sexta-feira, agosto 11, 2017

Prova

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 2

ANTROPOLOGIA CULTURAL

1. LEIA COM ATENÇÃO.



  • Só através de um esforço ingente e continuado o negro escravo iria reconstruindo suas virtualidades de ser cultural pelo convívio de africanos de diversas procedências com a gente da terra. Previamente incorporado à proto-etnia brasileira, que o iniciaria num corpo de novas compreensões mais amplo e mais satisfatório. O negro transita, assim, da condição de boçal – preso ainda à cultura autóctone e só capaz de estabelecer uma comunicação primária com os demais integrantes do novo contorno social – à condição de ladino, já mais integrado à nova sociedade e à nova cultura. Esse negro boçal, que ainda não falava o português ou só falava um português muito trôpego, era, entretanto, perfeitamente capaz de desempenhar as tarefas mais pesadas e ordinárias na divisão do trabalho do engenho ou da mina.
    (Ribeiro , Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 116)

    O trecho acima revela que:

  •  o negro ladino, preso ainda à cultura autóctone, estabelecia uma comunicação primária como boçal, era mais integrado à nova cultura.
  •  o negro boçal, que já apresentava um eficiente domínio do idioma português, desempenhava a função de tradutor do engenho ou da mina.
  •  a nova língua trazida pelos escravos africanos não foi incorporada integralmente, ao passo que as influências indígenas foram sendo implementadas.
  •  havia uma denominação diferenciada entre os escravos de origem africana, de acordo com sua intimidade com a língua portuguesa.

2. TZVETAN TODOROV RESSALTA A CORAGEM DE CRISTÓVÃO COLOMBO PORQUE:


  •  os espanhóis não possuíam as técnicas avançadas de navegação dos portugueses e suas embarcações eram precárias.
  •  havia muitas crenças sobre os mistérios do mar e ele não sabia o que podia encontrar além das terras já conhecidas.
  •  ele não tinha os investimentos financeiros necessários para uma viagem longa a serviço da Coroa espanhola.
  •  naquela época ninguém tinha pensado em lançar-se ao mar, pois a Igreja proibia qualquer aventura para além do já conhecido.

3. A CULTURA IDEAL REPRESENTA:


  •  a forma que devemos viver para não entrarmos em conflito com os outros membros do grupo social em que estamos inseridos, assim garantindo nossa harmonia.
  •  um conjunto de comportamentos que são propagados como corretos, perfeitos, mas que, na prática não são seguidos por todos os membros de um grupo social.
  •  o conjunto de comportamentos que são corretos, perfeitos e que sempre são seguidos integralmente por todos os membros de um determinado grupo social.
  •  o conjunto de culturas corretas, perfeitas, que deve ser seguido sem questionamentos por todos os membros de um grupo social, para sua maior harmonia.

4. LEIA O TRECHO ABAIXO.



  • Tem sua representação nas tradições e crenças populares expressas de diversas maneiras. É algo com origem anônima, algo que ninguém sabe quem criou. Além disso, não deve possuir cronologia alguma, sendo divulgado e praticado por um grande número de pessoas ao longo do tempo. É o caso dos provérbios, por exemplo.

    Esse trecho explica o que é:

  •  cultura de massa.
  •  behaviorismo.
  •  folclore.
  •  consuetudinário.

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