sexta-feira, janeiro 12, 2024

AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA

 

AVALIAÇÃO – AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA

  • Assinale a única alternativa correta.

    I. A invenção da escrita ocorreu não para duplicar o oral, mas para completá-lo.

    II. A evolução humana não passa necessariamente pelo crivo da leitura, seja ela da escrita tal qual conhecemos hoje, ou das imagens gravadas pelos nossos ancestrais.

    III. Segundo relatos históricos e arqueológicos, foi em Atenas onde tudo começou.

    IV. Se percebe o nascimento do ler pela necessidade evolutiva do próprio homem, uma vez que os símbolos precisavam ser decodificados e compreendidos.

    Resposta Marcada :

    Somente as alternativas 1 e 4 estão corretas.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Marque a alternativa incorreta.

    Resposta Marcada :

    A leitura faz parte de um processo continuo que muda a vida do indivíduo, é um caminho onde o arrastara a libertação e a obter um escudo a favor do processo de alienação.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Marque V para verdadeiro e F para as falsas.

    ( ) O conceito do letramento evolutivo não é aplicado para descrever o que tradicionalmente se denominou preparação para a leitura, já que a criança não se envolve meramente como leitor, mas como leitor/escritor.

    ( ) A leitura se desenvolve dentro do contexto das atividades da vida imaginaria.

    ( ) As crianças aprendem a linguagem escrita por meio de atividades que o comprometem com seu mundo.

    ( ) As crianças se tornam letradas por meio de um nível muito amplo de conhecimentos, de disposições e de estratégias;

    Resposta Marcada :

    F. F. V. V.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • O ponto de partida do letramento é, EXCETO:

    Resposta Marcada :

    A ação de ler é somente e exclusiva para entretenimento ou uso acadêmico.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Sobre os principais métodos de alfabetização assinale a incorreta.

    Resposta Marcada :

    O método silábico ou de silabação, toma como ponto de partida o reconhecimento global do texto, que, assim como nos métodos anteriores, precisa ser memorizado durante um período de forma que seja lido, escrito e compreendido. Para isso, eram apresentados aos alunos cartazes ou pré-livros com partes de um texto ou textos completos que fossem significativos para eles. Após essa apresentação e um convívio maior do aluno com o texto, este era desmembrado em frases ou sentenças, partindo-se para o reconhecimento das palavras e, finalmente, das sílabas e letras.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • “Para Luria o crescimento da criança ocorre pela sua necessidade de se relacionar com a sociedade. Portanto, o desenvolvimento não deve ser visto como resultado da adaptação, mas a relação da criança com a sociedade deve ser compreendida historicamente a partir das necessidades do homem. ” O trecho abordado é:

    Resposta Marcada :

    VERDADEIRO

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • A leitura serve ao propósito de __________ o indivíduo a descobrir novos mundos, a interpretar a escrita de forma sistematizada e conclusa. A leitura é essencial para a inserção do ser humano na sociedade, o incentivo à leitura começa muito cedo na infância, onde a criança começa a __________ o mundo da imaginação e descobertas. O indivíduo que não busca por compreender a escrita, se fecha e se torna prisioneiro em si. Entretanto, a leitura é __________, a partir do momento que a mesma passa a ser realizada de maneira reflexiva. Assinale a afirmativa que complementa o texto corretamente:

    Resposta Marcada :

    Levar – descobrir – libertadora

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • “Acontece o exercício da inteligência prática em virtude da experiência da criança com as propriedades físicas do seu corpo e dos objetos que a circundam.”. O desenvolvimento da fala segue o curso das demais operações mentais, as quais ocorrem em quatro estágios, o trecho se refere ao estágio:

    Resposta Marcada :

    Estágio natural ou primitivo

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
  • A criança estabelece uma relação com o mundo que a cerca desde o nascimento, seja de natureza física ou humana. É nas relações e interações com os sujeitos humanos que a criança se comunica desde o nascimento, inicialmente através de uma linguagem rudimentar (choro, resmungos, gestos, entre outras) que ganha um significado cultural e, nesses contextos, se apropria da aprendizagem e desenvolve a fala. Além disso, nesses espaços, a interação com os signos e seus significados na e através da cultura. Pode-se dizer que esta afirmativa é:

    Resposta Marcada :

    Correta

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • A linguagem é o uso organizado e combinado de palavras para fins de comunicação, principalmente, do pensamento. Para o autor, a linguagem tem caráter universal, pertence à espécie humana, o que possibilita que as pessoas sejam capazes de dominar e usar um sistema linguístico bastante complexo. Pode-se dizer que esta afirmativa é:

    Resposta Marcada :

    Correta

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...