagógico,
presença e participação.
C ) Presença, participação e formação
de professores.
D ) Participação, especialização e
Projeto Político Pedagógico.
4 ) Leia abaixo:
Quando a Conferência
de Jomtien redefine Educação Básica, o estatuto desta não é o mesmo da Educação
Primária e, por isso, não compete somente à instituição escolar resolvê-la.
Para satisfazer às NEBAs, outras instâncias educativas de aprendizagem precisam
intervir, como
A ) o sistema judiciário, os meios de
comunicação e a escola.
B ) os meios de comunicação, a escola e
a sociedade civil.
C ) a família, a comunidade e os meios
de comunicação.
D ) a sociedade civil, o Estado e a
escola.
5 ) A discriminação
enfrentada por pessoas portadoras de deficiência é, por vezes, baseada em
A ) preconceitos.
B ) as respostas "2" e
"3" estão corretas.
C ) desconhecimento, por parte da
comunidade, das possibilidades que dispõem as pessoas portadoras de
deficiência.
D ) formação e perpetuação de barreiras
ambientais e atitudinais.
6 ) A segunda reunião
do Fórum Consultivo Internacional para Educação para Todos (EFA Fórum),
realizada em Nova Délhi, constatou que
A ) apenas um pequeno número de países
havia realizado esforços para atingir as metas.
B ) todos os países signatários haviam
começado a atingir as metas estabelecidas.
C ) não houve envolvimento
significativo em nenhum país participante da primeira reunião.
D ) apenas os países desenvolvidos tinham
conseguido atingir as metas.
7 ) Inclusão escolar é
um processo no qual
A ) somente a família deve buscar os
recursos necessários para inserir o aluno na escola regular.
B ) o aluno deve se adequar à escola,
ou seja, cabe ao aluno superar sozinho as demandas do contexto escolar por seu
mérito exclusivo, sem a
escola fazer nenhum tipo de adaptação.
C ) a validade se dá pela permanência
do aluno no espaço escolar, não importando como ocorre seu aprendizado.
D ) a escola possa favorecer não só o
acesso e a permanência, mas também o aproveitamento social e escolar, levando
em consideração as
singularidades de cada um, com ou sem
apoio especializado.
8 ) Segue abaixo:
Com a finalidade de
atender, em caráter provisório, alunos que apresentem dificuldades acentuadas
de aprendizagem ou condições de comunicação e sinalização diferenciadas dos
demais alunos e, que por isso, demandem ajudas e apoios intensos e contínuos,
as escolas podem, extraordinariamente, criar classes especiais. Que direitos
devem ser assegurados
aos alunos que irão
frequentar essas classes especiais?
A ) Professores especializados em
Educação Especial.
B ) Todas as respostas acima estão
corretas.
C ) Organização de classes conforme
necessidades educacionais especiais apresentadas, sem agrupar alunos com
diferentes tipos de deficiências.
D ) Equipamentos e materiais
específicos.
9 ) O currículo de uma
escola inclusiva deve estar voltado para
A ) atividades competitivas, visando ao
desenvolvimento dos alunos especiais.
B ) um ensino mecanicista e continuado,
visando ao conteúdo do aprendizado.
C ) atividades que promovam a cooperação
entre os alunos.
D ) trabalhos que busquem a comparação
entre os diversos alunos, para estimulá-los.
10 ) Em uma escola
inclusiva, o currículo
A ) refere-se apenas às adaptações
feitas para acomodar os alunos especiais, sem preocupação com os demais alunos.
B ) é dirigido aos procedimentos de
ensino.
C ) deve dar ênfase ao aluno especial.
D ) é montado de forma que o aluno
possa se adaptar a ele.
11 ) Leia abaixo:
A declaração que tem
como princípio orientador o fato de que as escolas devem acolher todas as
crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais,
emocionais, linguísticas e outras, denomina-se
A ) Declaração de Salamanca (1994).
B ) Declaração dos Princípios (1961).
C ) Declaração de Ottawa (1940).
D ) Declaração dos Direitos Humanos
(1948).
12 ) O orientador
educacional, como um profissional da área educacional, é aquele que
A ) tem uma atuação mais geral e
trabalha numa dinâmica inter-relacional da escola ou instituição.
B ) orienta o corpo docente sobre como
tratar os problemas de aprendizagem em salas especializadas.
C ) atua junto aos alunos, auxiliando
na identificação e resolução de problemas envolvidos no processo de aprender.
D ) trabalha com os sentimentos
individuais ou grupais, com vista à resolução de problemas que se caracterizam
mais pelo seu aspecto emocional
do que educacional.
Gostaria de saber as respostas das perguntas! alguém pode me ajudar! esse blog é muito bom! quero continuar sempre se me ajudarem!
ResponderExcluirVamos ver se alguém envia também não tenho!.
ExcluirObrigada por sua colaboração
;)
Não adianta só as perguntas, como saberemos quais estão certas?
ResponderExcluirJá pensou em verificar com seus colegas, tutor e até mesmo procurar no material a resposta?
ExcluirCaso ache compartilhe conosco.
;)
Ótimo site!!!!!! Obrigada!!!
ResponderExcluirOlá obrigada por sua COLABORAÇÃO.
ExcluirQuestãoID 60107] A categorização das necessidades especiais surgiu para
ResponderExcluirResposta: Letra C,questão 1. Essa resposta está correta. Prova LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Gentileza me responder com urgência: Meu email é
romlm@yahoo.com.br
?????????????
ExcluirNão entendi seu comentário.
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ResponderExcluir1. A segunda reunião do Fórum Consultivo Internacional para Educação para Todos (EFA Fórum), realizada em Nova Délhi, constatou que
apenas um pequeno número de países havia realizado esforços para atingir as metas.
não houve envolvimento significativo em nenhum país participante da primeira reunião.
apenas os países desenvolvidos tinham conseguido atingir as metas.
todos os países signatários haviam começado a atingir as metas estabelecidas.
2. A diferença fundamental entre "Educação para Todos" e "Educação Básica para Todos' é
a definição de uma educação capaz de satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem de jovens e adultos na Educação Básica para Todos.
a visão, estabelecida pela Educação para Todos, de que a educação não compete somente à escola.
o estabelecimento de necessidades básicas de aprendizagem existente na Educação para Todos.
a preferência de atendimento à Educação Fundamental estabelecida pela Educação Básica para Todos.
3. Os professores formados sob a óptica inclusivista
têm sua atenção voltada para a potencialidade de cada um de seus alunos.
são todos especialistas em Educação Especial.
têm baixa expectativa em relação à capacidade de seus alunos para aprender.
preocupam-se apenas em superar as deficiências de aprendizagem.
4. A maior crítica à edição de leis específicas para a Educação Especial alegava que
elas provocam o aumento da segregação e da estigmatização.
as leis não atendem aos portadores de necessidades especiais.
as leis só servem aos que não precisam delas.
as leis são feitas por especialistas.
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ResponderExcluir1. A segunda reunião do Fórum Consultivo Internacional para Educação para Todos (EFA Fórum), realizada em Nova Délhi, constatou que
apenas um pequeno número de países havia realizado esforços para atingir as metas.
não houve envolvimento significativo em nenhum país participante da primeira reunião.
apenas os países desenvolvidos tinham conseguido atingir as metas.CORRETA
todos os países signatários haviam começado a atingir as metas estabelecidas.
2. A diferença fundamental entre "Educação para Todos" e "Educação Básica para Todos' é
a definição de uma educação capaz de satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem de jovens e adultos na Educação Básica para Todos.CORRETA
a visão, estabelecida pela Educação para Todos, de que a educação não compete somente à escola.
o estabelecimento de necessidades básicas de aprendizagem existente na Educação para Todos.
a preferência de atendimento à Educação Fundamental estabelecida pela Educação Básica para Todos.
3. Os professores formados sob a óptica inclusivista
têm sua atenção voltada para a potencialidade de cada um de seus alunos.CORRETA
são todos especialistas em Educação Especial.
têm baixa expectativa em relação à capacidade de seus alunos para aprender.
preocupam-se apenas em superar as deficiências de aprendizagem.
4. A maior crítica à edição de leis específicas para a Educação Especial alegava que
elas provocam o aumento da segregação e da estigmatização.CORRETA
as leis não atendem aos portadores de necessidades especiais.
as leis só servem aos que não precisam delas.
as leis são feitas por especialistas.
Obrigada por sua colaboração (:))
ExcluirRespostas das questões sobre Legislação e Políticas Públicas em Educação Inclusiva:
ResponderExcluir1-a, 2-a, 3-a, 4-c, 5-a, 6-d, 7-d, 8-b, 9-c, 10-b, 11-d, 12-a.