Prova Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
AS l, ll,lll,lV,V,Vl pratica de leitura escrita AS ll Pergunta 1 0,15 em 0,15 pontos Identifique quais dentre as questões a seguir dev...
-
O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Por isso resolvi começar alguns posts sobre organização...
-
N1 – PROVA PRESENCIAL – PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. QUESTÃO (1) O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO: I - POR...
Prova Online
ResponderExcluirDisciplina: 27 - INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.
a )
A proposta do diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a
compreensão de um fenômeno ? a aprendizagem.(CORRETA)
QUESTÃO 2
O Esquema Evolutivo da Aprendizagem, proposto na Epistemologia Convergente, nos traz um conceito de
Matriz de Aprendizagem. Qual sua importância para a aprendizagem?
c )
As primeiras aprendizagens, que se caracterizam na relação vincular com a função materna, configuram
transformações que estabelecerão um molde relacional com o qual o sujeito vai iniciar suas
relações e ampliar sua possibilidade de aprendizagem.(CORRETA)
QUESTÃO 3
Quais são os aspectos da estrutura e funcionamento familiar que o esquema conceitual proposto por Macedo
permite apreciação?
b ) As regras, os subsistemas, o ciclo vital.(CORRETA)
QUESTÃO 4
O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda
do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógica diante do
processo de aprendizagem?
b )
A atitude psicopedagógica intervém na aprendizagem e seus obstáculos não podem mais ser vistos
pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica.(CORRETA)
QUESTÃO 5
Em relação aos recursos psicopedagógicos, marque a alternativa que apresenta o conceito correto de um
desses recursos.
d ) Acréscimo de modelo-apresentar outra opção para que uma atitude possa ser efetivada.(CORRETA)
QUESTÃO 6
Como é a contextualiação da escola?
b )
Como uma instituição com um sistema aberto, com fronteiras que assumem um caráter relacional
com outros sistemas.(CORRETA)
QUESTÃO 7
O educador, no papel de quem ensina, deve estar em constante movimento de reflexão sobre o seu aprender.
Marque a alternativa que melhor indique o que ocorre com o ensino se essa ação realmente acontecer.
c )
Possibilita uma ação pedagógica onde a convivência harmônica e enriquecedora entre educador e
educando gera uma abertura para a autoria de pensamento e consequentemente uma aprendizagem
fortalecida.(CORRETA)
QUESTÃO 8
O Modelo Nosográfico proposto por Visca considera três diferentes níveis de análise para os estados patológicos
da aprendizagem. Escolha a afirmativa correta que nomeia esses níveis.
c ) Semiológico, patogênico e etiológico.(CORRETA)
QUESTÃO 9
Marque a afirmativa correta em relação à explicação do obstáculo funcional, descrito no Modelo Nosográfico
proposto por Visca.
b ) São funções e capacidades isoladas de um sujeito, como a memória, percepção e vocabulário.(CORRETA)
QUESTÃO 10
Segundo Estrela, a escola como instituição pode ser caracterizada por uma pirâmide quadrangular, que em
sua base é representada a estrutura da instituição e nas suas faces a dinâmica dessa instituição. Qual a relação
desse esquema com o processo de aprendizagem, alvo da atuação psicopedagógica?
a )
As relações estabelecidas entre a estrutura e a dinâmica caracterizam o clima institucional que, por
sua vez, reflete o posicionamento da escola diante do processo de aprendizagem.(CORRETA)
Obrigada por sua visita e seja sempre bem vinda!.
ExcluirAbraços e bons estudos!.
A
ExcluirPROVA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
ResponderExcluirQUESTÃO 1
Em relação aos recursos psicopedagógicos, marque a alternativa que apresenta o conceito correto de um desses recursos.
a ) Informação-criar um grau de ansiedade e conflito.
b ) Mostra-fazer uma explicação sobre determinado assunto
c ) Acréscimo de modelo apresentar outra opção para que uma atitude possa ser efetivada.(correto)
d ) Alternativa múltipla-explicita um segmento de uma conduta.
QUESTÃO 2
Marque a alternativa correta em relação ao conceito de instituição educacional, foco da intervenção psicopedagógico.
a ) É um sistema social, pois não pressupõe interação entre suas partes.
b ) É uma organização enquanto apresenta uma estrutura somente informal.
c ) É uma instituição, pois é um espaço onde se transmite e se recebem valores.(correto)
d ) Não se responsabiliza em estabelecer rituais e convenções.
QUESTÃO 3
O grupo se configura como uma unidade de análise da Psicopedagogia conforme a Epistemologia Convergente.
A análise de seu funcionamento possibilita ao psicopedagogo a compreensão de qual configuração da aprendizagem?
a ) Possibilita ao psicopedagogo reconhecer a protoaprendizagem.
b ) As atitudes de aprendizagem de um sujeito não estão relacionadas aos grupos aos quais ele pertence.
c ) O grupo constitui um nível de integração superior ao nível do sujeito.(correto)
d ) A configuração da aprendizagem do sujeito deve ser analisada somente a partir de suas relações familiares.
QUESTÃO 5
ResponderExcluirQual o significado do uso de sistemas de hipóteses na proposta da Epistemologia Convergente durante o processo diagnóstico psicopedagógico institucional?
a ) As hipóteses são apenas para organizar, para o psicopedagogo, as informações que ele tira de suas observações.
b ) Está relacionada com o enquadramento/contrato que o psicopedagogo realiza no início de seu trabalho na instituição.
c ) Tem o objetivo de, a partir de um pensamento científico, em que hipóteses são confirmadas ou não, estabelecer um plano de trabalho para se chegar à hipótese diagnóstica. (correto)
d ) É somente um quadro demonstrativo das tarefas a serem desenvolvidas pelo psicopedagogo.
QUESTÃO 6
A matriz diagnóstica nos possibilita a identificação do obstáculo de interação que pode ser considerado como uma causa a-histórica que coexiste com o sintoma. Qual a melhor explicação para esse obstáculo?
a ) Vinculação que cada sujeito estabelece com as situações, considerando somente suas relações vinculares fora da instituição que se está avaliando.
b ) É um obstáculo de caráter secundário que o psicopedagogo dificilmente utiliza em seu diagnóstico.
c ) Vinculação objetiva que se estabelece com as situações de aprendizagem dentro da instituição e a comunicação que se instala no processo de aprender e ensinar. (correto)
d ) Esse obstáculo está relacionado, na instituição educacional, com as dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam.
QUESTÃO 7
O educador atento possibilita ao processo de ensino-aprendizagem o movimento de ir e vir, em que educador
e educando tornam-se
a ) aquele que fala e aquele que escuta.
b ) ensinante e aprendente.(correto)
c ) mestre e discípulo.
d ) professor e aluno.
QUESTÃO 8
O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógico diante do processo de aprendizagem?
a ) O pensamento mecanicista é esperado para a concretização da atitude psicopedagógico.
b )A atitude psicopedagógico intervém na aprendizagem e seus obstáculos não podem mais ser vistos pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica. (correto)
c ) Não há relação da atitude psicopedagógico com o pensamento científico.
d ) A atitude psicopedagógico está respaldada por uma visão unidirecional.
QUESTÃO 1
ResponderExcluirSegundo Ferreiro e Teberoski o processo de aquisição da escrita se dá em diferentes níveis. Assinale a alternativa que contempla estes níveis da escrita.
a ) Pré-silábico, silábico e alfabético (CORRETO)
QUESTÃO 2
Marque a alternativa correta em relação ao conceito de instituição educacional, foco da intervenção psicopedagógica.
e ) É uma instituição, pois é um espaço onde se cumpre uma importante função social, sistematizando conhecimentos disponíveis. (CORRETA)
QUESTÃO 3
Das afirmativas abaixo, assinale a que melhor explica o objeto de estudo da Neuropsicologia.
b ) As relações entre as funções cerebrais e o comportamento humano. (CORRETA)
QUESTÃO 4
Uma proposta como a da caixa de trabalho, usada em sala de aula, além dos conteúdos sistemáticos pode auxiliar o educador a desenvolver conteúdos vivenciados no processo grupal. Quais são estes conteúdos?
c ) Conteúdos intra e interpsíquicos. (CORRETA)
QUESTÃO 5
Alicia Fernández, fazendo referência à relação ensinante-aprendente, nos fala sobre a modalidade de aprendizagem. A que se refere esse conceito?
e ) Refere-se à relação entre mãe e filho, que se atualizam nas relações posteriores (CORRETA)
QUESTÃO 6
Enrique Pichon Riviére sistematizou uma técnica para atuação em grupos que traz um referencial importante para o educador intervir em sala de aula. Escolha a afirmativa que contempla o nome desta técnica.
d ) Grupos operativos.
QUESTÃO 7
Qual a importância do diagnóstico psicopedagógico institucional para a ação interventiva do psicopedagogo?
b ) O diagnóstico leva o psicopedagogo a construir uma prática diferenciada, singular e bem planejada. (CORRETA)
QUESTÃO 8
Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.
QUESTÃO 8
Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.
d ) A proposta do diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a compreensão de um fenômeno - a aprendizagem. (CORRETA)
QUESTÃO 9
Em relação aos recursos psicopedagógicos de intervenção, marque a alternativa que apresenta o conceito correto de um destes recursos.
a ) Acréscimo de modelo - apresentar outra opção para que uma atitude possa ser efetivada. (CORRETA)
QUESTÃO 10
O Modelo Nosográfico proposto por Visca considera três diferentes níveis de análise para os estados patológicos da aprendizagem. Escolha a afirmativa correta que nomeia estes níveis.
e ) Nível semiológico, nível patogênico e nível etiológico.