sábado, outubro 01, 2022

Formação em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais (MPPTE)

NÃO ESTÃO TODAS CORRETAS A 03 ESTÁ ERRADA, SE ALGUÉM SOUBER ME ENVIE!.

 

📘 PARTE 02: AVALIAÇÃO 1 DO CONTEÚDO

✅ Esta avaliação está dividida em 2 (três) PARTES:

📘 PARTE 1: QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO
📘 PARTE 2: AVALIAÇÃO 1 DO CONTEÚDO

✅ Você está agora na PARTE 2. Sugerimos que preencha cada item realizando a leitura com atenção e cautela. Não há limite de tempo para essa avaliação. Boa Sorte!

✅ Antes de começar, encontre um momento do seu dia para realizar essa avaliação com bastante concentração e tempo suficiente para responder às questões.

✅ Só será possível o envio das respostas (1) UMA VEZ, por este motivo, fique atento a cada item respondido.
📚 QUESTÃO 1: Tardif e Raymond 2000 ao falarem da formação do professor afirmam que é a profissão na qual o profissional está em constante formação, porque à medida que seu trabalho se desenvolve, sua formação se aprimora.A formação do professor é, por vezes, excessivamente teórica, outras vezes excessivamente metodológica, mas há um déficit de práticas, de refletir sobre as práticas, de trabalhar sobre as práticas, de saber como fazer É desesperante ver certos professores que têm o corpo e a cabeça cheios de teorias, de livros, de teses, de autores, mas não sabem como aquilo tudo se transforma em prática, como aquilo tudo se organiza numa prática coerente Por isso, a necessidade de uma formação centrada nas práticas e na análise dessas práticas ( NÓVOA, 2007 p 14).
✅ Para o Professor Zabalza (2002) é algo extremamente relevante para o docente registrar em um diário de bordo suas experiências e vivências em sala, contendo os avanços e as limitações do ensinar e do aprender. Cabe ressaltar ainda que Tardif;  Raymond (2000) e  Nóvoa ( 2007) alertam sobre a importância de uma formação voltada para práxis embasada no contexto de vivência do aluno, portanto sobre a experiências do portfólio e do diário do professor,   assinale a alternativa INCORRETA:  *
Para obter maior informações sobre o conteúdo desta questão assista a Aula 01: https://bit.ly/mppteaula01 e Aula02: https://bit.ly/mppteaula02.
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📚 QUESTÃO 2: A gamificação não é um conceito novo. Muitas campanhas de marketing já utilizaram da gamificação para promover-se. O próprio fenômeno da viralidade também é uma característica a que pode ser associada a gamificação. A maior parte dos casos de sucesso de gamificação prova que somente o entendimento da construção de jogos e o entendimento do que motiva os jogadores pode tornar bem sucedido o processo de gamificação. O conceito apela para o potencial de transformar tarefas simples do cotidiano em atividades divertidas e permite que as pessoas sejam criativas nas soluções de problemas de business como marketing, treinamento e recrutamento Zichermann e Cunningham (2011) apontam quatro razões que motivam as pessoas a jogar: obter o domínio de um determinado assunto; aliviar stress; como entretenimento; e como meio de socialização. [...]. A partir deste contexto a gamificação pode ser aplicada a qualquer atividade onde necessita-se estimular o comportamento do indivíduo. A utilização da gamificação em ambientes de aprendizagem contribui para o aprimoramento do ambiente, tornando-o mais eficaz na retenção da atenção do aluno (BUSARELLO et al., 2014).
Fonte: ttps://www.feevale.br/Comum/midias/7fe3e6be-385f-4e8b-96e4-933a0e63874f/Gamificac¸a~o%20aplicada%20a%20ambientes%20de%20Aprendizagem.pdf
Segundo a Pirâmide da Aprendizagem de GLASSER  que intenciona a teoria da escolha em que alunos são estimulados como a gamificação a desenvolverem storytelling, desafios, feedback instantâneo, competição, recompensa e cooperação. ✅ Vale ressaltar que  os autores enfatizam  que  a GAMIFICAÇÃO APRESENTA  ALGUMAS VANTAGENS, que podem ser aplicadas em diferentes contextos do processo de aprendizagem,  assinale a alternativa INCORRETA:*
Para obter maior informações sobre o conteúdo desta questão assista a Aula 01: https://bit.ly/mppteaula01 e Aula02: https://bit.ly/mppteaula02.
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📚 QUESTÃO 3:
𝐎 𝐪𝐮𝐞 𝐞́ 𝐆𝐚𝐦𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨?

Do inglês gamification, tem sido uma grande aposta como elemento educativo no século 21. Gamificação no processo pedagógico significa adotar a lógica, as regras e design de jogos para tornar o aprendizado mais atrativo, motivador e enriquecedor.

Fonte do texto : https://blog.lyceum.com.br/o-que-e-gamificacao-na-educacao/

✅ Considerando a FONTE do texto acima, assinale a alternativa correta.:  *
Para obter maior informações sobre o conteúdo desta questão assista a Aula 02: https://bit.ly/mppteaula02 e Aula 03: https://bit.ly/mppteaula03;
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📚 QUESTÃO 4: Metodologia nada mais é que o direcionamento para a realização de algum objetivo, alcançando a “linha de chegada”. A origem do termo vem do latim “methodus” e se difundiu no meio da educação como o campo que estuda a forma com que o conhecimento é produzido.Em outras palavras, a metodologia de ensino compreende todas as ferramentas que os educadores utilizam para transmitir os seus conhecimentos aos alunos. Cada professor utiliza um método para tal, em busca da melhor forma de motivar crianças e jovens, direcionando-os ao aprendizado. É importante ressaltar, antes de mais nada, que não existe uma metodologia de ensino melhor ou mais eficiente — há, na verdade, algumas que são mais adequadas à proposta da escola e às suas necessidades. Por essa razão, a escolha precisa ser coerente para que não resulte em problemas para a direção no futuro. Ao escolher uma metodologia de ensino, é preciso que essas diretrizes estejam em conformidade com  A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o Projeto Político Pedagógico  da Escola( PPP), O Plano Curricular e O Planejamento Interdisciplinar Fonte do texto:
✅ Considerando a FONTE do texto acima, assinale a alternativa INCORRETA:*
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📚 QUESTÃO 5: As metodologias ativas ou active learning sugerem várias possibilidades de ensino e aprendizagem, por exemplo: a aprendizagem é centrada no estudante / autonomia, a customização com foco nas competências, a presença da ludicidade etc. ✅ Podem ser destacados alguns exemplos de combinações de boas metodologias ativas.  Assinale a alternativa INCORRETA:*
Para obter maior informações sobre o conteúdo desta questão assista a Aula 03: https://bit.ly/mppteaula03;
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📚 QUESTÃO 6: No último século, para dar conta de problemas complexos, os quais possuem muitas variáveis, surgiu a sistematização do raciocínio de Design. O design nos ajuda a sistematizar um coletivo e um conjunto de muito grande de variáveis que definem restrições a solução e é o que mais nos deparamos na área da educação, onde há um pluriverso de complexidades presentes numa sala de aula. A visão moderna há muito tempo não dá conta de explicar essa complexidade. Para ela o problema é simples, abstrato, o qual igual para todos os professores, na relação com o todos os seus alunos, o que não é verdade. Todos os professores e alunos são diferentes e a solução precisa ser criada pelo professor. Portanto,  capacidade de ser design é uma capacidade que precisa ser desenvolvida no professor. Há uma corrente pós-moderna que traz alguns princípios sobre essa visão de mundo e de como resolver problemas utilizando o design.
✅ Considerando a FONTE do texto acima, assinale a alternativa INCORRETA:  *
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📚 QUESTÃO 7: A Certificação Google for Education, como o nome indica, é uma certificação realizada pelo Google. Por meio dela você aprende em ferramentas de ensino do G Suite For Education, a conta do Google voltada para a educação.Assim como em um curso, a Certificação Google for Education serve para habilitar os professores nas ferramentas do G Suite, ensinando eles a utilizarem desde o básico até os níveis mais avançados de performance nas ferramentas educacionais desenvolvidas pelo Google. Segundo afirma Moran, “o fato de dominar aplicativos,trabalhar com projetos, com ferramentas e com plataformas integradas é algo extremamente positivo, mas tem que fazer parte de algo maior, que são as mudanças na forma de ensinar. Senão fica só na tecnologia, que, sozinha, não vaitransformar a escola. É um componente de TRANSFORMAÇÃO”.
✅ Considerando a FONTE do texto acima, assinale a alternativa CORRETA:  *
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📚 QUESTÃO 8: Inteligência emocional, hábitos da mente, soft skills, competências para o século XXI… todos esses são sinônimos para as competências socioemocionais, conhecidas como as “habilidades” ou características ligadas ao desenvolvimento do indivíduo no sentido de formação de um cidadão integral, preparado para agir de forma responsável e ativa, e assim alcançar o sucesso em todas as esferas de sua vida - pessoal e profissional. ✅ Considerando a FONTE do texto acima, assinale a alternativa INCORRETA:*
 FONTE DO TEXTO:https://www.somospar.com.br/wp-content/uploads/2018/07/ebook-competencias-socioemocionais-bncc.pdf  Para obter maior informações sobre o conteúdo desta questão assista a Aula 06: https://bit.ly/mppteaula06;
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📚 QUESTÃO 9:  A inclusão digital é um direito fundamental dos estudantes, principalmente após a experiência que tivemos com a pandemia. É o que afirma Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil. "A ONU defende que a conectividade é um direito desde 2012. Por isso, o que precisamos é, de fato, um retorno às salas de aula e investimentos em mecanismos que permitam pensar em formato híbrido. Após 52 semanas com escolas fechadas, o momento é de rever os currículos, (de fazer) planejamento escolar e investir em programas que apoiem os alunos dentro e fora da escola."
✅ Considerando o texto acima, assinale a alternativa INCORRETA quanto às opções de modalidade correspondentes ao Ensino Híbrido.*
Para obter maior informações sobre o conteúdo desta questão assista a Aula 07: https://bit.ly/mppteaula07  e Aula 08: https://bit.ly/mppteaula08;
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📚 QUESTÃO 10: Pillotto (2001, p. 13) destaca outros aspectos importantes da arte incluída no currículo escolar e que podem nos ajudar a compreender o entorno dialogando com diferentes signos e sentidos. Dessa forma: "saber desvelar o que na arte está contido, experimentando o ato de ler, decodificar a gramática visual, corporal e sonora, transpô-la para o mundo real e imagético é acima de tudo compreender os signos do mundo presente. É também aprender arte e na arte, apropriando-se tanto dos aspectos cognitivos como dos sensíveis." ✅ Considerando o texto acima, assinale a alternativa INCORRETA quanto às opções de modalidade correspondentes ao Ensino Híbrido.*
Para obter maior informações sobre o conteúdo desta questão assista a Aula 07: https://bit.ly/mppteaula07  e Aula 08: https://bit.ly/mppteaula08;
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