quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Está incompleto mas já ajuda, rs


PROFISSÃO DOCENTE




Comente a frase: “(...) os programas de formação de docentes estão impregnados de diferentes concepções, refletindo uma prática que ainda tem como base o domínio do conteúdo específico desarticulado da realidade”.
Resp.:
“A formação docente deve estar em consonância com o momento
histórico vivido". Comente a afirmação.
A autora Guiomar Namo de Mello aponta uma discrepância entre a formação do
professor e a realidade do ensino básico no Brasil? Qual seria esse problema? Cite
uma solução apontada pela autora.
A Autora Guiomar Namo de Mello aponta uma discrepância entre a formação do professor e a realidade do ensino básico no Brasil. Qual seria esse problema? Cite uma solução apontada pela autora. (pag. 47)
Conhecimento das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de modo autônomo frente aos conflitos, dilemas da profissão da educação em geral.
A formação docente deve estar em consonância com o momento histórico vivido". Comente a afirmação.
É não estar indiferente as características e mudanças da sociedade. Estar atento e aberto as mudanças pessoais e profissional.
Anisio Teixeira, em 1933 propos mudanças na formação docente e fazia criticas a
escola normal; Que criticas eram essas? O que ele propunha para mudar esse quadro?
R;
Anísio Teixeira, em 1933 propôs mudanças na formação docente e fazia criticas a escola normal; Que criticas eram essas? O que ele propunha para mudar esse quadro?
A escola normal não cumpria a sua principal obrigação, de qualificar o profissional docente. Anísio propôs a reestruturação curricular da escola normal.
Comente a frase (...) a prática profissional constitui um lugar original de formação e produção de saberes práticos (...)
A prática se constitui em um espaço de aprendizagem autônoma, ou seja, por mais que o docente recebe no curso de graduação uma grande bagagem de conteúdos teóricos, a sua prática é algo individual, pois cada um tem uma forma de trabalho, fora que o docente em sala, ira verificar como é a escola, como são os seus alunos, a comunidade em que está inserida, para aí sim, planejar a sua forma de trabalho, por isso todo ano é diferente do ano anterior.
Comente a frase(...) a prática profissional constitui um lugar original de formação e
produção de saberes práticos(...)
Comente a frase: “ (...) tal proletarização tem gerado, por parte dos prof°, uma maior consciência do fato de que, para mudar esta situação é imprescindível a busca pelo profissionalismo (...)”.  
O profissional de educação deve fazer sempre pesquisas, atualizando-se, agir e ser critico sobre as suas práticas cotidianas, ou seja, buscar sempre a atualidade.
Comente a ideia de Paulo Freire "(...) quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender (...).  essa Idea mostra claramente a troca em que deve haver entre o professor e o aluno, em que ambos tendem a oferecerem muito ao outro.
Confrontar teoria e prática faz parte das atitudes que constituem a identidade docente. Comente esta afirmação.
O professor deve estar sempre atento e verificar a atualidade. Deve fazer sempre pesquisas, atualizar-se, agir criticamente sobre as suas práticas cotidianas.
Gatti (2003) cita que a formação continuada de professores é composta por uma
multiplicidade de dimensões, cite duas delas e explique. Gabarito- pag.79
R; Especialidade: envolve a atualização de conhecimentos dos professores, estando ancorada na constante reavaliação do saber que deve ser escolarizável, é a que mais direciona a procura por projetos de formação continuada;
Didática Pedagógica: envolve o desempenho de funções docentes e a pratica social contextualizada. Parte-se da compreensão de que a pratica docente é uma pratica social, e como tal historicamente definida pelos valores postos no contexto;
Pessoal e Social: envolve a perspectiva da formação pessoal e do autoconhecimento, focada na necessidade de entender o mundo e sua inserção profissional neste mundo;
Expressivo Comunicativa: refere-se a valorização do potencial dos professores de sua criatividade e expressividade no processo de ensinar e aprender;
Histórico Cultural: esta dimensão diz respeito ao conhecimento dos aspectos históricos, econômicos, políticos, sociais e culturais;
Gatti (2003) cita que a formação continuada de professores é composta por uma multiplicidade de dimensões, cite duas delas e explique. Gabarito- pag.79
Exexpressivo-comunicativa: refere-se à valorização do potencial do professor, sua criatividade e expressão no processo de ensinar e aprender.
Histórico-cultural: diz respeito ao conhecimento dos aspectos históricos, econômicos, políticos, sociais e culturais.
Mudanças na educação e na sociedade têm sobrecarregado o trabalho do professor que, na maioria das vezes, não tem formação adequada para lidar com essas questões. Que tipo de situações tem aparecido na escola que, de fato, vem desprofissionalizando a profissão e fazendo com que se perca a identidade profissional?
Cite algumas situações e comente-as.
Mudanças na educação e na sociedade têm sobrecarregado o trabalho do professor que, na maioria das vezes, não tem formação adequada para lidar com essas questões. Que tipo de situações tem aparecido na escola que, de fato, vem dês-profissionalizando a profissão e fazendo com que se perca a identidade profissional? Cite algumas situações e comente-as.
O professor é levado a se preocupar com o com ensinar, esquecendo-se do quê ensinar, falta clareza do papel da escola no projeto da sociedade. A educação tratada como mercadoria e alunos, números.
Na década de 1930 o modelo de formação de professores seguia o modelo da racionalidade técnica. Como se caracterizava esse modelo? Que tipo de criticas ele recebia? pag 72
R; Modelo este no qual o professor é visto como um técnico, um especialista que aplica com rigor, na sua pratica cotidiana, as regras que derivam do conhecimento pedagógico.
As criticas que recebia;
- A separação entre teoria e pratica na formação profissional, a um longo tempo de preparação no qual era oferecido ao aluno ao aluno um rol de disciplinas tanto técnicas como pedagógicas, e somente ao final da formação incluía-se o período da pratica;
- A prioridade dada a formação teórica em detrimento da formação pratica;
- A concepção da pratica como mero espaço de aplicação de conhecimentos teóricos, sem um estatuto epistemológico próprio;
- A convicção de que para ser bom professor basta o domínio da área do conhecimento especifico que se vai ensinar;
Na década de 1930 o modelo de formação de professores seguia o modelo da racionalidade técnica. Como se caracterizava esse modelo? Que tipo de criticas ele recebia?
A atividade profissional consiste em resolução de problemas instrumentais. Existe uma dicotomia, separação entre a teoria e a prática na formação profissional. A prioridade é dada a formação teoria e a prática como mero espaço de aplicação de conhecimento teórico.
No livro texto os autores explicitam a falta de preparo dos professores em lidar com as novas tecnologias, comente essa afirmação.
Resp.:
No livro texto os autores explicitam a falta de preparo dos professores em lidar com as novas tecnologias, comente essa afirmação.
Utilizar-se de novas tecnologias, faz com que o professor saía da mesmice, do tradicional. Faz necessário pesquisar, analisar. Muitos profissionais não querem isso, se possível querem utilizar os mesmos materiais de anos e anos, pois pra eles, “já o dominam.”
Perrenoud elaborou o que considerou dez competência para ensinar, uma delas é:
Administrar a Progressão das aprendizagens. Comente. pag 132
R; Visão longitudinal do todo.
Conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e possibilidades dos aprendizes.
Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino.
Estabelecer laços com as teorias subjacentes as atividades de aprendizagem.
Observar e avaliar os aprendizes em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.
Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.
Perrenoud elaborou o que considerou dez competências para ensinar, uma delas é: Administrar a Progressão das aprendizagens. Comente. (pag 135)
Ter uma visão ampla do processo de aprendizagem, quais os objetivos de ensino, elaborar atividades pertinentes a aprendizagem, buscar novas formas na aplicação do ensino, fazer um acompanhamento individual do desenvolvimento de cada aluno no decorrer do ano.
Perrenoud elaborou o que considerou dez competências para ensinar, uma delas é: Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação. Comente. PAG 132
Resp 01: Não ficar apenas na sala de aula. Elaborar, negociar um projeto da instituição. Administrar os recursos da escola. Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros. Organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos.

Resp 02: Evitar as mesmas lições e exercícios para todos, pois a diversidade de aprendizagem é a norma.
Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma.
Abrir, ampliar a gestão de classe para um espaço mais vasto.
Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades.
Desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo
Perrenoud elaborou o que considerou dez competências para ensinar, uma delas é: Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão. Comente. pag 133
R; Prevenir a violência na escola e fora dela.
Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.
Participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta.
Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula.
Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.
Perrenoud elaborou o que considerou dez competências para ensinar, uma delas é: Participar da administração da escola. Comente.
Trabalhar e elaborar projetos em ciclos de aprendizagem;  utilizar vem os recursos da escola; trabalhar em parceria com todos; envolver os alunos no trabalho pedagógico da escola.

Perrenoud elaborou o que considerou dez competências para ensinar, uma delas é: Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação. Comente.
É trabalhar a individualidade, dificuldade e deficiência de cada aluno. Fazer com que o aluno seja solidário com o outro, ajudando, cooperando com o colega. Fazer com que todos em sala participem do processo de aprendizagem de todos.
Por que a pesquisa deve ser considerada uma competência fundamental na prática
educativa?
Porque a pesquisa deve ser considerada uma competência fundamental na prática educativa? (pag.
O professore que é um pesquisador, tem condições e bagagem para transmitir, fazer em sua prática de ensino, que haja sempre um renovo. “Enquanto se ensina, continua buscando.”
Qual é a relação entre professor reflexivo e professor pesquisador?
Qual é a relação entre professor reflexivo e professor pesquisador?
O professor pesquisador inseri em sua vida uma nova aprendizagem, novas descobertas e faz sobre essa pesquisa uma reflexão de sua vida profissional quanto educador. Refletindo sobre sua ação, revendo o seu planejamento, o seu dia a dia em sala de aula. Antenado com o mundo, para isso temos hoje a internet e outras ferramentas tecnológicas.
Segundo MOSCOVICI existem dois universos de pensamento distintos na sociedade contemporânea: o universos consensuais e os universos retificados. O que se entende desses conceitos?
Segundo MOSCOVICI existem dois universos de pensamento distintos na sociedade contemporânea: os universos consensuais e os universos reificados. O que se entende desses conceitos?
O consensual seria o conhecimento teórico, lógico, racional,  transformar, dar vida ao que se pensa.
Segundo o livro texto vários autores discutem o "choque de realidade" que o
professor iniciante passa ao enfrentar sua primeira situação escolar. O que os autores
apontam como forma de superar essa situação inicial? Pag 110
R: O que se propõe é que os cursos de formação de professores assumam juntamente com outras instancias educativas, o planejamento e o desenvolvimento de programas de iniciação á pratica profissional. Entende-se assim que durante o período de formação inicial, torna-se necessário que as instituições busquem para seus futuros profissionais da educação, períodos de confrontação com a realidade que vão além do estagio supervisionado.
Segundo o livro texto vários autores discutem o "choque de realidade" que o professor iniciante passa ao enfrentar sua primeira situação escolar. O que os autores  apontam como forma de superar essa situação inicial?
Proporcionar aos iniciantes serviço de apoio e recursos escolares. colocá-los com professores experientes na docência para darem suporte. Ajudar os iniciantes a colocarem em prática o conhecimento que possuem e acrescentar algo a mais.
Segundo o livro texto vários autores vêm estabelecendo um perfil necessário para a prática docente cite três e comente – os. pag 126
R; Na formação pessoal, social e cultural dos futuros docentes: este eixo da formação consiste em favorecer o desenvolvimento de capacidades de reflexão, autonomia, cooperação e participação de princípios, de relação interpessoal e de abertura às diversas formas da cultura contemporânea;
Na formação cientifica, tecnológica, técnica ou artística na respectiva especialidade: ou seja, pode se dizer que corresponde a competência técnica, possuindo, com um elevado grau de competência, o domínio dos conteúdos que precisa transmitir, isso proporciona ao professor certa segurança em relação ao processo de aprendizagem:
Na formação do domínio educacional: a compreensão da ciência da educação e a organização pedagógica deverão estar atreladas à reflexão sobre os problemas educacionais do mundo contemporâneo. As contribuições de investigações realizadas pela didática e por outras áreas das ciências da educação consistem em elementos essenciais na constituição do docente;
No desenvolvimento progressivo das competências docentes a integrar no exercício da pratica pedagógica: ao professor não é o suficiente conhecer teorias, perspectivas e resultados de investigação, é preciso que ele se torne capaz de construir soluções adequadas em relação aos diversos aspectos de sua profissional, ou seja, é preciso que o professor torne-se capaz de construir soluções apropriadas para mobilizar e articular o conhecimento teórico em situações práticas;
No desenvolvimento de capacidades e atitudes de analise critica, de inovação pedagógica compreensão clara que o papel de professor não equivale ao papel de um técnico, ao longo de sua carreira deve torna-se um profissional capaz de identificar e analisar os problemas que surgem na sua atividade, possibilitando a construção de soluções adequadas;
Segundo o livro texto vários autores vêm estabelecendo um perfil necessário para a prática docente cite três e comente – os.
Guimar Namo: fala da discrepância entre a formação do professore e da realidade
Tardif: compara a ação do educador a de um artesão.
Perrenoud: elaborou o que considerou dez competências para ensinar.
Tardif (2002) compara a ação do educador a de um artesão, cite duas características apontadas pelo autor e comente-as.
Resp.:
Tardif (2002) compara a ação do educador a de um artesão, cite duas características apontadas pelo autor e comente-as.
Ser criativo, trabalhar com prazer, utilizando-se de diversos recursos, ter habilidade em transformar o bruto, respeitando a individualidade do aluno.
Comente a frase: “(...) os programas de formação de docentes estão impregnados de diferentes concepções, refletindo uma prática que ainda tem como base o domínio do conteúdo específico desarticulado da realidade”.
Ainda há muitos curso de formação docentes que a prática é uma mera aplicação de um determinado conhecimento, sem a abertura de um espaço de reflexão e criação, mas sim repassagem de conhecimentos antigos, estaguinado, aonde não há lugar para mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...