Vivo ou Morto
As crianças formam uma fila,
e alguém ficará gritando: "Vivo" ou "Morto".
Quando gritar “vivo” devem
ficar de pé, quando ele gritar "morto" devem abaixar-se. A pessoa que
está gritando o vivo ou morto deve fazer isso rapidamente e ir alternando, se
gritou “vivo” ao invés de em seguida gritar “morto”, pode repetir “vivo”
novamente para que as crianças que não estão alerta se confundam. Aqueles que
forem errando, vão saindo até que só sobre um, que será o vencedor!
O bobo de quatro Cantos
Essa brincadeira é indicada
para cinco pessoas, é parecida com o “João bobo”. Deve ser desenvolvida em
ambiente fechado e amplo.
Escolhe-se uma das 05
pessoas que ficará no meio (o “bobo”), enquanto outras quatro pessoas ficam
ocupando os cantos do compartimento (cada pessoa em um canto).
Inicia-se a brincadeira com
as pessoas que estão nos cantos trocando de lugar umas com as outras, sem
deixar o "bobo" ocupar seu canto. O “bobo” fica alerta para tentar
correr e pegar o canto de alguém, a pessoa que perder o canto passa a ser o
'bobo' continuando a brincadeira.
Telefone sem Fio
Forma-se
uma roda com as crianças! O professor escolhe uma frase e fala no ouvido da
primeira criança (sem deixar o restante escutar), essa criança faz o mesmo com
a que está do seu lado, e vai passando a frase pela roda toda até que a
"frase" dê uma volta completa no círculo. Não esquecer que ninguém
pode repetir a frase dita ao ouvido do outro, aquele que ouviu tem que passar adiante
do modo como entendeu. Ao passar por todos, pedir para que o último a ouvir
repita a frase em voz alta. È divertido ver que a frase dita no inicio da
brincadeira chegará ao final com sentido totalmente diferente ou até mesmo sem
sentido.
Faz com que a criança aprenda
a ficar alerta ao que ouve.
Passando o Anel
Colocar todos em um círculo
e uma pessoa é escolhida para "passar o anel", ela deve colocar o
anel entre suas mão, na posição como se fosse rezar.
Todas as outras crianças do
círculo devem colocar as mãos em posição de reza e então a pessoa que está
passando o anel vai colocar suas mãos entres as mãos das outras, passando um a
um, em uma dessas pessoas disfarçadamente deixar o cair o anel nas mãos, a
pessoa que recebeu o anel continua calada, e a outra continua passando entre as
mãos do restante.
Quando já tiver passado pela
mão de todos, a pessoa do anel escolhe alguém do círculo (que não esteja com o
anel) e pergunta para esse alguém com quem ele acha que o anel está. Se acertar
ele vai passar o anel, caso contrário o que está com o anel na mão é quem vai
ser o próximo a passar e escolher pessoas diferentes.
O Elefante Colorido
Uma das crianças do grupo
grita: "Elefante colorido",
e o restante do grupo responde: "Que
cor? ".
Quando a primeira criança
diz a cor, todos correm para tocar em um objeto que tenha a cor escolhida, o
primeiro que conseguir encontrar o objeto vai iniciar a próxima jogada.
O bobo e o maestro
Brincadeira que exige
atenção por parte das crianças! Escolhe
02 crianças, uma para ser o “bobo”. Manda que ele fique de costas e escolhe a
outra que deve ser o “maestro”.
Escolhido o maestro, todos
sentam no chão formando um círculo e chamam o bobo. Antes que o bobo chegue o
maestro começa a fazer gestos, bate palma, põe a mão na cabeça, depois muda e
fica balançando os braços, etc...
Todos devem estar atentos
olhando disfarçadamente para o maestro, repetindo tudo exatamente como ele sem
deixar que o bobo perceba.
O bobo então tem que acertar
quem é o maestro, se acertar o maestro passa a ser o novo bobo, se errar três
tentativas a partida é repetida.
Dança da Cadeira
É uma brincadeira com música. Utilizando
cadeiras, sempre uma cadeira a menos que o número de participantes.
As cadeiras colocadas em forma de um
círculo, os participantes ficam girando em volta das cadeiras, ao som de uma
música. Alguém ficará monitorando a música e de vez em quando para de tocar,
quando a música parar, todos devem sentar rapidamente. Como há uma cadeira a
menos, um participante sobrará, esse é eliminado da rodada. Retira-se uma
cadeira a cada nova rodada, dos dois últimos, o que sentar na cadeira vence!
Adedonha
Brincadeira que auxilia no
desenvolvimento do raciocínio. Cada participante pega uma folha de papel e
divide em várias colunas, e em cada coluna coloca um assunto, esse assunto que
irá ser utilizado já deve ter sido combinado entre os participantes.
Os mais usados são: "Nome Próprio, Lugar, Objeto, Animal,
carro, Cor, Fruta....", deixa-se uma coluna para o "total de
pontos".
Numa espécie de "par ou
ímpar" todo mundo coloca uma quantidade de dedos, só que ao invés de
contar "1,2,3,4.." conta-se "A,B,C,D,E...".
Se Pega a letra “escolhida”
e começam a preencher as colunas. Por exemplo, se der "A", eles devem
colocar um nome próprio com "a" em sua respectiva coluna; um lugar
com a letra "A" na coluna seguinte e assim sucessivamente até
preencher todas as colunas.
Quem não conseguir preencher
alguma coluna deixa vazio mesmo. Depois é só contar o número de pontos: cada
campo preenchido vale dez pontos, o que estiver vazio fica com zero, e aquele
que tiver colocado o mesmo que o outro colocou, cada um fica com cinco pontos.
Quem for mais criativo e
colocar um nome estranho, mas que exista de verdade terá mais chances de
vencer. No final soma todos os pontos, vence quem tiver mais.
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