quarta-feira, janeiro 03, 2024

Avaliação - Introdução a Psicopedagogia Institucional e Clínica


A psicopedagogia é criada com o objetivo:

  • Resposta Marcada :

    De auxiliar pessoas com dificuldades de aprendizagem, e seus campos de atuação são prioritariamente ações preventivas em instituições e em ambulatórios de atendimento individualizado

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Compreender como funciona a aprendizagem é importante para o psicólogo educacional, e alguns teóricos, particularmente no campo da psicologia, podem ajudar a compreender algumas dessas questões. Dentre elas temos como verdadeiras as afirmativas:

    I – O Behaviorismo pode ser ilustrado no ensino tradicional, onde as críticas dos alunos são desencorajadas e os professores são vistos como meros instrutores em relacionamentos verticais dominantes

    II – No humanismo a teoria se baseava em deixar a criatividade do aluno livre, para com isso intensificar a aprendizagem

    III – Na observação clínica: como um meio de intervenção, ela aponta para uma observação clínica como um dos instrumentos mais inativos, uma vez que a partir do relance formado pelo o paciente, reconhece aspectos emocionais que, se apenas direcionava a atenção direcionada à demanda oral, os aspectos não precisariam de irrelevância

    IV – O materialismo histórico não legitima o presente sem considerar o passado em seus eventos políticos, econômicos e sociais secundários

    Resposta Marcada :

    I, II e IV

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Uma pessoa com problema de aprendizagem pode ter um tipo de problema diferente de outra pessoa. Isto é, uma pessoa pode ter problemas com a ___________e a _________; outra, com a ­­­­­­­­­­­­­_______________; outra pessoa pode ter ainda problemas em cada uma dessas___________. Ou seja, os problemas de ______________variam de pessoa a pessoa.

    De acordo com o enunciado marque a alternativa que o complete corretamente:

    Resposta Marcada :

    Leitura – ortografia – compreensão matemática – áreas – aprendizagem

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Desempenhando um papel extremamente importante no desenvolvimento das pessoas, a escola é socializada, ou seja, desempenha uma função social importante, que é a de integrar essas pessoas à sociedade. Conhecimento relevante, apontar lacunas ao longo do caminho, identificar obstáculos que o atrapalhem, e intervir quando necessário, estar disponível para auxiliar alunos com dificuldade de aprendizagem, auxiliando com:

    Resposta Marcada :

    Prevenção, diagnóstico e tratamento

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • O diagnóstico é um processo contínuo que, com intervenções constantes, pode alterar a sequência dos exames e, principalmente, o desenvolvimento do tema, começa com um telefonema tenso e ansioso dos pais ou uma reclamação da escola, o papel do terapeuta neste momento é orientar os pais.

    Pode-se afirmar que é um tipo de diagnóstico:

    Resposta Marcada :

    Clínico

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • No que se refere a família estendida como um sistema, é INCORRETO afirmar que:

    Resposta Marcada :

    Para que uma família atue de modo ornamental, deve proteger a incapacidade total do sistema e a autonomia dos distintos subsistemas (pais, filhos, professores, educadores, etc.).

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

    ( ) Como o processo de ensino e aprendizagem é um processo complexo, é necessário abordar as questões inerentes a esse processo, para desvendar as barreiras que impedem o sujeito de aprender, de forma a oportunizar uma intervenção adequada com o problema.

    ( ) A psicopedagogia surge com o objetivo de auxiliar pessoas com dificuldades de aprendizagem, atuando prioritariamente através ações preventivas em instituições e ambulatórios de atendimento individualizado.

    ( ) Preventivamente, cabe ao psicopedagogo, dentre outras ações, promover orientação metodológicas de acordo com as características dos indivíduos e grupos;

    ( ) No campo da psicopedagogia, originalmente, o behaviorismo aponta para um tratamento mais subjetivo do processo educacional.

     

    Resposta Marcada :

    V – F – V – F

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
  • A proposta da psicopedagogia é a aquisição do conteúdo por meio das relações interpessoais integrativas, nas quais o aprendiz seja capaz de construir seu conhecimento. A psicopedagogia na instituição atualmente detém duas funções. São elas:

    Resposta Marcada :

    Função curativa e preventiva

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • No que se refere o psicopedagogo no contexto escolar, é INCORRETO afirmar que:

    Resposta Marcada :

    Não é somente uma coleta de dados que através da organização do entendimento clínico irá orientar o processo pedagógico. É um exercício ilimitado, que tem a função de obter a descrição e compreensão de modo global da personalidade do paciente ou também do grupo familiar.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • A psicopedagogia clínica é conduzida em:

    Resposta Marcada :

    Terapia

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Você podem ajudar o blog de duas maneiras com conteúdo e/ou com contribuições, para nos ajudar financeiramente você pode usar o PIX (QR code ou o código) ou transferência bancária, conforme as informações abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...