sábado, fevereiro 04, 2023

Avaliação 01

 TEXTO PARA A QUESTÃO 01


Shute (2008, p. 153) define o feedback como formativo: “é a revisão como informação comunicada para o aprendiz com a intenção de modificar seu comportamento ou seu modo de pensar objetivando uma melhoria no aprendizado”. Entende-se que, para que o feedback formativo produza mudanças significativas no aluno, que ele seja transmitido no tempo certo, com a quantidade e qualidade de informação corretas e com linguagem adequada.


Fonte: Elaine Marques Cardoso DOSE. A importância do feedback na educação a distância.

Imagem sem legenda

📚 QUESTÃO 01: Considerando a fonte dos textos acima, o que caracteriza um “bom” feedback em processos educacionais, assinale a alternativa CORRETA.
*

Esclarecer somente o bom desempenho, não necessariamente a autoavaliação e reflexão.
Indica como superar dificuldades ajudando o estudante a fechar a lacuna entre desempenho esperado e real.
O feedback caracteriza-se por correções genéricas, não deixa margens às questões específicas.
Diálogo entre professores e estudantes, no caso do feedback, não traz benefício.
O feedback deve ser dado a longo prazo, não necessariamente após as atividades ou avaliações.

TEXTO PARA A QUESTÃO 02

   

Quando falamos em leitura, parece que estamos nos referindo a algo subjetivo; no entanto, uma das características da leitura é que ela permite ao indivíduo ter acesso a informações e ao conhecimento produzido no mundo. De acordo com Freire (2011), o indivíduo, antes de adquirir a leitura da palavra, já tem a leitura do mundo, mas esta só se completa e se descortina ao sujeito se este tem o domínio da palavra. Martins (2006), ao tentar compreender a questão da leitura, vai dizer que ela é uma experiência individual e que pode ser caracterizada como sendo a decodificação de signos linguísticos, por meio dos quais o leitor decifra sinais, e também como sendo um processo de compreensão mais abrangente, em que o leitor dá sentido a esses sinais. Nesta direção de pensamento, Martins (op. cit.) afirma que a leitura é realizada a partir de um diálogo entre o leitor e o objeto lido, e que esse objeto pode ser de caráter escrito, sonoro, gestual, uma imagem ou até mesmo um acontecimento.


Imagem sem legenda

📚 QUESTÃO 02: De acordo a Professora Carla Freitas e em conformidade com o texto acima, assinale a alternativa que possui assertiva INCORRETA:
*

A leitura é apenas um processo de compreensão livre de formas e símbolos, não importando a linguagem.
Há sempre diálogo no processo de leitura com participação mútua.
O complexo ato de leitura exige um conhecimento de mundo.
O diálogo entre o leitor e a obra lida definem o ato de leitura.
É a compreensão da leitura como um ato social que dá sentido ao processo.

📚 QUESTÃO 03: Baseado nas aulas 01 e 02, nas quais são discutidos os modelos de avaliação e a criação de vídeos musicais infantis educativos animados, assinale a alternativa INCORRETA:

*

Imagem sem legenda
As tecnologias auxiliam nos modelos de produção de materiais, como os vídeos educativos. Além disso, os recursos de avaliação como formulários eletrônicos, questionários estruturados e da realização de entrevistas online também são facilitados por esse meio digital.
O uso das tecnologias deve prever em todas as suas vertentes processos essenciais, dentre eles: a formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, a busca por parceiros adequados ao projeto que se quer desenvolver, bem como prática pedagógica voltada para a realidade dos educandos.
As ações que estruturam a vinculação entre tecnologia e educação devem transcender o processo de adaptação do indivíduo à sociedade. As tecnologias devem estar a favor de produções de novas culturas, de análise crítica à realidade posta e de novos meios de conceber a prática educativa inovadora.
As tecnologias não auxiliam na produção de recursos educacionais, como os vídeos educativos. Além disso, os meios de avaliação como formulários eletrônicos, questionários estruturados e da realização de entrevistas online não podem ser gerenciados por esse meio digital.
O uso das tecnologias deve prever em todas as suas vertentes meios para a solução de problemas sociais. Dentre eles, podemos exemplificar os meios avaliativos, cada vez mais eficientes e eficazes, e a produção de inúmeros recursos que garantem o protagonismo infanto-juvenil, como os vídeos, jogos e aplicativos digitais.

TEXTO PARA A QUESTÃO 04

"O que a tecnologia traz hoje é integração de todos os espaços e tempos. O ensinar e o aprender acontecem em uma interligação simbiótica, profunda e constante entre os chamados mundo físico e digital. Não são dois mundos ou espaços, mas um espaço estendido, uma sala de aula ampliada, que se mescla, hibridiza constantemente." Bacich, Neto e Trevisani, (2015, p.56)

Imagem sem legenda

📚 QUESTÃO 04:   Considerando o texto acima e o conteúdo abordado na Aula 02 (Link:Criação de vídeos musicais infantis educativos animados), assinale a alternativa CORRETA:
*

A produção de vídeos infantis proporciona o fortalecimento da autoestima; elevação do sentimento de pertencimento; promoção do protagonismo juvenil e o desenvolvimento do trabalho lúdico com temas educativos.
A produção de vídeos infantis proporciona a reprodução automática de conteúdos a todas as crianças; contextualiza as ações e observa o estudo da viabilidade econômica dos recursos midiáticos.
A produção de vídeos infantis proporciona prever os recursos humanos e financeiros disponíveis; promoção do protagonismo juvenil e o desenvolvimento do trabalho lúdico com temas educativos e a reprodução do sistema capitalista como o mais adequado.
A produção de vídeos infantis proporciona uma pesquisa sobre competências e habilidades que ainda não são compreendidas pelo pesquisador; a produção de desenhos e animação descontextualizadas e o envolvimento das famílias em todas as etapas.
A produção de vídeos infantis proporciona a observação do nicho de mercado; promoção do protagonismo juvenil; envolvimento superficial com os temas e o estudo da viabilidade econômica dos recursos midiáticos.

TEXTO PARA A QUESTÃO 05


A programação de computador é tão importante quanto ler e escrever, segundo Michael Resnick (2014). Nesse contexto de programação, surge a ideia do pensamento computacional conforme imagem abaixo.

Imagem sem legenda

📚 QUESTÃO 05: Segundo o Professor Crespo, que abordou o “pensamento computacional e  inclusão”, assinale a alternativa que possui assertiva INCORRETA acerca dos  os pilares do pensamento educacional:

*

Abstração consiste em uma habilidade de concentrar nos aspectos essenciais de um contexto qualquer, ignorando características menos importantes ou acidentais. Em modelagem orientada a um objeto, são uma característica fundamental no domínio do sistema de software.
Decomposição analisa os problemas para identificar as partes que podem ser separadas e formas como podem ser reconstituídas para solucionar um problema como um todo. Possibilita resolver problemas complexos de forma mais simples e permite projetar sistemas de grande porte.
A criatividade é uma qualidade adquirida por pessoas curiosas que buscam inspiração em informações e têm a sensibilidade de percebê-las de forma diferente.
Reconhecimento de padrões representa a base de referência que é usada para determinar as qualidades ou características de alguma coisa.
Programa/Algoritmo pode ser definido como o processo de identificar um conjunto de variáveis que adornam um problema, criando uma sequência de passos bem definidos, não ambíguos, que tenham um início, e uma condição de parada.

TEXTO PARA A QUESTÃO 06

Conforme assistimos na aula 03, dentre os vários entendimentos do que é pensamento computacional, podemos compreender como uma abordagem voltada para a resolução de problemas explorando processos cognitivos, pois discutem a capacidade de compreender as situações propostas e criar soluções através de modelos matemáticos, científicos ou sociais para aumentar nossa produtividade, inventividade e criatividade (GUARDA; PINTO, 2020).

Imagem sem legenda

📚 QUESTÃO 06: Conforme o Professor Crespo, podemos ainda afirmar que pensamento computacional é uma habilidade fundamental para todos, não somente para cientistas da computação. Neste ínterim, o que NÃO seria pensamento computacional nas alternativas abaixo?

*

Fonte:https://drive.google.com/file/d/1ZDdpIMIazBIOqsnaxCJ4aEPqZfGHdm3F/view.
Atividade mental, forma distinta de pensar.
Resolução de problemas e organização de ideias.
Uso de heurísticas de raciocínio para resolver problemas complexos.
Saber navegar na internet, enviar e-mail, publicar um blog ou operar um processador de texto.
Entendimento do comportamento humano, pensar recursivamente, abstração e decomposição.

TEXTO PARA A QUESTÃO 07

Conforme Sirotnick, "a escola é um lugar idôneo onde os educadores podem trabalhar juntos para enfrentar situações difíceis e consolidar boas ideias no ensino. A escola é o lugar onde a reflexão crítica não é uma dialética passiva, e sim um paradigma de conhecimento e "reconhecimento" dentro de um contexto de ação. A escola é mais do que um lugar onde se ensina a pensar criticamente: também é o lugar para pensar criticamente sobre a educação."

Imagem sem legenda

📚 QUESTÃO 07:  Considerando o texto acima, assinale a alternativa INCORRETA:  
*

Para alcançarmos os modelos educacionais que consideram a avaliação dos Sistemas é necessário observar alguns aspectos: políticas educacionais, finalidades e objetivos e os resultados.
Para alcançarmos os modelos educacionais que consideram a avaliação institucional é necessário observar alguns aspectos: missão institucional, metas, finalidades e objetivos e os resultados.
Para alcançarmos os modelos educacionais que consideram a avaliação da Política, Programas e Projetos é necessário observar alguns aspectos: ações externas (demandas coletivas), objetivos e metas e resultados.
Para alcançarmos os modelos educacionais que consideram a avaliação da Aprendizagem é necessário observar alguns aspectos: ações internas (sala de aula), objetivos e conteúdos curriculares e resultados.
Para alcançarmos os modelos educacionais que consideram a avaliação da constatação imediata é necessário observar alguns aspectos: ações descontextualizadas, ações internas e externas, resultados e metas.

TEXTO PARA A QUESTÃO 08

A avaliação formativa desenvolve-se com as atividades de aprendizagem e a reflexão sobre o contexto social dos educandos e o cotidiano escolar. Wiliam (2013) salienta que esse modelo é uma avaliação que ocorre no “dia a dia, minuto a minuto”. Enquanto a avaliação somativa é essencialmente baseada no modelo tradicional da educação. Isso se dá  uma vez que ela objetiva sumarizar o que o aluno aprendeu ou não, o que sabe ou não, o que é ou não capaz de fazer, no momento final de um ciclo de aprendizagem (SADLER, 1989). 

Imagem sem legenda

📚 QUESTÃO 08: Considerando o texto acima, assinale a alternativa CORRETA quanto às opções de modalidade correspondentes ao Ensino Híbrido. *

A avaliação educacional engloba processos em diversos níveis, dentre eles o nível de aprendizagem das famílias e temas da sociedade em geral.
A avaliação ocorre com diferentes propostas como: avaliação de ​​Sistemas; avaliação Institucional; avaliação de Política, Programas e Projetos e avaliação da Aprendizagem.
A avaliação decorre do modelo liberal de educação em que os estudantes, sistemas, políticas, programas e projetos são avaliados apenas pela sua eficácia e retorno dos interesses sociais.
A avaliação nem sempre deve estar presente nos processos educacionais, pois existem conceitos que não são mensuráveis e cujos resultados podem não refletir a realidade social.
A avaliação é uma condição necessária para que todos os anseios da sociedade sejam apenas reproduzidos pelos participantes. Avaliar o​​ Sistema, a Instituição, a Política, Programas, Projetos e a Aprendizagem não podem ser realizados de qualquer maneira.

TEXTO PARA A QUESTÃO 09


Thac Sĩ (2008) afirma que, graças ao desenvolvimento tecnológico, várias universidades e instituições de ensino têm adotado esta ferramenta pedagógica online. Teoricamente, o feedback entre os pares é um tipo de aprendizagem colaborativa em que os alunos aprendem a analisar e, em seguida, oferecem um feedback construtivo aos seus pares em atividades escritas (TRAHASCH, 2004). Thac Sĩ (2008) afirma que, a fim de economizar tempo em sala de aula e de promover um ambiente menos estressante, muitos professores têm usado o “Sistema Online de Correção Entre os Pares” (OPAS, sigla do inglês para ‘Online Peer Assesment System’).

Fonte: Carmem FluminhanA importância do feedback como ferramenta pedagógica na educação a distância

Imagem sem legenda

📚 QUESTÃO 09: Com base na literatura especializada e nas aulas 05 e 06, algumas  práticas  na adoção de mecanismos de feedback são importantes, EXCETO:


*

Sempre abrir espaço para que os alunos possam questionar, fazer sugestões e criticar tanto a ação pedagógica, como a avaliação promovida pelo professor.
Procurar diversificar as formas de fornecer o retorno aos alunos.
Equilibrar a frequência de feedback ofertado. O excesso de feedback pode gerar efeitos negativos à aprendizagem.
A forma, a estratégia e a frequência na promoção de feedback utilizadas pelo professor não determina o sucesso do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem.
Programar atividades para que os alunos realizem a correção e avaliação entre os pares, o chamado “peer feedback”.

TEXTO PARA A QUESTÃO 10


Principal Motivação para Ler um Livro

“Sobre a motivação para ler, 48% dos leitores entre 5 e 10 anos de idade indicam o gosto pela leitura como principal fator. Esse percentual vai diminuindo significativamente, chegando aos 17% na população entre 18 a 24 anos. A partir dessa faixa etária, passam a apontar o crescimento pessoal e a atualização cultural ou conhecimento geral como motivos para a leitura.”


Fonte:https://www.cenpec.org.br/tematicas/retratos-da-leitura-no-brasil-por-que-estamos-perdendo-leitores#:~:text=A%20%C3%BAnica%20faixa%20et%C3%A1ria%20que,pr%C3%B3pria%20e%20com%20mais%20frequ%C3%AAncia.

Imagem sem legenda

📚 QUESTÃO 10: Considerando a PRINCIPAL MOTIVAÇÃO para ler um livro, assinale a alternativa que possui assertiva INCORRETA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...