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1. PSICOMOTRICIDADE É A INTEGRAÇÃO DAS FUNÇÕES
MOTORAS, AFETIVAS E COGNITIVAS. PODEMOS DIZER ENTÃO QUE:
·
as crianças pequenas, ao contrário dos adultos, necessitam se
expressar por meio da inteligência e do pensamento lógico.
·
a educação infantil deve propiciar a
expressão por meio do movimento, pois ele auxilia o desenvolvimento das funções
da inteligência. (correta)
·
os comportamentos motor, emocional e intelectual são determinados
pela maturação do sistema nervoso parassimpático.
·
as crianças que apresentam problemas psicomotores possuem
deficiência mental e uma dificuldade de se relacionar emocionalmente com o
meio.
2. DE ACORDO COM A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS
MÚLTIPLAS,
·
alguns não conseguem aprender porque possuem defasagem na sua
inteligência geral.
·
a inteligência se manifesta por meio de
várias habilidades, que devem ser valorizadas pela escola. (correta)
·
crianças que apresentam baixo desempenho escolar são menos
inteligentes.
·
a escola deve priorizar o desenvolvimento de habilidades
lógico-matemáticas e verbais de seus alunos, pois são mais importantes ao
aprendizado.
3. NA ESCOLA É COMUM A OCORRÊNCIA DE FURTOS POR
PARTE DE ALUNOS. NESSE TIPO DE SITUAÇÃO É DESEJÁVEL QUE:
·
a família se encarregue de repreender o aluno, eximindo a escola
dessa responsabilidade.
·
a escola aplique uma suspensão ao aluno.
·
o professor procure compreender a situação e
o contexto do furto, procurando observar as motivações que levaram o aluno a
furtar. (correta)
·
a situação do furto seja ignorada pelo professor, pois o fato de
ter furtado não caracteriza o aluno como tendo um problema de caráter.
4. A PROFECIA AUTO-REALIZADORA REFERE-SE:
·
ao medo dos familiares de que o filho reprove na escola.
·
à crença dos alunos de um determinado segmento social e cultural,
de que se sairão bem em determinadas áreas de conhecimento.
·
à postura de alguns pais e professores de
depositar em seus filhos e alunos altas expectativas quanto ao rendimento
escolar. (correta)
·
à ampla capacidade que os professores têm de identificar as
necessidades dos seus alunos.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 2
DIMENSÕES DA NÃO-APRENDIZAGEM
1. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE AO CONCEITO DE DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM.
É uma doença mental provocada por situações traumáticas vivenciadas na escola.
São alterações internas que afetam as funções cerebrais necessárias à aprendizagem.CORRETA
É um desempenho escolar abaixo da média devido a uma limitação da inteligência.
São alterações no comportamento adaptativo de uma pessoa.
2. NA ESCOLA É COMUM A OCORRÊNCIA DE FURTOS POR PARTE DE ALUNOS. NESSE TIPO DE SITUAÇÃO É DESEJÁVEL QUE:
o professor procure compreender a situação e o contexto do furto, procurando observar as motivações que levaram o aluno a furtar. CORRETA
a situação do furto seja ignorada pelo professor, pois o fato de ter furtado não caracteriza o aluno como tendo um problema de caráter.
a família se encarregue de repreender o aluno, eximindo a escola dessa responsabilidade.
a escola aplique uma suspensão ao aluno.
3. A LATERALIDADE É UM DOS ELEMENTOS DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR QUE SE CARACTERIZA COMO SENDO:
o conhecimento pela criança do lado esquerdo e do direito em relação ao próprio corpo e aos objetos.
a capacidade da criança de se equilibrar no espaço.
a capacidade de se orientar no espaço e de perceber onde estão os objetos, uns com relação aos outros.
a dominância de um lado do corpo em relação a outro, levando-se em conta a força e a precisão. CORRETA
4. PSICOMOTRICIDADE É A INTEGRAÇÃO DAS FUNÇÕES MOTORAS, AFETIVAS E COGNITIVAS. PODEMOS DIZER ENTÃO QUE:
a educação infantil deve propiciar a expressão por meio do movimento, pois ele auxilia o desenvolvimento das funções da inteligência. CORRETA
os comportamentos motor, emocional e intelectual são determinados pela maturação do sistema nervoso parassimpático.
as crianças que apresentam problemas psicomotores possuem deficiência mental e uma dificuldade de se relacionar emocionalmente com o meio.
as crianças pequenas, ao contrário dos adultos, necessitam se expressar por meio da inteligência e do pensamento lógico.
Obrigada por sua colaboração.
ResponderExcluir1. EMBORA A DISLEXIA SEJA UM DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LEITURA E ESCRITA,
ResponderExcluiré possível observar a sua ocorrência em crianças não-alfabetizadas por meio de alguns indicadores. Assinale a alternativa que corresponde a um desses indicadores:
a enurese noturna.
a deficiência mental.
timidez e imaturidade.
a presença de dislexia em algum membro da família.
2. A FUGA É UM COMPORTAMENTO CARACTERIZADO PELO ABANDONO SÚBITO DE UMA SITUAÇÃO E/OU LOCAL. NA ESCOLA, ESSE COMPORTAMENTO PODE INDICAR QUE A CRIANÇA:
possui algum distúrbio mental.
não gosta de estudar.
está passando por dificuldades de aprendizagem e relacionamento.
não tem responsabilidade.
3. APESAR DE UM DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM RELACIONAR-SE ÀS CONDIÇÕES INTERNAS DO ALUNO, PODEMOS AFIRMAR QUE:
esse distúrbio pode ser curado com uma boa intervenção médica.
o ambiente sociocultural e educativo, quando bem estruturado, pode minimizar os efeitos do distúrbio sobre a aprendizagem.
o aluno pode ser responsabilizado pelo seu fracasso na aprendizagem.
todo distúrbio de aprendizagem decorre de problemas emocionais.
4. NO AMBIENTE ESCOLAR, A PROFECIA AUTORREALIZADORA REFERE-SE:
à ampla capacidade dos professores para identificar quais vêm a ser as necessidades de seus alunos.
à postura de alguns professores que esperam um desempenho escolar muito baixo dos alunos.
ao medo manifestado pelos pais e mães de que seus filhos venham a sofrer um reprovação na escola.
à crença dos alunos de certo segmento sociocultural, de que se sairão bem em determinadas áreas do saber.