sábado, julho 14, 2018

Diversidade Cultural

AS V
Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
Considerando que o final do século XIX e começo do XX é também um período de forte imigração europeia para o Brasil, principalmente de italianos, alemães, espanhóis, poloneses, ucranianos, entre outros, leia atentamente as seguintes afirmações:
I Havia uma ideologia de “branquear” a população brasileira e trazer europeus que detinham conhecimento em agricultura.
II Com o final da escravidão, terminaram os preconceitos raciais no Brasil.
III Obras como O mulato, de Aluísio Azevedo, retratam um pouco da visão preconceituosa contra o negro, mas via no mulato uma forma de ascensão cultural em relação aos negros.
É VERDADEIRO o que se afirma em
Resposta Selecionada: e. I e III, apenas.


Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
Considerando que existem culturas que assimilam melhor as diferenças, reconhecem a diversidade e outras que são mais fechadas, menos suscetíveis a compreender o “outro”, a diferença, a mistura, a miscigenação, leia atentamente as seguintes afirmações, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I Em 1948, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Declaração dos Direitos Humanos como um marco importante no entendimento da busca da cidadania, da igualdade e da fraternidade no mundo, embora concretamente ainda há muito a ser feito em diversos países.
II No governo Vargas (1930-1945) essa condição brasileira foi forjada com a criação de símbolos que servissem de identidade nacional, caso da feijoada, do carnaval e do futebol, dando a ideia da existência de um único “povo brasileiro”.
III Ao longo do século XX foi se construindo a ideia da formação do povo brasileiro com as três raças – branco, negro e índio. Tais termos, em si, não retratam nem a questão étnica, tampouco a raça – apenas a cor da pele.
IV A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, trouxe novas preocupações relativas à pluralidade e respeito às diferenças. E nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) surgiu a pluralidade cultural como tema transversal.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
Resposta Selecionada: d. V, V, V, V.

Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Considerando que no século XIX houve as primeiras grandes levas de imigração para o Brasil. Vieram para o território brasileiro principalmente imigrantes europeus: italianos, suíços, alemães, espanhóis etc.; bem como sírio-libaneses – à época denominados turcos –, leia atentamente as seguintes afirmações, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I Esse processo se intensificou na década de 1850, devido à Lei de terras no Brasil (1850) e ao fim do tráfico de escravos, imposto pela Inglaterra.
II Os imigrantes foram para o Sul e Sudeste do Brasil, somente para as áreas urbanas, contribuindo com a culinária brasileira, caso dos italianos e alemães.
III Por uma questão racial, optou-se principalmente por imigrantes europeus, que eram brancos, pois havia interesse em “branquear” a população do Brasil.
IV No Vale do Itajaí, SC, em Blumenau e Joinville prevalece a ocupação dos descendentes de alemães, com as casas e construções que remetem às antigas edificações aos moldes germânicos, bem como a Oktoberfest, que se tornou conhecida nacionalmente.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
Resposta Selecionada: e. V, F, V, V.

Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
Quando os portugueses e outros migraram para este território – onde atualmente chamamos de Brasil – havia inúmeras tribos indígenas falando várias línguas. Imperava entre os colonizadores a lógica da catequese, feita pelos jesuítas, os quais buscavam cristianizar os povos indígenas e salvar suas almas, dentro da premissa cristã da época e, ao mesmo tempo, tentando homogeneizar as diferenças entre os diversos grupos indígenas existentes.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, leia atentamente as seguintes afirmativas sobre os povos indígenas no Brasil:
I Aldeias inteiras foram flageladas, devido a doenças como gripes e outras infecções, já que os nativos não tinham anticorpos naturais para as doenças de origem europeia. Isso resultou em um declínio demográfico indígena, principalmente nas regiões próximas ao litoral brasileiro.
II Em 1755, D. José I aprovou um documento em que se proibia a escravidão de indígenas, acabava-se então com a tutela das missões religiosas sobre esses grupos e determinava que os indígenas seriam vassalos livres da Coroa Portuguesa.
III Depois da Lei Afonso Arinos, contra o racismo, não houve mais leis que tratassem da igualdade racial no Brasil.
É FALSO o que se afirma em
Resposta Selecionada: d. III, apenas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...