terça-feira, junho 22, 2021

Aap4 - Fundamentos da Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica

 Olá galerinha aqui do Pedagogia Online Ead.

Gostaria de agradecer a cada um que participa colaborando conosco (enviando suas provas, atividades etc.), ou seja tanto com CONTEÚDO e FINANCEIRAMENTE (contamos com vocês para que este espaço continue gratuito, democrático mas acima de tudo constantemente sendo atualizado) este espaço é mais uma ferramenta para ampliarmos nossos conhecimentos e estudos, sendo assim, caso você possa ajudar, não se acanhe envie sua colaboração para rmaschetti@gmail.com..

“Gentileza gera gentileza.” 

 Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica

  

1) Segundo Luck (2010, p. 56): "[...] a democracia se expressa como condição fundamental para que a organização escolar se traduza em um coletivo atuante, cujos deveres emanam dele mesmo, a partir de sua maturidade social, e se configuram em sua expressão e identidade, que se renova e se supera continuamente."

Conforme o texto acima, a gestão democrática é sobretudo a expressão e a identidade da escola que já atingiu sua maturidade social. Assinale a alternativa que caracteriza uma escola democrática de fato:


Alternativas:

  • a)

    É uma escola em que seu diretor é eleito pela comunidade, recebendo aprovação da maioria dos pais, alunos e professores.

  • b)

    É uma escola em que todos participam das decisões referentes ao seu funcionamento de maneira organizada e transparente a fim de cumprir sua função social.

    Alternativa assinalada
  • c)

    É uma escola em que todos tomam decisão sobre suas atividades tendo autonomia para realizá-las da forma que considerarem mais adequada.

  • d)

    É uma escola em que o coordenador pedagógico tem a prerrogativa de realizar seu plano pedagógico conforme o que considerar mais eficiente.

  • e)

    É uma escola em que os professores podem escolher as turmas para as quais vão lecionar e quais disciplinas vão ministrar.

2)

Lázaro é coordenador pedagógico em uma escola pública municipal, responsável pelo Fundamental II. Para integrar as turmas ele propôs a realização de projetos interdisciplinares entre os professores, porém ele encontrou bastante resistência e a grande maioria dos professores não demonstrou interesse em participar.

Quais estratégias éticas, Lázaro deve utilizar para realizar o projeto pretendido?

I. Recorrer à direção da escola para obrigar os professores a se submeterem à proposta.

II. Realizar questionários entre os professores acerca dos seus conhecimentos sobre interdisciplinaridade.

III. Sensibilizar os professores quanto ao tema através de palestras ou com a ajuda de um especialista.

IV. Convidar os professores interessados e realizar o projeto somente com a participação destes.

V. Apresentar aos professores exemplos de projetos interdisciplinares realizados com sucesso em outras escolas.

É correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I, II e IV.

  • b)

    II, III e IV.

  • c)

    II, III e V.

    Alternativa assinalada
  • d)

    III, IV eV.

  • e)

    I, III e IV.

3)

A comunicação interna é um fator fundamental no sucesso do projeto pedagógico da escola e do plano de trabalho pedagógico do coordenador, pois, é um agente humanizador das relações de trabalho e o meio para executar o plano elaborado.

Sobre a boa comunicação no ambiente escolar marque V para verdadeiro ou F para falso:

(     ) O coordenador deve ser assertivo em sua comunicação, expressando com clareza e honestidade suas opiniões;

(     ) O contexto em que as mensagens são construídas não fazem parte da mesma.

(     ) É necessário que o coordenar aprenda a escutar os outros e a falar impositivamente.

(     ) Na escola deve haver espaço para as pessoas expressarem suas opiniões e discutirem sobre seu ponto de vista.

(     ) A tolerância é um valor importante para se desenvolver a boa comunicação escolar.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Alternativas:

  • a)

    F-F-V-V-V.

  • b)

    F-VV-F-V.

  • c)

    V-F-V-F-F.

  • d)

    V-F-F-V-V.

    Alternativa assinalada
  • e)

    V-F-V-F-V.

4)

Segundo Cripriano Luckesi a avaliação é “um juízo de valor que nada mais significa que uma afirmação ou negação qualitativa sobre alguma coisa, tendo como base critérios previamente estabelecidos”   (Luckesi, 2011, p.214).

Sobre a avaliação da aprendizagem na escola marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

 

(    ) Avaliar é um desperdício de tempo e de energia para todos.

(    ) A avaliação serve para definir quem deve e quem não deve progredir na escola.

(    ) A avaliação permite verificar se a escola está cumprindo sua função.

(     ) O professor experiente já sabe quem é bom aluno e quem não é.

(     ) A auto avaliação é um aspecto relevante na avaliação escolar.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Alternativas:

  • a)

    V – V – V – F – V.

  • b)

    V – F – V – F - V.

  • c)

    F – V – V – F – V.

  • d)

    F – V – F – F - V.

  • e)

    F – F – V – F – V.

    Alternativa assinalada

 

Se quiser você pode:

Comentar 💬

Compartilhar ✈️

Indicar e Salvar 💾

Vou amar 💗

 

Espero que gostem do post, um ótimo estudo, deixe aqui seu comentário para que eu saiba que você gostou, ou deixe sua sugestão.

Não se esqueça de seguir nosso INSTAGRAM@pedagogiaonlineead para mais dicas de estudos.

Até o próximo.

Por: Raquel Maschetti.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...