RESPOSTAS 1
Respostas em verde!!
De acordo com a Constituição Federal
de 1988, a respeito da educação, assinale a opção correta.
A educação é a base para a construção
e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, solidária e livre.
A
educação compete exclusivamente à União.
É
competência exclusiva dos municípios proporcionar os meios de acesso à
educação.
A
educação é direito de todos e dever do Estado, excluindo o núcleo familiar de
sua responsabilidade.
2
Do ponto de vista cultural, a
diversidade pode ser entendida como
as
mesmas formas de ver e interpretar o mundo.
as várias formas de ver o mundo, de
expressar-se e de relacionar-se.
parte
presente nos currículos, mas não contempla sua intenção educativa para o
exercício pleno da cidadania.
um
agravante do trabalho pedagógico limitando as práticas pedagógicas com a
comunidade escolar.
3
A qualidade da educação é uma
preocupação constante. Em relação ao que determina a LDB 9.394/96, assinale a
opção correta.
Um
dos incisos do artigo 1.º trata da garantia do padrão de qualidade no ensino a
ser ministrado.
O
artigo 1.º trata da liberdade da oferta do ensino pela iniciativa privada, em
função dos padrões de qualidade avaliados pelas entidades mantenedoras.
A escola de qualidade é aquela que
desenvolve competências e habilidades necessárias ao pleno desenvolvimento da
cidadania.
Os
municípios devem assegurar processo de avaliação do rendimento escolar do
ensino visando à melhoria da qualidade.
4Com relação à formação continuada dos
professores, é correto afirmar que
a
preparação de docentes para todas as etapas da Educação Básica exige que se
tenha uma articulação entre formação inicial nos diferentes níveis de ensino e
sistema de avaliação.
os profissionais da Educação devem
estar preparados para que valorizem a diversidade cultural brasileira,
respeitando as diferenças individuais e regionais dos alunos.
o
tema é tão relevante que foi criado um grupo de trabalho nacional para resolver
as questões e propor mudanças na formação dos professores.
o
MEC criou a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores em 2004 com o
objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos.
5
De acordo com a LDB 9.394/96, a
formação dos profissionais da Educação deve garantir
uma
sustentação teórica para que esses profissionais atuem somente na escola.
uma sustentação teórica para que
esses profissionais atuem em outros segmentos, como ONG?s, hospitais e
empresas.
uma
formação somente para a docência.
a
formação de profissionais para uma escola tradicional.
6
"A prática educativa é um
fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência
e funcionamento de todas as sociedades".
Partindo desse pressuposto, assinale
qual é o papel fundamental da escola na formação dos indivíduos.
Exigir
que o conhecimento possa ser utilizado sistematicamente.
Prepará-los para a participação ativa
e transformadora nas várias instâncias da vida social.
Prepará-los
somente para o mercado de trabalho.
Conservar
o funcionamento do sistema social.
7
Partindo do princípio de que o
currículo é uma construção e possui uma função política e social, ele só terá
sentido se
o
ensino for ministrado exclusivamente com base no pluralismo de ideias e de
concepções pedagógicas.
for construído quando se pensa
conjuntamente em currículo e sociedade.
a
educação se fizer apenas com intuito educativo formal
possuir
um sentido exclusivamente político.
8
A formação dos docentes, para o
exercício pedagógico pleno, deve ser pensada a partir
de uma formação adequada que
possibilite mudanças significativas para a educação.
do
domínio de conceitos científicos específicos.
do
ensino somente de conhecimentos decorrentes da tradição sociocultural formadora
do povo.
de
demandas provenientes das áreas específicas do conhecimento.
9
De acordo com a LDB 9.394/96, a
Educação Básica é composta pela
Educação Infantil, Ensino Fundamental
e Ensino Médio.
Educação
Infantil, Ensino Médio e Ensino Superior.
Educação
Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.
Educação
Superior e Ensino Médio.
10
A finalidade da Educação Básica,
segundo a LDB 9.394/96, é
ser
obrigatória e gratuita.
fornecer
meios para concluir somente o Ensino Básico.
organizar
o ensino somente em ciclos.
desenvolver o educando para o pleno
exercício da cidadania.
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As escolas são ambientes formativos
com caráter pedagógico. Dessa forma, é correto afirmar que
a escola é sempre um espaço de
formação democrática, solidária e de garantia dos direitos sociais.
a
gestão escolar e a organização dos espaços educativos independem dos objetivos
educacionais.
a
formação social e cultural de um grupo é tarefa exclusiva da escola.
o
interesse público determina procedimentos e processos de decisão da gestão
escolar.
12
A avaliação deve ser um instrumento
que permita aos professores, alunos, pais e escola tomarem consciência
de suas possibilidades, avanços e
dificuldades.
dos
avanços culturais, a fim de preservar a cultura produzida historicamente pela
humanidade, no contexto erudito e/ou popular.
dos
avanços cognitivos, com base no desenvolvimento da linguagem oral e escrita,
dos fundamentos matemáticos e do uso das tecnologias.
de
sua capacidade para o desempenho de papéis sociais, tendo como base a aptidão
individual.
13
A avaliação da aprendizagem pode
desempenhar várias funções nos processos de ensino e aprendizagem. Para isso, o
professor necessita de instrumentos para operacionalizar a sua prática. Sendo
assim, é necessário
desconsiderar
os ritmos de aprendizado do aluno e considerar só os instrumentos de avaliação.
articular
os instrumentos selecionados aos conteúdos trabalhados, sem exigir na avaliação
uma aprendizagem.
escolher
os instrumentos avaliativos, sem se preocupar com os conteúdos trabalhados.
construir instrumentos avaliativos
usando uma linguagem compreensível, que indique claramente os objetivos a serem
atingidos pelo aluno.
14
Visando à formação básica do cidadão,
a LDB 9.394/96 dispõe, para o Ensino Fundamental, que a escola deverá promover
EXCETO
o
desenvolvimento da capacidade de aprender, a partir do domínio da leitura, da
escrita e do cálculo.
a preparação básica para o trabalho e
a cidadania do educando, para este continuar aprendendo de modo a ser capaz de
se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento
superiores.
o
fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de
tolerância recíproca que assentam a vida social.
o
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de
conhecimentos e habilidades e a formação de valores.
15
Cabe ao professor universitário
adotar uma metodologia eficaz para o trabalho efetivo da cidadania. Para que
isso aconteça, é preciso considerar
conteúdos que contemplem a
diversidade, estratégias de participação, avaliação com diversidade de valores
e experiências.
conteúdos
técnicos por áreas, o magicentrismo e a avaliação tradicional.
conteúdos
por áreas do saber, a participação limitada dos discentes e suas experiências.
conteúdos
por blocos culturais com avaliação direcionada a cada grupo específico.
16
No contexto das políticas públicas
para a avaliação do Ensino Superior, podemos citar
a Avaliação das Instituições de
Educação Superior (AVALIES).
o
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
a
Avaliação da Educação Básica (SAEB).
a
Prova Brasil.
17De acordo com a LDB 9.394/96, as
modalidades de ensino estão assim organizadas:
Educação
Especial e Educação a Distância.
Educação Especial, Educação de Jovens
e Adultos, Educação Profissional, Educação a Distância, Educação Indígena e
Educação no Campo.
Educação
Indígena e Educação no Campo.
Educação
Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.
18
Com relação ao currículo e
diversidade, é correto afirmar que a utilidade social do currículo
pode
não estar definida intencionalmente.
é
uma monocultura do saber, que privilegia o saber científico como único e
legítimo.
é permitir aos alunos e alunas
compreender a sociedade em que vivem.
é
disponibilizar diversos conhecimentos produzidos pela humanidade.
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A relação currículo-diversidade está
presente na maior parte dos documentos escolares. Assumir a diversidade do
currículo significa
ter uma filosofia bem clara e
socialmente constituída.
posicionar-se
e favorecer as diversas formas de exclusão, dominação e discriminação.
assumir
que o ensino é um conjunto de diferenças como parte das disciplinas.
descaracterizar
a temporalidade e a organização espacial dos saberes.
2
0A teoria do currículo pode ser
analisada por dois prismas. São eles:
as
concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção liberal.
as concepções tradicionais ou
conservadoras e a concepção crítica.
as
concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção libertária.
as
concepções conservadoras e a concepção moderna.
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