PROFISSÃO DOCENTE
Comente
a frase: “(...) os programas de formação de docentes estão impregnados de
diferentes concepções, refletindo uma prática que ainda tem como base o
domínio do conteúdo específico desarticulado da realidade”.
Resp.:
|
“A formação docente deve estar em
consonância com o momento
histórico vivido". Comente a
afirmação.
|
A autora Guiomar Namo de Mello aponta
uma discrepância entre a formação do
professor e a realidade do ensino
básico no Brasil? Qual seria esse problema? Cite
uma solução apontada pela autora.
|
A Autora Guiomar Namo de Mello aponta uma
discrepância entre a formação do professor e a realidade do ensino básico no
Brasil. Qual seria esse problema? Cite uma solução apontada pela autora.
(pag. 47)
Conhecimento das condições de
trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de modo autônomo
frente aos conflitos, dilemas da profissão da educação em geral.
|
A
formação docente deve estar em consonância com o momento histórico
vivido". Comente a afirmação.
É não estar indiferente as características e
mudanças da sociedade. Estar atento e aberto as mudanças pessoais e
profissional.
|
Anisio Teixeira, em 1933 propos
mudanças na formação docente e fazia criticas a
escola normal; Que criticas eram
essas? O que ele propunha para mudar esse quadro?
R;
|
Anísio
Teixeira, em 1933 propôs mudanças na formação docente e fazia criticas a
escola normal; Que criticas eram essas? O que ele propunha para mudar esse
quadro?
A escola normal não cumpria a sua principal
obrigação, de qualificar o profissional docente. Anísio propôs a
reestruturação curricular da escola normal.
|
Comente
a frase (...) a prática profissional constitui um lugar original de formação
e produção de saberes práticos (...)
A prática se constitui em um espaço de
aprendizagem autônoma, ou seja, por mais que o docente recebe no curso de
graduação uma grande bagagem de conteúdos teóricos, a sua prática é algo
individual, pois cada um tem uma forma de trabalho, fora que o docente em
sala, ira verificar como é a escola, como são os seus alunos, a comunidade em
que está inserida, para aí sim, planejar a sua forma de trabalho, por isso
todo ano é diferente do ano anterior.
|
Comente a frase(...) a prática profissional
constitui um lugar original de formação e
produção de saberes práticos(...)
|
Comente
a frase: “ (...) tal proletarização
tem gerado, por parte dos prof°, uma maior consciência do fato de que, para
mudar esta situação é imprescindível a busca pelo profissionalismo
(...)”.
O profissional de educação deve fazer sempre
pesquisas, atualizando-se, agir e ser critico sobre as suas práticas
cotidianas, ou seja, buscar sempre a atualidade.
|
Comente a ideia de Paulo Freire "(...) quem ensina, aprende ao ensinar e
quem aprende, ensina ao aprender (...). essa Idea mostra
claramente a troca em que deve haver entre o professor e o aluno, em que
ambos tendem a oferecerem muito ao outro.
|
Confrontar
teoria e prática faz parte das atitudes que constituem a identidade docente.
Comente esta afirmação.
O professor deve estar sempre atento e
verificar a atualidade. Deve fazer sempre pesquisas, atualizar-se, agir
criticamente sobre as suas práticas cotidianas.
|
Gatti
(2003) cita que a formação continuada de professores é composta por uma
multiplicidade
de dimensões, cite duas delas e explique. Gabarito- pag.79
R; Especialidade:
envolve a atualização de conhecimentos dos professores, estando ancorada na
constante reavaliação do saber que deve ser escolarizável, é a que mais
direciona a procura por projetos de formação continuada;
Didática Pedagógica: envolve o desempenho de
funções docentes e a pratica social contextualizada. Parte-se da compreensão
de que a pratica docente é uma pratica social, e como tal historicamente
definida pelos valores postos no contexto;
Pessoal e Social: envolve a perspectiva da
formação pessoal e do autoconhecimento, focada na necessidade de entender o
mundo e sua inserção profissional neste mundo;
Expressivo Comunicativa:
refere-se a valorização do potencial dos professores de sua criatividade e
expressividade no processo de ensinar e aprender;
Histórico Cultural: esta dimensão diz
respeito ao conhecimento dos aspectos históricos, econômicos, políticos,
sociais e culturais;
|
Gatti
(2003) cita que a formação continuada de professores é composta por uma
multiplicidade de dimensões, cite duas delas e explique. Gabarito- pag.79
Exexpressivo-comunicativa: refere-se à
valorização do potencial do professor, sua criatividade e expressão no
processo de ensinar e aprender.
Histórico-cultural: diz respeito ao
conhecimento dos aspectos históricos, econômicos, políticos, sociais e
culturais.
|
Mudanças na educação e na sociedade
têm sobrecarregado o trabalho do professor que, na maioria das vezes, não tem
formação adequada para lidar com essas questões. Que tipo de situações tem
aparecido na escola que, de fato, vem desprofissionalizando a profissão e
fazendo com que se perca a identidade profissional?
Cite algumas situações e comente-as.
|
Mudanças
na educação e na sociedade têm sobrecarregado o trabalho do professor que, na
maioria das vezes, não tem formação adequada para lidar com essas questões.
Que tipo de situações tem aparecido na escola que, de fato, vem
dês-profissionalizando a profissão e fazendo com que se perca a identidade
profissional? Cite algumas situações e comente-as.
O professor é levado a se preocupar com o
com ensinar, esquecendo-se do quê ensinar, falta clareza do papel da escola
no projeto da sociedade. A educação tratada como mercadoria e alunos,
números.
|
Na década de 1930 o modelo de
formação de professores seguia o modelo da racionalidade técnica. Como se
caracterizava esse modelo? Que tipo de criticas ele recebia? pag 72
R; Modelo este no qual o professor é visto como um
técnico, um especialista que aplica com rigor, na sua pratica cotidiana, as
regras que derivam do conhecimento pedagógico.
As criticas que recebia;
- A separação entre teoria e pratica
na formação profissional, a um longo tempo de preparação no qual era
oferecido ao aluno ao aluno um rol de disciplinas tanto técnicas como
pedagógicas, e somente ao final da formação incluía-se o período da pratica;
- A prioridade dada a formação
teórica em detrimento da
formação pratica;
- A concepção da pratica como mero
espaço de aplicação de conhecimentos teóricos, sem um estatuto epistemológico
próprio;
- A convicção de que para ser bom
professor basta o domínio da área do conhecimento especifico que se vai
ensinar;
|
Na
década de 1930 o modelo de formação de professores seguia o modelo da
racionalidade técnica. Como se caracterizava esse modelo? Que tipo de criticas
ele recebia?
A atividade profissional consiste em
resolução de problemas instrumentais. Existe uma dicotomia, separação entre a
teoria e a prática na formação profissional. A prioridade é dada a formação
teoria e a prática como mero espaço de aplicação de conhecimento teórico.
|
No livro texto os autores explicitam
a falta de preparo dos professores em lidar com as novas tecnologias, comente
essa afirmação.
Resp.:
|
No
livro texto os autores explicitam a falta de preparo dos professores em lidar
com as novas tecnologias, comente essa afirmação.
Utilizar-se de novas tecnologias, faz com
que o professor saía da mesmice, do tradicional. Faz necessário pesquisar,
analisar. Muitos profissionais não querem isso, se possível querem utilizar
os mesmos materiais de anos e anos, pois pra eles, “já o dominam.”
|
Perrenoud elaborou o que considerou
dez competência para ensinar, uma delas é:
Administrar a Progressão das
aprendizagens. Comente. pag 132
R; Visão longitudinal do todo.
Conceber e administrar situações-problema
ajustadas ao nível e possibilidades dos aprendizes.
Adquirir uma visão longitudinal dos
objetivos do ensino.
Estabelecer laços com as teorias
subjacentes as atividades de aprendizagem.
Observar e avaliar os aprendizes em
situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.
Fazer balanços periódicos de
competências e tomar decisões de progressão.
|
Perrenoud
elaborou o que considerou dez competências para ensinar, uma delas é:
Administrar a Progressão das aprendizagens. Comente. (pag 135)
Ter uma visão ampla do processo de
aprendizagem, quais os objetivos de ensino, elaborar atividades pertinentes a
aprendizagem, buscar novas formas na aplicação do ensino, fazer um
acompanhamento individual do desenvolvimento de cada aluno no decorrer do ano.
|
Perrenoud elaborou o que considerou
dez competências para
ensinar, uma delas é: Conceber e fazer evoluir dispositivos de
diferenciação. Comente. PAG 132
Resp 01:
Não ficar apenas na sala
de aula. Elaborar, negociar um projeto da instituição. Administrar os
recursos da escola. Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus
parceiros. Organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos
alunos.
Resp 02:
Evitar as mesmas lições e exercícios para todos, pois a diversidade de
aprendizagem é a norma.
Administrar a heterogeneidade no
âmbito de uma turma.
Abrir, ampliar a gestão de classe
para um espaço mais vasto.
Fornecer apoio integrado, trabalhar
com alunos portadores de grandes dificuldades.
Desenvolver a cooperação entre os
alunos e certas formas simples de ensino mútuo
|
Perrenoud elaborou o que considerou
dez competências para
ensinar, uma delas é: Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da
profissão. Comente. pag 133
R; Prevenir a violência na escola e fora
dela.
Lutar contra os preconceitos e as
discriminações sexuais, étnicas e sociais.
Participar da criação de regras de
vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da
conduta.
Analisar a relação pedagógica, a
autoridade e a comunicação em aula.
Desenvolver o senso de responsabilidade, a
solidariedade e o sentimento de justiça.
|
Perrenoud
elaborou o que considerou dez competências para ensinar, uma delas é:
Participar da administração da escola. Comente.
Trabalhar e elaborar projetos em ciclos de
aprendizagem; utilizar vem os recursos
da escola; trabalhar em parceria com todos; envolver os alunos no trabalho
pedagógico da escola.
|
Perrenoud
elaborou o que considerou dez competências para ensinar, uma delas é:
Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação. Comente.
É trabalhar a individualidade, dificuldade e
deficiência de cada aluno. Fazer com que o aluno seja solidário com o outro,
ajudando, cooperando com o colega. Fazer com que todos em sala participem do
processo de aprendizagem de todos.
|
Por que a pesquisa deve ser
considerada uma competência fundamental na prática
educativa?
|
Porque a pesquisa deve ser considerada uma
competência fundamental na prática educativa? (pag.
O professore que é um pesquisador,
tem condições e bagagem para transmitir, fazer em sua prática de ensino, que
haja sempre um renovo. “Enquanto se ensina, continua buscando.”
|
Qual é a relação entre professor
reflexivo e professor pesquisador?
|
Qual é
a relação entre professor reflexivo e professor pesquisador?
O professor pesquisador inseri em sua vida
uma nova aprendizagem, novas descobertas e faz sobre essa pesquisa uma
reflexão de sua vida profissional quanto educador. Refletindo sobre sua ação,
revendo o seu planejamento, o seu dia a dia em sala de aula. Antenado com o
mundo, para isso temos hoje a internet e outras ferramentas tecnológicas.
|
Segundo MOSCOVICI existem dois
universos de pensamento distintos na sociedade contemporânea: o universos
consensuais e os universos retificados. O que se entende desses conceitos?
|
Segundo
MOSCOVICI existem dois universos de pensamento distintos na sociedade
contemporânea: os universos consensuais e os universos reificados. O que se
entende desses conceitos?
O consensual seria o conhecimento teórico,
lógico, racional, transformar, dar vida
ao que se pensa.
|
Segundo o livro texto vários autores
discutem o "choque de realidade" que o
professor iniciante passa ao enfrentar sua
primeira situação escolar. O que os autores
apontam como forma de superar essa situação
inicial? Pag 110
R: O que se propõe é que os cursos de
formação de professores assumam juntamente com outras instancias educativas,
o planejamento e o desenvolvimento de programas de iniciação á pratica
profissional. Entende-se assim que durante o período de formação inicial, torna-se
necessário que as instituições busquem para seus futuros profissionais da educação,
períodos de confrontação com a realidade que vão além do estagio
supervisionado.
|
Segundo
o livro texto vários autores discutem o "choque de realidade" que o
professor iniciante passa ao enfrentar sua primeira situação escolar. O que
os autores apontam como forma de
superar essa situação inicial?
Proporcionar aos iniciantes serviço de apoio
e recursos escolares. colocá-los com professores experientes na docência para
darem suporte. Ajudar os iniciantes a colocarem em prática o conhecimento que
possuem e acrescentar algo a mais.
|
Segundo o livro texto vários autores
vêm estabelecendo um perfil necessário para a prática docente cite três e
comente – os. pag 126
R; Na formação pessoal, social e cultural dos futuros
docentes: este eixo da formação consiste em favorecer o desenvolvimento de
capacidades de reflexão, autonomia, cooperação e participação de princípios,
de relação interpessoal e de abertura às diversas formas da cultura
contemporânea;
Na formação cientifica, tecnológica,
técnica ou artística na respectiva especialidade: ou seja, pode se dizer que
corresponde a competência técnica, possuindo, com um elevado grau de
competência, o domínio dos conteúdos que precisa transmitir, isso proporciona
ao professor certa segurança em relação ao processo de aprendizagem:
Na formação do domínio educacional: a
compreensão da ciência da educação e a organização pedagógica deverão estar
atreladas à reflexão sobre os problemas educacionais do mundo contemporâneo.
As contribuições de investigações realizadas pela didática e por outras áreas
das ciências da educação consistem em elementos essenciais na constituição do
docente;
No desenvolvimento progressivo das
competências docentes a integrar no exercício da pratica pedagógica: ao
professor não é o suficiente conhecer teorias, perspectivas e resultados de
investigação, é preciso que ele se torne capaz de construir soluções
adequadas em relação aos diversos aspectos de sua profissional, ou seja, é
preciso que o professor torne-se capaz de construir soluções apropriadas para
mobilizar e articular o conhecimento teórico em situações práticas;
No desenvolvimento de capacidades e
atitudes de analise critica, de inovação pedagógica compreensão clara que o
papel de professor não equivale ao papel de um técnico, ao longo de sua
carreira deve torna-se um profissional capaz de identificar e analisar os
problemas que surgem na sua atividade, possibilitando a construção de
soluções adequadas;
|
Segundo
o livro texto vários autores vêm estabelecendo um perfil necessário para
a prática docente cite três e comente – os.
Guimar Namo: fala da discrepância entre a
formação do professore e da realidade
Tardif: compara a ação do educador a de um
artesão.
Perrenoud: elaborou o que considerou dez
competências para ensinar.
|
Tardif
(2002) compara a ação do educador a de um artesão, cite duas características
apontadas pelo autor e comente-as.
Resp.:
|
Tardif
(2002) compara a ação do educador a de um artesão, cite duas características
apontadas pelo autor e comente-as.
Ser criativo, trabalhar com prazer,
utilizando-se de diversos recursos, ter habilidade em transformar o bruto,
respeitando a individualidade do aluno.
Comente
a frase: “(...) os programas de formação de docentes estão impregnados de
diferentes concepções, refletindo uma prática que ainda tem como base o
domínio do conteúdo específico desarticulado da realidade”.
Ainda há muitos curso de formação docentes
que a prática é uma mera aplicação de um determinado conhecimento, sem a
abertura de um espaço de reflexão e criação, mas sim repassagem de
conhecimentos antigos, estaguinado, aonde não há lugar para mudanças.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!