quinta-feira, outubro 27, 2016

Intervenção Psicopedagógica na Escola

Prova Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 4
O Esquema Evolutivo da Aprendizagem é um modelo apresentado por Visca para explicar a origem da
aprendizagem. Quais são os níveis que ele estabelece para explicar esse processo?


a )
 Instrumentalização, imitação e condicionamento.

b )
 Interacionismo, estruturalismo e construtivismo.

c )
 Protoaprendizagem, deuteroaprendizagem, aprendizagem assistemática e sistemática.

d )
 Manutenção, repressão e transformação.
QUESTÃO 5
Quando o psicopedagogo inicia seu trabalho em uma instituição educacional, normalmente há uma resistência
da escola em aceitar as mudanças que podem vir a ocorrer. A permanência de seus padrões relacionais,
funcionais e estruturais está relacionada a qual propriedade de um sistema aberto?


a )
 Globalidade e totalidade.

b )
 Equilibração e homeostase.

c )
 Equifinalidade.

d )
 Causalidade circular.
QUESTÃO 9
O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda
do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógica diante do
processo de aprendizagem?


a )
 A atitude psicopedagógica está respaldada por uma visão unidirecional.

b )
 Não há relação da atitude psicopedagógica com o pensamento científico.

c )

A atitude psicopedagógica intervém na aprendizagem e seus obstáculos não podem mais ser vistos
pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica.


d )
 O pensamento mecanicista é esperado para a concretização da atitude psicopedagógica.
QUESTÃO 7
Quando nos referimos à Psicopedagogia Clínica e à Psicopedagogia Institucional, por que não estamos
falando de duas psicopedagogias diferentes?


a )
Porque as duas têm a proposta voltada para o processo de aprendizagem e atuam diretamente com
sujeito de forma individualizada.


b )
Porque tanto na Institucional quanto na Clínica o psicopedagogo faz avaliação das dificuldades de
aprendizagem


c )

Porque ambas se respaldam em pressupostos teóricos próprios de uma área que vem crescendo em
volta da compreensão de seu objeto de estudo que é o ser cognoscente.


d )
Porque os mesmos instrumentos técnicos que se utilizam na Psicopedagogia Clínica se usam também
na Psicopedagogia Institucional.
QUESTÃO 3
Em relação aos recursos psicopedagógicos, marque a alternativa que apresenta o conceito correto de um
desses recursos.


a )
 Informação-criar um grau de ansiedade e conflito.

b )
 Mostra-fazer uma explicação sobre determinado assunto

c )
 Acréscimo de modelo-apresentar outra opção para que uma atitude possa ser efetivada.

d )
 Alternativa múltipla-explicita um segmento de uma conduta.
QUESTÃO 6
O Cone Invertido é um instrumento idealizado por Pichon Riviére que auxilia o psicopedagogo a fazer a
leitura dos resultados no diagnóstico psicopedagógico na instituição. Quais são os vetores a serem utilizados
para essa leitura?


a )
 Pertença, cooperação, pertinência, comunicação, aprendizagem e tele.

b )
 Pertença, cooperação, tarefa, grupo, aprendizagem e sujeito.

c )
 Instituição, cooperação, comunidade, sujeito, aprendizagem e tele.

d )
 Pertença, tarefa, pertinência, mudança, implícito e latente.
QUESTÃO 1
A matriz diagnóstica nos possibilita a identificação do obstáculo de interação que pode ser considerado
como uma causa a-histórica que coexiste com o sintoma. Qual a melhor explicação para esse obstáculo?


a )
Vinculação que cada sujeito estabelece com as situações, considerando somente suas relações vinculares
fora da instituição que se está avaliando.


b )

Esse obstáculo está relacionado, na instituição educacional, com as dificuldades de aprendizagem
que os alunos apresentam.


c )

Vinculação objetiva que se estabelece com as situações de aprendizagem dentro da instituição e a
comunicação que se instala no processo de aprender e ensinar.


d )
 É um obstáculo de caráter secundário que o psicopedagogo dificilmente utiliza em seu diagnóstico.
QUESTÃO 8
Uma das etapas finais do diagnóstico psicopedagógico institucional é a elaboração dos resultados para ser
devolvido para a instituição avaliada. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.


a )
O psicopedagogo elabora um documento informativo da história da instituição e sua relação com o
processo de aprendizagem.


b )

O psicopedagogo, a partir do 3.º sistema de hipóteses, elabora a hipótese diagnóstica e a descreve
em um documento informativo que deve ser entregue na instituição por meio de uma entrevista
devolutiva.


c )
O psicopedagogo elabora um documento que contém o resultado do diagnóstico psicopedagógico
institucional e deve ser encaminhado pelo correio para a instituição.


d )
As informações que o psicopedagogo levanta a partir do diagnóstico são importantes somente para
que esse profissional elabore seu plano de trabalho interventivo. São informações que não necessitam
ser devolvidas.
QUESTÃO 2
Sobre os fatores que se relacionam com a aprendizagem quando esta perpassa vínculos sadios, assinale a
alternativa correta.


a )
A aprendizagem é concebida como um processo de construção que se configura em um intercâmbio
entre o interno e o externo, porém o sujeito é passivo nesse processo.


b )

A prática pedagógica passa a se preocupar com o como se aprende para que o ensinar se coadune
com o aprender e não sejam práticas isoladas.


c )
A prática pedagógica entende o aprender como uma construção, porém a função mais importante é
do meio externo ao sujeito


d )
O que caracteriza a aprendizagem, a partir dos vínculos sadios, é a visão inatista priorizando as informações
do código genético.
QUESTÃO 10
O educador atento possibilita ao processo de ensino-aprendizagem o movimento de ir e vir, em que educador
e educando tornam-se


a )
 professor e aluno.

b )
 mestre e discípulo.

c )
 ensinante e aprendente.

d )
 aquele que fala e aquele que escuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...