FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE
HISTÓRIA
1. LEIA ABAIXO:
- Assinale a alternativa que
indica o modo de produção em que a fabricação dos produtos é acelerada e o
trabalhador dedica-se à
confecção segmentada das mercadorias, gerando a divisão do trabalho.
- Agricultura.
- Artesanato.
- Manufatura.
- Maquinofatura.
2. PARA QUE O ALUNO ELABORE
DETERMINADO TIPO DE CONHECIMENTO RELACIONADO À HISTÓRIA E À GEOGRAFIA,
- é preciso que ele tenha ferramentas suficientes para manusear as informações que lhe são propostas, inteirar-se e aprender diferentes conceitos relacionados a essas disciplinas. Assinale a alternativa que melhor se enquadra aos conceitos sugeridos.
- Para que se compreenda a dinâmica das sociedades, é relevante que o aluno saiba localizar determinada sociedade no tempo e saiba que rios são os mais significativos para sociedade atual.
- A variedade dos conceitos e enfoques envolvidos na produção de um conhecimento desse tipo se resume no fato de que o estudo da História exige do professor uma compreensão total da geografia mundial.
- Para que o aluno tenha a capacidade de bem compreender a sua realidade e a história humana, é preciso que ele saiba desenvolver a ideia de tempo histórico e conheça a geografia contemporânea.
- São relevantes para essa compreensão da História os conceitos de fato, sujeito e tempo históricos. Da mesma forma, o ensino da Geografia deve trabalhar as noções de paisagem, território e lugar.
3. O TRABALHADOR QUE
PROJETA, PREPARA A MATÉRIA-PRIMA, ELABORA O PRODUTO E O COMERCIALIZA É O:
- artesão.
- operário.
- mestre.
- agricultor.
4. UMA FORMA DE MOSTRAR À
CRIANÇA A RELAÇÃO DA SUA VIDA PESSOAL COM O CONTEXTO SOCIAL É O EXERCÍCIO LINHA
DA VIDA II QUE,
- por meio da pesquisa, leva a criança ao contato com os fatos marcantes de sua cidade, de seu país e do mundo. Para a realização desse exercício, o professor deve:
- trabalhar com as crianças, porém sem organizar anteriormente os passos do trabalho, para permitir que as surpresas tragam maior qualidade aos resultados do trabalho.
- avaliar o melhor momento para a realização desse exercício longo, organizando o material de pesquisa e de registro previamente com a participação das crianças.
- deixar as crianças bastante livres para realizarem a organização dos materiais, das pesquisas e dos registros - sua interferência limitaria a ação e as conquistas das crianças.
- organizar tudo sozinho, eliminando a participação das crianças durante o processo de organização do material e das pesquisas, para que não ocorra nenhum problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!