terça-feira, janeiro 23, 2018

Prova N2

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Parte superior do formulário
1. As três fases da aprendizagem significativa, que são descritas por David Ausubel e reconhecidas no desenvolvimento de projetos, são

·          organizadores prévios, diferenciação progressiva e conhecimento pertinente.
·          organizadores prévios, diferenciação progressiva e reconciliação integradora.
·          organizadores prévios, interdisciplinaridade e reconciliação integradora.
·          experiências socioculturais, diferenciação progressiva e reconciliação integradora.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Os conteúdos desenvolvidos no processo de ensino-aprendizagem estão classificados segundo a Tipologia dos Conteúdos, que os define como conteúdos

·          fatuais, mentais e atitudinais.
·          conceituais, atitudinais e cognitivos.
·          conceituais, atitudinais e procedimentais.
·          experienciais, atitudinais e procedimentais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Leia atentamente o texto de Hadji, abaixo, e siga as orientações para marcar a alternativa correta.


·         Medir significa atribuir um número a um acontecimento ou a um objeto de acordo com uma regra logicamente aceitável. Isso implica que o objeto ou o acontecimento possa ser apreendido sob uma única dimensão, isolável, capaz de receber uma escala numérica. A medida é assim uma operação de descrição quantitativa da realidade.

Quando se aborda a avaliação como medida, se atribui valor e destaque especial

·          às formas como se desenvolve o ensino.
·          às escalas preestabelecidas de notas ou conceitos.
·          ao processo de aprendizagem.
·          aos conteúdos ensinados.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Assinale a alternativa que corresponde a um pressuposto da formação continuada.

·          Treinamento prático.
·          Reflexão sobre a prática.
·          Reciclagem periódica.

·          Atualização periódica.

6 comentários:

  1. Boa noite,
    Alguém tem mais provas dessa matéria??
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
    1. [QuestãoID 67806] A decisão sobre a seleção e o uso de metodologias implica na consideração de um conjunto de fatores que a ela dão sentido. Fazem parte desse conjunto:

    conhecimento; conteúdos; contextos; práticas pedagógicas; atividades.
    conceitos; exposição; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.
    conceitos; atitudes; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.
    exposição; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.
    2. [QuestãoID 67798] Na organização do trabalho pedagógico do professor, os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais devem ser abordados de forma

    separada, de modo a garantir a memorização dos principais conceitos e fatos.
    separada, porque os conteúdos conceituais são importantes e devem se destacar.
    relacionada, mas apresentando menor ênfase em procedimentos e atitudes.
    relacionada, porque os três se completam na formação do indivíduo.
    3. [QuestãoID 67784] Podemos dizer que o método autobiográfico é

    uma forma moderna de busca do paraíso perdido.
    essencial para a completa formação do aluno.
    o desenvolvimento das aptidões do professor.
    um processo de formação continuada do professor.
    4. [QuestãoID 68617] Assinale a alternativa que corresponde a um pressuposto da formação continuada.

    (4) Atualização periódica.
    (3) Reciclagem periódica.
    (2) Treinamento prático.
    Reflexão sobre a prática.

    ResponderExcluir
  3. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
    1. [QuestãoID 67806] A decisão sobre a seleção e o uso de metodologias implica na consideração de um conjunto de fatores que a ela dão sentido. Fazem parte desse conjunto:

    conhecimento; conteúdos; contextos; práticas pedagógicas; atividades.
    conceitos; exposição; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.
    conceitos; atitudes; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.
    exposição; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.
    2. [QuestãoID 67798] Na organização do trabalho pedagógico do professor, os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais devem ser abordados de forma

    separada, de modo a garantir a memorização dos principais conceitos e fatos.
    separada, porque os conteúdos conceituais são importantes e devem se destacar.
    relacionada, mas apresentando menor ênfase em procedimentos e atitudes.
    relacionada, porque os três se completam na formação do indivíduo.
    3. [QuestãoID 67784] Podemos dizer que o método autobiográfico é

    uma forma moderna de busca do paraíso perdido.
    essencial para a completa formação do aluno.
    o desenvolvimento das aptidões do professor.
    um processo de formação continuada do professor.
    4. [QuestãoID 68617] Assinale a alternativa que corresponde a um pressuposto da formação continuada.

    (4) Atualização periódica.
    (3) Reciclagem periódica.
    (2) Treinamento prático.
    Reflexão sobre a prática.

    ResponderExcluir
  4. Olá Guilherme!
    Quais as respostas corretas das questões que enviou?

    ResponderExcluir
  5. ALGUEM TEM ESSAS RESPOSTAS

    ResponderExcluir
  6. Questões corretas DOCÊNCIA SUPERIOR
    QUESTÃO 1
    As três fases da aprendizagem significativa, que são descritas por David Ausubel e reconhecidas no desenvolvimento de projetos, são

    a )(x) organizadores prévios, diferenciação progressiva e reconciliação integradora
    b ) experiências socioculturais, diferenciação progressiva e reconciliação integradora.
    c ) organizadores prévios, interdisciplinaridade e reconciliação integradora.
    d ) organizadores prévios, diferenciação progressiva e conhecimento pertinente.
    QUESTÃO 2
    Leia atentamente o texto de Hadji, abaixo, e siga as orientações para marcar a alternativa correta.

    Medir significa atribuir um número a um acontecimento ou a um objeto de acordo
    com uma regra logicamente aceitável. Isso implica que o objeto ou o acontecimento
    possa ser apreendido sob uma única dimensão, isolável, capaz de receber uma escala
    numérica. A medida é assim uma operação de descrição quantitativa da realidade.


    Quando se aborda a avaliação como medida, se atribui valor e destaque especial



    a ) aos conteúdos ensinados.
    b ) ao processo de aprendizagem
    c ) às formas como se desenvolve o ensino
    d )(x) às escalas preestabelecidas de notas ou conceitos.
    QUESTÃO 3
    Representações sobre a docência são
    a ) definições objetivas do que é ser professor.
    b ) o professor e a sua atividade profissional.
    c )(x) diferentes modos de ver a profissão.
    d ) diversas definições legais da profissão.
    QUESTÃO 4
    Os conteúdos desenvolvidos no processo de ensino-aprendizagem estão classificados segundo a Tipologia dos Conteúdos?que os define como conteúdos
    a )(x) conceituais, atitudinais e procedimentais.
    b ) conceituais, atitudinais e cognitivos.
    c ) fatuais, mentais e atitudinais.
    d ) experienciais, atitudinais e procedimentais
    QUESTÃO 5
    A escola, considerada como local em que os indivíduos se agrupam e se mobilizam em torno de objetivos comuns-e portanto interagem, refletem e tomam decisões ? identifica-se com o âmbito?

    a ) político.
    b )(x) antropológico
    c ) pedagógico.
    d ) didático
    QUESTÃO 6
    Segundo António Nóvoa, a crise de identidade docente está associada, entre outros fatores,
    a ) a dúvidas e hesitações em se tratando da importância da docência.
    b ) à maneira como o professor enfrenta e supera suas dificuldades.
    c ) a incertezas e dúvidas em se tratando da escolha profissional.
    d )(x) à sobrecarga de trabalho, manifestada em tarefas burocráticas.
    QUESTÃO 7
    Assinale a alternativa que expressa melhor a ideia do quadro abaixo.

    Plano de ensino é o documento elaborado pelos professores, registrando a sua proposta de trabalho para uma área ou disciplina e devendo refletir o processo de planejamento como um todo.

    Sendo assim, esse tipo de plano deve ser considerado um (a)


    a )(x) registro de uma discussão coletiva, uma reflexão em que as tomadas de decisão ocorrem em conjunto.
    b ) documento produzido exclusivamente pelo professor, que assim atua de acordo com sua inspiração.
    c )
    documento que registra de modo particularizado o pensamento de cada professor sobre a sua própria área.

    d )
    cópia de documentos anteriores produzidos pela escola, já que as disciplinas são as mesmas, ano a ano.

    QUESTÃO 8
    Podemos dizer que o método autobiográfico é
    a )(x) um processo de formação continuada do professor
    b ) essencial para a completa formação do aluno.
    c ) o desenvolvimento das aptidões do professor
    d ) uma forma moderna de busca do paraíso perdido.
    QUESTÃO 9
    O método autobiográfico de formação de professores tornou-se conhecido no Brasil a partir da década de
    a ) 1980, influenciado por norte-americanos.
    b ) 1930, influenciado por Dewey
    c ) 1960, influenciado por Paulo Freire.
    d )(x) 1990, influenciado por autores europeus.
    QUESTÃO 10
    São princípios da pedagogia diferenciada:
    a ) foco no aluno; transmissão de conhecimentos; memorização.
    b )(x) foco no aluno; construção de conhecimento; aprendizagem significativa.
    c ) foco no professor; construção de conhecimento; aprendizagem significativa
    d ) foco no professor; transmissão de conhecimentos; memorização.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...