quinta-feira, agosto 10, 2017

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

1. NO QUE CONSISTE A "CITAÇÃO DIRETA" NUM TRABALHO CIENTÍFICO?

• Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
• Na transcrição literal do texto lido. CORRETA
• Na apresentação de informações completas do texto.
• Na apresentação interpretada do texto lido.
2. O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO COMO TÉCNICA PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO É:

• dialógico e decidido coletivamente. CORRETA
• participativo e pré-estruturado.
• aceito pelos pesquisadores e preestabelecido.
• dialógico e aceito pela comunidade.
3. A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO DEVE CONSIDERAR OS SEGUINTES ASPECTOS:

• rigor dos procedimentos quantitativos.
• neutralidade científica e rigor metodológico.
• epistemológicos e metodológicos. CORRETA
• objetividade e neutralidade.
4. Todo projeto deve mencionar o "método", que indica o tipo de pesquisa a ser utilizado.


• Para tanto, esse item deve descrever os seguintes elementos, "exceto":

• os procedimentos, esclarecendo como os indivíduos serão avaliados.
• os participantes, que delimita o universo a ser pesquisado.
• a análise de dados com a descrição sintética do modo de organização das informações e das tabulações dos dados.
• a justificativa, expondo a relevância acadêmica ou social do tema apresentado. CORRETA
5. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO?

• Desenvolvimento de uma ação de intervenção pedagógica.
• Articulação entre produção de conhecimentos e ação educativa. CORRETA
• Transformação dos sujeitos sociais.
• Modalidade restrita à pesquisa no ambiente escolar.
6. QUAIS SÃO AS TRÊS PRINCIPAIS DIMENSÕES DA PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS?

• As técnicas de pesquisa, os instrumentos de coleta de dados e a metodologia aplicada.
• A relação teoria–prática, o levantamento de hipóteses e a coleta de dados.
• As escolhas teóricas, as técnicas de pesquisa e a criatividade do pesquisador. CORRETA
• A comprovação das hipóteses, a revisão bibliográfica e a neutralidade do pesquisador.
7. A ABORDAGEM MAIS APROPRIADA PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO É A:

• qualitativa. CORRETA
• indutiva.
• explicativa.
• quantitativa.
8. A METODOLOGIA DE UM PROJETO DE PESQUISA APRESENTA:

• as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados. CORRETA
• os autores que deverão ser consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos.
• a proposta de análise e interpretação para a solução dos problemas detectados.
• a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.
9. AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DA PESQUISA DE CAMPO EM EDUCAÇÃO SÃO:

• observação neutra e entrevista semi-estruturada.
• observação e entrevista. CORRETA
• entrevista semi-estruturada discursiva e entrevista estruturada.
• entrevista estruturada e questionário.
10. O QUE É PESQUISA?

• Fazer ciência, atividade prática, procedimento científico.
• Interpretação da realidade; prática social de conhecimento; procedimento racional e sistemático. CORRETA
• Conhecimento do mundo; atividade teórica; procedimento técnico.
• Conhecimento científico; prática científica; fundamentação teórica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...