quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Fundamentos Téoricos e Práticas do Ensino de História



FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
1). O que se entende por tempo social?
2). Quais os seis eixos propostos pelo RCNEI (Referenciais Curriculares Nacionas para a Educação Infantil) para atuação junto ás crianças?
3). Pense e escreva uma proposta de utilização para crianças utilizando fontes sonoras para analisar o registro da história.
4). Explique a frase: "ao desenvolver uma nova abordagem da construção da história, os indivíduos são colocados como sujeitos da história, capazes de compor as fileiras da História e de sua construção com as suas atividades e atitudes. (SOUZA, Daniela e CRUZ, Gisela. Fundamentos teóricos e práticos do ensino de história. Curitiba, IESDE,2009, Pag 51)

Fundamentos Téoricos e Práticas do Ensino de História

1- No que consiste o conceito do sujeito histórico?
2- Como a história pode ajudar para que a criança desenvolva a criatividade e a cidadania?
3- Explique a afirmação: " ... os estudo históricos devem abranger 3 aspectos: identidade social a partir da relação entre o particular e o geral (cultura e localidade), noção de diferença e semelhança - o eu e a percepção do outro - e, finalmente noções de diferença e semelhança" (SOUZA, Daniela e CRUZ, Gisela. Fundamentos teóricos e práticos do ensino de história. Curitiba, IESDE, 2009, pag 14) analise cada um dos 3 aspectos.
4- Quais as sugestões apontadas pelos autores do livro texto para o Eixo Natureza e Sociedade?


obrigadaaa

6 comentários:

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...