segunda-feira, julho 23, 2012

Prova Legislação e Políticas públicas em Educação inclusiva [Pós Graduaçãoe em Supervisão e Orientação Eduacional] ]


Colaboração da aluna:  KELI CRISTINA FIGUEIREDO - 

*********************************somente perguntas*****************************************
 
A categorização das necessidades especiais surgiu para:
A ) servir como referência para os trabalhos pedagógicos.
B ) padronizar a educação dada a cada uma das categorias.
C ) podermos agir uniformemente com cada categoria em sala de aula.
D ) colocar cada indivíduo com seus iguais e facilitar o tratamento.

2 ) É correto afirmar que
A ) nem todos os indivíduos que têm necessidades especiais possuem necessidades educacionais especiais.
B ) os apoios educacionais são exclusivos de alunos que apresentem deficiências crônicas, problema mentais ou emocionais.
C ) todos os indivíduos que têm necessidades especiais possuem necessidades educacionais especiais.
D ) uma pessoa que for deficiente físico, necessariamente terá alguma necessidade educacional especial.

3 ) A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, no contexto escolar, deve se basear em alguns fundamentos. Quais são esses fundamentos?
A ) Presença, participação e construção de conhecimentos.
B ) Projeto Político Pedagógico, presença e participação.
C ) Presença, participação e formação de professores.
D ) Participação, especialização e Projeto Político Pedagógico.

4 ) Leia abaixo:
Quando a Conferência de Jomtien redefine Educação Básica, o estatuto desta não é o mesmo da Educação Primária e, por isso, não compete somente à instituição escolar resolvê-la. Para satisfazer às NEBAs, outras instâncias educativas de aprendizagem precisam intervir, como
A ) o sistema judiciário, os meios de comunicação e a escola.
B ) os meios de comunicação, a escola e a sociedade civil.
C ) a família, a comunidade e os meios de comunicação.
D ) a sociedade civil, o Estado e a escola.

5 ) A discriminação enfrentada por pessoas portadoras de deficiência é, por vezes, baseada em
A ) preconceitos.
B ) as respostas "2" e "3" estão corretas.
C ) desconhecimento, por parte da comunidade, das possibilidades que dispõem as pessoas portadoras de deficiência.
D ) formação e perpetuação de barreiras ambientais e atitudinais.

6 ) A segunda reunião do Fórum Consultivo Internacional para Educação para Todos (EFA Fórum), realizada em Nova Délhi, constatou que
A ) apenas um pequeno número de países havia realizado esforços para atingir as metas.
B ) todos os países signatários haviam começado a atingir as metas estabelecidas.
C ) não houve envolvimento significativo em nenhum país participante da primeira reunião.
D ) apenas os países desenvolvidos tinham conseguido atingir as metas.

7 ) Inclusão escolar é um processo no qual
A ) somente a família deve buscar os recursos necessários para inserir o aluno na escola regular.
B ) o aluno deve se adequar à escola, ou seja, cabe ao aluno superar sozinho as demandas do contexto escolar por seu mérito exclusivo, sem a
escola fazer nenhum tipo de adaptação.
C ) a validade se dá pela permanência do aluno no espaço escolar, não importando como ocorre seu aprendizado.
D ) a escola possa favorecer não só o acesso e a permanência, mas também o aproveitamento social e escolar, levando em consideração as
singularidades de cada um, com ou sem apoio especializado.

8 ) Segue abaixo:
Com a finalidade de atender, em caráter provisório, alunos que apresentem dificuldades acentuadas de aprendizagem ou condições de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos e, que por isso, demandem ajudas e apoios intensos e contínuos, as escolas podem, extraordinariamente, criar classes especiais. Que direitos devem ser assegurados
aos alunos que irão frequentar essas classes especiais?
A ) Professores especializados em Educação Especial.
B ) Todas as respostas acima estão corretas.
C ) Organização de classes conforme necessidades educacionais especiais apresentadas, sem agrupar alunos com diferentes tipos de deficiências.
D ) Equipamentos e materiais específicos.

9 ) O currículo de uma escola inclusiva deve estar voltado para
A ) atividades competitivas, visando ao desenvolvimento dos alunos especiais.
B ) um ensino mecanicista e continuado, visando ao conteúdo do aprendizado.
C ) atividades que promovam a cooperação entre os alunos.
D ) trabalhos que busquem a comparação entre os diversos alunos, para estimulá-los.

10 ) Em uma escola inclusiva, o currículo
A ) refere-se apenas às adaptações feitas para acomodar os alunos especiais, sem preocupação com os demais alunos.
B ) é dirigido aos procedimentos de ensino.
C ) deve dar ênfase ao aluno especial.
D ) é montado de forma que o aluno possa se adaptar a ele.

11 ) Leia abaixo:
A declaração que tem como princípio orientador o fato de que as escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas e outras, denomina-se
A ) Declaração de Salamanca (1994).
B ) Declaração dos Princípios (1961).
C ) Declaração de Ottawa (1940).
D ) Declaração dos Direitos Humanos (1948).

12 ) O orientador educacional, como um profissional da área educacional, é aquele que
A ) tem uma atuação mais geral e trabalha numa dinâmica inter-relacional da escola ou instituição.
B ) orienta o corpo docente sobre como tratar os problemas de aprendizagem em salas especializadas.
C ) atua junto aos alunos, auxiliando na identificação e resolução de problemas envolvidos no processo de aprender.
D ) trabalha com os sentimentos individuais ou grupais, com vista à resolução de problemas que se caracterizam mais pelo seu aspecto emocional
do que educacional.

12 comentários:

  1. Gostaria de saber as respostas das perguntas! alguém pode me ajudar! esse blog é muito bom! quero continuar sempre se me ajudarem!

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    1. Vamos ver se alguém envia também não tenho!.
      Obrigada por sua colaboração
      ;)

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  2. Não adianta só as perguntas, como saberemos quais estão certas?

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    Respostas
    1. Já pensou em verificar com seus colegas, tutor e até mesmo procurar no material a resposta?
      Caso ache compartilhe conosco.
      ;)

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  3. Ótimo site!!!!!! Obrigada!!!

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  4. QuestãoID 60107] A categorização das necessidades especiais surgiu para
    Resposta: Letra C,questão 1. Essa resposta está correta. Prova LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Gentileza me responder com urgência: Meu email é
    romlm@yahoo.com.br

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  5. LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    1. A segunda reunião do Fórum Consultivo Internacional para Educação para Todos (EFA Fórum), realizada em Nova Délhi, constatou que

    apenas um pequeno número de países havia realizado esforços para atingir as metas.
    não houve envolvimento significativo em nenhum país participante da primeira reunião.
    apenas os países desenvolvidos tinham conseguido atingir as metas.
    todos os países signatários haviam começado a atingir as metas estabelecidas.
    2. A diferença fundamental entre "Educação para Todos" e "Educação Básica para Todos' é

    a definição de uma educação capaz de satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem de jovens e adultos na Educação Básica para Todos.
    a visão, estabelecida pela Educação para Todos, de que a educação não compete somente à escola.
    o estabelecimento de necessidades básicas de aprendizagem existente na Educação para Todos.
    a preferência de atendimento à Educação Fundamental estabelecida pela Educação Básica para Todos.
    3. Os professores formados sob a óptica inclusivista

    têm sua atenção voltada para a potencialidade de cada um de seus alunos.
    são todos especialistas em Educação Especial.
    têm baixa expectativa em relação à capacidade de seus alunos para aprender.
    preocupam-se apenas em superar as deficiências de aprendizagem.
    4. A maior crítica à edição de leis específicas para a Educação Especial alegava que

    elas provocam o aumento da segregação e da estigmatização.
    as leis não atendem aos portadores de necessidades especiais.
    as leis só servem aos que não precisam delas.
    as leis são feitas por especialistas.

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  6. LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    1. A segunda reunião do Fórum Consultivo Internacional para Educação para Todos (EFA Fórum), realizada em Nova Délhi, constatou que

    apenas um pequeno número de países havia realizado esforços para atingir as metas.
    não houve envolvimento significativo em nenhum país participante da primeira reunião.
    apenas os países desenvolvidos tinham conseguido atingir as metas.CORRETA
    todos os países signatários haviam começado a atingir as metas estabelecidas.
    2. A diferença fundamental entre "Educação para Todos" e "Educação Básica para Todos' é

    a definição de uma educação capaz de satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem de jovens e adultos na Educação Básica para Todos.CORRETA
    a visão, estabelecida pela Educação para Todos, de que a educação não compete somente à escola.
    o estabelecimento de necessidades básicas de aprendizagem existente na Educação para Todos.
    a preferência de atendimento à Educação Fundamental estabelecida pela Educação Básica para Todos.
    3. Os professores formados sob a óptica inclusivista

    têm sua atenção voltada para a potencialidade de cada um de seus alunos.CORRETA
    são todos especialistas em Educação Especial.
    têm baixa expectativa em relação à capacidade de seus alunos para aprender.
    preocupam-se apenas em superar as deficiências de aprendizagem.
    4. A maior crítica à edição de leis específicas para a Educação Especial alegava que

    elas provocam o aumento da segregação e da estigmatização.CORRETA
    as leis não atendem aos portadores de necessidades especiais.
    as leis só servem aos que não precisam delas.
    as leis são feitas por especialistas.

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  7. Respostas das questões sobre Legislação e Políticas Públicas em Educação Inclusiva:
    1-a, 2-a, 3-a, 4-c, 5-a, 6-d, 7-d, 8-b, 9-c, 10-b, 11-d, 12-a.

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