quarta-feira, junho 19, 2013
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
1. Leia o trecho abaixo e em seguida assinale a frase que o explica resumidamente.
"Parece-nos que a grande barreira ainda tem sido a falta de tradição que acomete a maioria dos educadores em procurar recursos visando desenvolver de forma mais abrangente seu fazer profissional e ou atualizar-se no exercício da profissão. Às vezes, pela própria dificuldade relativa aos baixos salários, em outras, às atividades escolares estressantes do cotidiano profissional, levam o educador a assumir um discurso presente no social, uma postura derrotista onde pensa que nada vai dar certo, que não adianta investir."
Parece-nos que a grande barreira ainda está em colocar alunos com deficiências nas escolas de ensino regular.
Parece-nos que a grande barreira ainda são as famílias que não aceitam seus filhos.
(CORRETA)Parece-nos que a grande barreira ainda está na pouca atualização do professor que o impede de ter uma visão mais crítica sobre as possibilidades de fazer diferente.
Parece-nos que a grande barreira ainda é o governo que não dá condições para que o professor pense diferente.
2. Segundo Stainback, a fase da exclusão corresponde à
acolhida a pessoa com deficiência na sociedade e escola dando direitos iguais.
(CORRETA)indignação da educação escolar.
mesma da inclusão.
mesma da integração.
3. No processo do luto pelo filho desejado é comum que os pais
convivam com a dor de ter um filho com deficiência, sem sofrimento.
fiquem calmos e não tenham sentimentos de angústia.
fiquem numa atmosfera de conforto e sem conflito.
(CORRETA)sofram a perda da criança desejada, esperada, que não veio e aos poucos se adaptem à situação.
4. Como a escola de ensino regular deve se organizar para receber a criança com deficiência intelectual?
I. Buscar conhecer a deficiência intelectual, observar as particularidades de cada aluno como singular, oferecer um ambiente estimulante, preocupar-se com a qualidade da mediação oferecida, fazer as adaptações necessárias, manter relações afetivas, e respeitar seu ritmo de desenvolvimento.
II. Pensar em não prejudicar os demais alunos, não optando por adaptações curriculares, pois as normas devem ser iguais. O professor decide quando o aluno não está acompanhando, para que ele repita a série.
III. Estabelecer as normas que o aluno deverá seguir, entender que o tempo de resposta a estímulos desse aluno é totalmente diferente, atribuir atividades diversificadas.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
As afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas I e III estão corretas.
(CORRETA) A afirmativa I está correta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
AS l, ll,lll,lV,V,Vl pratica de leitura escrita AS ll Pergunta 1 0,15 em 0,15 pontos Identifique quais dentre as questões a seguir dev...
-
O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Por isso resolvi começar alguns posts sobre organização...
-
N1 – PROVA PRESENCIAL – PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. QUESTÃO (1) O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO: I - POR...
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
1. Os transtornos de conduta incluem
padrão repetitivo e persistente de mau comportamento, afetam o contexto e as relações sociais na escola. (correta)
alterações simples de comportamento, que são facilmente contornadas pelas escolas com a colocação dos devidos limites.
alterações graves de comportamento, que não afetam o contexto nem as relações sociais na escola.
problemas sociais variados, produzidos pela falta de vontade do sujeito.
2. O que é glaucoma?
Cegueira repentina.
É o mesmo que visão subnormal.
É o aumento da pressão intraocular que se manifesta por dor de cabeça, olho vermelho e, se não tratado, pode produzir perda de visão a longo prazo. (correta)
Pode ser caracterizado como uma perda da transparência do cristalino, que causa distorção nas imagens ou impede a visão.
3. A expressão diversidade na ensinagem quer dizer que
aprender e ensinar são palavras diferentes.
certos alunos têm dificuldades de aprendizagem.
ensinar é muito difícil em função da diversidade do alunado.
para aprender de forma diferente, é necessário ensinar de forma diferenciada. (correta)
4. Quais as forma de tratamento do TDAH?
Farmacológico, dietético e isolamento social.
Farmacológico e cirúrgico.
Farmacológico, dietético e psicoterápico.(correta)
Somente farmacológico.
Obrigada por sua colaboração!.
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 2
DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DAS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
1. Qual a ideia central desta citação de Perrenoud?
"[...] o exercício e o treino poderiam bastar para que mantivéssemos as competências
essenciais se o contexto escolar fosse estável. Por isso, ressaltamos que as competências
devem ser atualizadas e adaptadas a condições do trabalho em evolução".
Treino é a prática e isso é o que o professor precisa para manter suas competências.
As competências essenciais do professor incluem reconhecer que o contexto escolar é estável.
A ideia central consiste em considerar a diferença do alunado, mas tão importante quanto a ação pedagógica.
Ter prática não basta, pois o contexto escolar mudar e exige formação continuada. Correta
2. A inteligência corporal cinestésica refere-se à
Inteligência responsável pelo pensar lógico como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, através da manipulação de objetos ou símbolos; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. É a inteligência característica dos advogados, matemáticos e cientistas.
Inteligência espacial como a capacidade de perceber o espaço visual e espacial de forma precisa, as transformações que esse espaço sofre. É a inteligência dos pilotos de Fórmula 1, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças pequenas, o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais.
Inteligência que envolve o corpo, presente nos poetas, nos grandes escritores, nos oradores, naquelas pessoas que conseguem criar, representar e resolver problemas através da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir ideias.
Inteligência em que o corpo age liderado pelo cérebro para criação, para tomada de decisões. Implica na habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. Correta
3. Como podemos tratar os transtornos de conduta?
Com um trabalho interdisciplinar, o acompanhamento deve ser longitudinal, incluindo apoio à família, adoção de regras conjuntas com a escola, atendimento psicológico, atividades esportivas ou artísticas.
Podem ser solucionados pela boa vontade do professor. Correta
Os transtornos de conduta não têm tratamento e, por isso, essas crianças e adolescentes não precisam frequentar escola regular, já que isso não poderá ajudar na sua recuperação.
Primeiramente, deve-se propor à criança que repense seus atos e se esforce para não agir mais dessa maneira. Em caso de reincidência, deve ser rigorosamente punida.
4. A expressão diversidade na ensinagem quer dizer que
Para aprender de forma diferente, é necessário ensinar de forma diferenciada. Correta
Ensinar é muito difícil em função da diversidade do alunado.
Certos alunos têm dificuldades de aprendizagem.
Aprender e ensinar são palavras diferentes.
Obrigada por sua colaboração e um Feliz Ano Novo!
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
1. Os transtornos de conduta incluem
•(x) padrão repetitivo e persistente de mau comportamento, afetam o contexto e as relações sociais na escola.
• alterações simples de comportamento, que são facilmente contornadas pelas escolas com a colocação dos devidos limites.
• alterações graves de comportamento, que não afetam o contexto nem as relações sociais na escola.
• problemas sociais variados, produzidos pela falta de vontade do sujeito.
2. O que é glaucoma?
• Cegueira repentina.
• É o mesmo que visão subnormal.
•(x) É o aumento da pressão intraocular que se manifesta por dor de cabeça, olho vermelho e, se não tratado, pode produzir perda de visão a longo prazo.
• Pode ser caracterizado como uma perda da transparência do cristalino, que causa distorção nas imagens ou impede a visão.
3. A expressão diversidade na ensinagem quer dizer que
• aprender e ensinar são palavras diferentes.
• certos alunos têm dificuldades de aprendizagem.
• ensinar é muito difícil em função da diversidade do alunado.
•(x) para aprender de forma diferente, é necessário ensinar de forma diferenciada.
4. Quais as forma de tratamento do TDAH?
• Farmacológico, dietético e isolamento social.
• Farmacológico e cirúrgico.
•(x) Farmacológico, dietético e psicoterápico.
• Somente farmacológico
Espero que ajude!
ResponderExcluirMuito Obrigada com certeza vai ajudar!
Excluir;)
A construção de laços afetivos no ambiente escolar é
ResponderExcluirb )
responsabilidade de todos, em especial do educador, que deve conhecer e criar estratégias que facilitem
a construção de laços como processo de aprendizagem.
QUESTÃO 2
A expressão diversidade na ensinagem quer dizer que
a ) para aprender de forma diferente, é necessário ensinar de forma diferenciada.
QUESTÃO 3
É correto afirmar que todas as pessoas que têm epilepsia
b ) podem ter vida normal.
QUESTÃO 4
O que são transtornos invasivos do desenvolvimento (TID)?
I. Alterações variadas que acontecem por falta de limites e não prejudicam o relacionamento interpessoal.
II. São dificuldades causadas por lesões variadas que não afetam a aprendizagem, requerendo apenas um pouco de paciência do professor.
III. São caracterizados por prejuízos severos no desenvolvimento, afetando a habilidade de comunicação, de interação social recíproca, com presença de comportamentos estereotipados.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
b ) As afirmativas I e III estão corretas.
QUESTÃO 5
Quando pensamos em criatividade no contexto escolar, podemos afirmar que
a )
para diversificar o processo de ensino, é necessário motivar e estimular os alunos a desenvolver sua
criatividade.
QUESTÃO 6
A alternativa que melhor explica a frase acima é:
b )
a diferença entre um aluno e outro entra em conflito com práticas pedagógicas, que são organizadas considerando que todos os alunos aprendem da mesma maneira.
QUESTÃO 7
A inclusão é um fato. Que fatores estão envolvidos nela?
c ) Fatores sociais, emocionais, políticos, culturais, educacionais e direitos humanos.
QUESTÃO 8
Qual alternativa melhor define a família do aluno com necessidades especiais (NE)?
a )
Passa por etapas diferentes ao constatar que seu filho possui alguma diferença, o que é normal e esperado.
QUESTÃO 9
O nascimento de um bebê com alguma anormalidade causa um choque inicial. Qual a principal consequência disso?
a ) Comprometer a relação mãe-bebê.
QUESTÃO 10
Qual a ideia central desta citação de Perrenoud?
a ) Ter prática não basta, pois o contexto escolar muda e exige formação continuada.
4- c
ResponderExcluirO que são transtornos invasivos do desenvolvimento (TID)?
ResponderExcluirI. Alterações variadas que acontecem por falta de limites e não prejudicam o relacionamento interpessoal.
II. São dificuldades causadas por lesões variadas que não afetam a aprendizagem, requerendo apenas um pouco de paciência do professor.
III. São caracterizados por prejuízos severos no desenvolvimento, afetando a habilidade de comunicação, de interação social recíproca, com presença de comportamentos estereotipados.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
b ) As afirmativas I e III estão corretas. Está errada, fiz a prova e a resposta correta é somente a alternativa III
III
ExcluirRESPOSTA: SOMENTE A OPÇÃO III ESTA CORRETA. São caracterizados por prejuízos severos no desenvolvimento, afetando a habilidade de comunicação, de interação social recíproca, com presença de comportamentos estereotipados.
ResponderExcluirDe acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.