sábado, julho 07, 2012

Prova N2 de Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História


FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
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1. LEIA ABAIXO:


  • Assinale a alternativa que indica o modo de produção em que a fabricação dos produtos é acelerada e o trabalhador dedica-se à
    confecção segmentada das mercadorias, gerando a divisão do trabalho.

  • Agricultura.
  • Artesanato.
  • Manufatura.
  • Maquinofatura.
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2. PARA QUE O ALUNO ELABORE DETERMINADO TIPO DE CONHECIMENTO RELACIONADO À HISTÓRIA E À GEOGRAFIA,


  • é preciso que ele tenha ferramentas suficientes para manusear as informações que lhe são propostas, inteirar-se e aprender diferentes conceitos relacionados a essas disciplinas. Assinale a alternativa que melhor se enquadra aos conceitos sugeridos.

  • Para que se compreenda a dinâmica das sociedades, é relevante que o aluno saiba localizar determinada sociedade no tempo e saiba que rios são os mais significativos para sociedade atual.
  • A variedade dos conceitos e enfoques envolvidos na produção de um conhecimento desse tipo se resume no fato de que o estudo da História exige do professor uma compreensão total da geografia mundial.
  • Para que o aluno tenha a capacidade de bem compreender a sua realidade e a história humana, é preciso que ele saiba desenvolver a ideia de tempo histórico e conheça a geografia contemporânea.
  • São relevantes para essa compreensão da História os conceitos de fato, sujeito e tempo históricos. Da mesma forma, o ensino da Geografia deve trabalhar as noções de paisagem, território e lugar.
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3. O TRABALHADOR QUE PROJETA, PREPARA A MATÉRIA-PRIMA, ELABORA O PRODUTO E O COMERCIALIZA É O:

  • artesão.
  • operário.
  • mestre.
  • agricultor.
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4. UMA FORMA DE MOSTRAR À CRIANÇA A RELAÇÃO DA SUA VIDA PESSOAL COM O CONTEXTO SOCIAL É O EXERCÍCIO LINHA DA VIDA II QUE,


  • por meio da pesquisa, leva a criança ao contato com os fatos marcantes de sua cidade, de seu país e do mundo. Para a realização desse exercício, o professor deve:

  • trabalhar com as crianças, porém sem organizar anteriormente os passos do trabalho, para permitir que as surpresas tragam maior qualidade aos resultados do trabalho.
  • avaliar o melhor momento para a realização desse exercício longo, organizando o material de pesquisa e de registro previamente com a participação das crianças.
  • deixar as crianças bastante livres para realizarem a organização dos materiais, das pesquisas e dos registros - sua interferência limitaria a ação e as conquistas das crianças.
  • organizar tudo sozinho, eliminando a participação das crianças durante o processo de organização do material e das pesquisas, para que não ocorra nenhum problema.

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