quinta-feira, outubro 27, 2016

Intervenção Psicopedagógica na Escola

Prova Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 4
O Esquema Evolutivo da Aprendizagem é um modelo apresentado por Visca para explicar a origem da
aprendizagem. Quais são os níveis que ele estabelece para explicar esse processo?


a )
 Instrumentalização, imitação e condicionamento.

b )
 Interacionismo, estruturalismo e construtivismo.

c )
 Protoaprendizagem, deuteroaprendizagem, aprendizagem assistemática e sistemática.

d )
 Manutenção, repressão e transformação.
QUESTÃO 5
Quando o psicopedagogo inicia seu trabalho em uma instituição educacional, normalmente há uma resistência
da escola em aceitar as mudanças que podem vir a ocorrer. A permanência de seus padrões relacionais,
funcionais e estruturais está relacionada a qual propriedade de um sistema aberto?


a )
 Globalidade e totalidade.

b )
 Equilibração e homeostase.

c )
 Equifinalidade.

d )
 Causalidade circular.
QUESTÃO 9
O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda
do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógica diante do
processo de aprendizagem?


a )
 A atitude psicopedagógica está respaldada por uma visão unidirecional.

b )
 Não há relação da atitude psicopedagógica com o pensamento científico.

c )

A atitude psicopedagógica intervém na aprendizagem e seus obstáculos não podem mais ser vistos
pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica.


d )
 O pensamento mecanicista é esperado para a concretização da atitude psicopedagógica.
QUESTÃO 7
Quando nos referimos à Psicopedagogia Clínica e à Psicopedagogia Institucional, por que não estamos
falando de duas psicopedagogias diferentes?


a )
Porque as duas têm a proposta voltada para o processo de aprendizagem e atuam diretamente com
sujeito de forma individualizada.


b )
Porque tanto na Institucional quanto na Clínica o psicopedagogo faz avaliação das dificuldades de
aprendizagem


c )

Porque ambas se respaldam em pressupostos teóricos próprios de uma área que vem crescendo em
volta da compreensão de seu objeto de estudo que é o ser cognoscente.


d )
Porque os mesmos instrumentos técnicos que se utilizam na Psicopedagogia Clínica se usam também
na Psicopedagogia Institucional.
QUESTÃO 3
Em relação aos recursos psicopedagógicos, marque a alternativa que apresenta o conceito correto de um
desses recursos.


a )
 Informação-criar um grau de ansiedade e conflito.

b )
 Mostra-fazer uma explicação sobre determinado assunto

c )
 Acréscimo de modelo-apresentar outra opção para que uma atitude possa ser efetivada.

d )
 Alternativa múltipla-explicita um segmento de uma conduta.
QUESTÃO 6
O Cone Invertido é um instrumento idealizado por Pichon Riviére que auxilia o psicopedagogo a fazer a
leitura dos resultados no diagnóstico psicopedagógico na instituição. Quais são os vetores a serem utilizados
para essa leitura?


a )
 Pertença, cooperação, pertinência, comunicação, aprendizagem e tele.

b )
 Pertença, cooperação, tarefa, grupo, aprendizagem e sujeito.

c )
 Instituição, cooperação, comunidade, sujeito, aprendizagem e tele.

d )
 Pertença, tarefa, pertinência, mudança, implícito e latente.
QUESTÃO 1
A matriz diagnóstica nos possibilita a identificação do obstáculo de interação que pode ser considerado
como uma causa a-histórica que coexiste com o sintoma. Qual a melhor explicação para esse obstáculo?


a )
Vinculação que cada sujeito estabelece com as situações, considerando somente suas relações vinculares
fora da instituição que se está avaliando.


b )

Esse obstáculo está relacionado, na instituição educacional, com as dificuldades de aprendizagem
que os alunos apresentam.


c )

Vinculação objetiva que se estabelece com as situações de aprendizagem dentro da instituição e a
comunicação que se instala no processo de aprender e ensinar.


d )
 É um obstáculo de caráter secundário que o psicopedagogo dificilmente utiliza em seu diagnóstico.
QUESTÃO 8
Uma das etapas finais do diagnóstico psicopedagógico institucional é a elaboração dos resultados para ser
devolvido para a instituição avaliada. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.


a )
O psicopedagogo elabora um documento informativo da história da instituição e sua relação com o
processo de aprendizagem.


b )

O psicopedagogo, a partir do 3.º sistema de hipóteses, elabora a hipótese diagnóstica e a descreve
em um documento informativo que deve ser entregue na instituição por meio de uma entrevista
devolutiva.


c )
O psicopedagogo elabora um documento que contém o resultado do diagnóstico psicopedagógico
institucional e deve ser encaminhado pelo correio para a instituição.


d )
As informações que o psicopedagogo levanta a partir do diagnóstico são importantes somente para
que esse profissional elabore seu plano de trabalho interventivo. São informações que não necessitam
ser devolvidas.
QUESTÃO 2
Sobre os fatores que se relacionam com a aprendizagem quando esta perpassa vínculos sadios, assinale a
alternativa correta.


a )
A aprendizagem é concebida como um processo de construção que se configura em um intercâmbio
entre o interno e o externo, porém o sujeito é passivo nesse processo.


b )

A prática pedagógica passa a se preocupar com o como se aprende para que o ensinar se coadune
com o aprender e não sejam práticas isoladas.


c )
A prática pedagógica entende o aprender como uma construção, porém a função mais importante é
do meio externo ao sujeito


d )
O que caracteriza a aprendizagem, a partir dos vínculos sadios, é a visão inatista priorizando as informações
do código genético.
QUESTÃO 10
O educador atento possibilita ao processo de ensino-aprendizagem o movimento de ir e vir, em que educador
e educando tornam-se


a )
 professor e aluno.

b )
 mestre e discípulo.

c )
 ensinante e aprendente.

d )
 aquele que fala e aquele que escuta.

6 comentários:

  1. Prova Online
    Disciplina: 27 - INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.
    a )
    A proposta do diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a
    compreensão de um fenômeno ? a aprendizagem.(CORRETA)

    QUESTÃO 2
    O Esquema Evolutivo da Aprendizagem, proposto na Epistemologia Convergente, nos traz um conceito de
    Matriz de Aprendizagem. Qual sua importância para a aprendizagem?

    c )
    As primeiras aprendizagens, que se caracterizam na relação vincular com a função materna, configuram
    transformações que estabelecerão um molde relacional com o qual o sujeito vai iniciar suas
    relações e ampliar sua possibilidade de aprendizagem.(CORRETA)

    QUESTÃO 3
    Quais são os aspectos da estrutura e funcionamento familiar que o esquema conceitual proposto por Macedo
    permite apreciação?

    b ) As regras, os subsistemas, o ciclo vital.(CORRETA)

    QUESTÃO 4
    O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda
    do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógica diante do
    processo de aprendizagem?

    b )
    A atitude psicopedagógica intervém na aprendizagem e seus obstáculos não podem mais ser vistos
    pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica.(CORRETA)

    QUESTÃO 5
    Em relação aos recursos psicopedagógicos, marque a alternativa que apresenta o conceito correto de um
    desses recursos.

    d ) Acréscimo de modelo-apresentar outra opção para que uma atitude possa ser efetivada.(CORRETA)
    QUESTÃO 6
    Como é a contextualiação da escola?

    b )
    Como uma instituição com um sistema aberto, com fronteiras que assumem um caráter relacional
    com outros sistemas.(CORRETA)

    QUESTÃO 7
    O educador, no papel de quem ensina, deve estar em constante movimento de reflexão sobre o seu aprender.
    Marque a alternativa que melhor indique o que ocorre com o ensino se essa ação realmente acontecer.

    c )
    Possibilita uma ação pedagógica onde a convivência harmônica e enriquecedora entre educador e
    educando gera uma abertura para a autoria de pensamento e consequentemente uma aprendizagem
    fortalecida.(CORRETA)

    QUESTÃO 8
    O Modelo Nosográfico proposto por Visca considera três diferentes níveis de análise para os estados patológicos
    da aprendizagem. Escolha a afirmativa correta que nomeia esses níveis.

    c ) Semiológico, patogênico e etiológico.(CORRETA)

    QUESTÃO 9
    Marque a afirmativa correta em relação à explicação do obstáculo funcional, descrito no Modelo Nosográfico
    proposto por Visca.

    b ) São funções e capacidades isoladas de um sujeito, como a memória, percepção e vocabulário.(CORRETA)

    QUESTÃO 10
    Segundo Estrela, a escola como instituição pode ser caracterizada por uma pirâmide quadrangular, que em
    sua base é representada a estrutura da instituição e nas suas faces a dinâmica dessa instituição. Qual a relação
    desse esquema com o processo de aprendizagem, alvo da atuação psicopedagógica?

    a )
    As relações estabelecidas entre a estrutura e a dinâmica caracterizam o clima institucional que, por
    sua vez, reflete o posicionamento da escola diante do processo de aprendizagem.(CORRETA)

    ResponderExcluir
  2. PROVA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    QUESTÃO 1

    Em relação aos recursos psicopedagógicos, marque a alternativa que apresenta o conceito correto de um desses recursos.

    a ) Informação-criar um grau de ansiedade e conflito.

    b ) Mostra-fazer uma explicação sobre determinado assunto

    c ) Acréscimo de modelo apresentar outra opção para que uma atitude possa ser efetivada.(correto)

    d ) Alternativa múltipla-explicita um segmento de uma conduta.

    QUESTÃO 2
    Marque a alternativa correta em relação ao conceito de instituição educacional, foco da intervenção psicopedagógico.


    a ) É um sistema social, pois não pressupõe interação entre suas partes.

    b ) É uma organização enquanto apresenta uma estrutura somente informal.

    c ) É uma instituição, pois é um espaço onde se transmite e se recebem valores.(correto)

    d ) Não se responsabiliza em estabelecer rituais e convenções.

    QUESTÃO 3

    O grupo se configura como uma unidade de análise da Psicopedagogia conforme a Epistemologia Convergente.
    A análise de seu funcionamento possibilita ao psicopedagogo a compreensão de qual configuração da aprendizagem?


    a ) Possibilita ao psicopedagogo reconhecer a protoaprendizagem.

    b ) As atitudes de aprendizagem de um sujeito não estão relacionadas aos grupos aos quais ele pertence.

    c ) O grupo constitui um nível de integração superior ao nível do sujeito.(correto)

    d ) A configuração da aprendizagem do sujeito deve ser analisada somente a partir de suas relações familiares.

    ResponderExcluir
  3. QUESTÃO 5
    Qual o significado do uso de sistemas de hipóteses na proposta da Epistemologia Convergente durante o processo diagnóstico psicopedagógico institucional?


    a ) As hipóteses são apenas para organizar, para o psicopedagogo, as informações que ele tira de suas observações.


    b ) Está relacionada com o enquadramento/contrato que o psicopedagogo realiza no início de seu trabalho na instituição.


    c ) Tem o objetivo de, a partir de um pensamento científico, em que hipóteses são confirmadas ou não, estabelecer um plano de trabalho para se chegar à hipótese diagnóstica. (correto)


    d ) É somente um quadro demonstrativo das tarefas a serem desenvolvidas pelo psicopedagogo.

    QUESTÃO 6
    A matriz diagnóstica nos possibilita a identificação do obstáculo de interação que pode ser considerado como uma causa a-histórica que coexiste com o sintoma. Qual a melhor explicação para esse obstáculo?


    a ) Vinculação que cada sujeito estabelece com as situações, considerando somente suas relações vinculares fora da instituição que se está avaliando.


    b ) É um obstáculo de caráter secundário que o psicopedagogo dificilmente utiliza em seu diagnóstico.

    c ) Vinculação objetiva que se estabelece com as situações de aprendizagem dentro da instituição e a comunicação que se instala no processo de aprender e ensinar. (correto)


    d ) Esse obstáculo está relacionado, na instituição educacional, com as dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam.

    QUESTÃO 7
    O educador atento possibilita ao processo de ensino-aprendizagem o movimento de ir e vir, em que educador
    e educando tornam-se


    a ) aquele que fala e aquele que escuta.

    b ) ensinante e aprendente.(correto)

    c ) mestre e discípulo.

    d ) professor e aluno.

    QUESTÃO 8
    O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógico diante do processo de aprendizagem?


    a ) O pensamento mecanicista é esperado para a concretização da atitude psicopedagógico.

    b )A atitude psicopedagógico intervém na aprendizagem e seus obstáculos não podem mais ser vistos pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica. (correto)

    c ) Não há relação da atitude psicopedagógico com o pensamento científico.

    d ) A atitude psicopedagógico está respaldada por uma visão unidirecional.

    ResponderExcluir
  4. QUESTÃO 1
    Segundo Ferreiro e Teberoski o processo de aquisição da escrita se dá em diferentes níveis. Assinale a alternativa que contempla estes níveis da escrita.
    a ) Pré-silábico, silábico e alfabético (CORRETO)

    QUESTÃO 2
    Marque a alternativa correta em relação ao conceito de instituição educacional, foco da intervenção psicopedagógica.

    e ) É uma instituição, pois é um espaço onde se cumpre uma importante função social, sistematizando conhecimentos disponíveis. (CORRETA)

    QUESTÃO 3
    Das afirmativas abaixo, assinale a que melhor explica o objeto de estudo da Neuropsicologia.
    b ) As relações entre as funções cerebrais e o comportamento humano. (CORRETA)

    QUESTÃO 4
    Uma proposta como a da caixa de trabalho, usada em sala de aula, além dos conteúdos sistemáticos pode auxiliar o educador a desenvolver conteúdos vivenciados no processo grupal. Quais são estes conteúdos?
    c ) Conteúdos intra e interpsíquicos. (CORRETA)

    QUESTÃO 5
    Alicia Fernández, fazendo referência à relação ensinante-aprendente, nos fala sobre a modalidade de aprendizagem. A que se refere esse conceito?

    e ) Refere-se à relação entre mãe e filho, que se atualizam nas relações posteriores (CORRETA)

    QUESTÃO 6
    Enrique Pichon Riviére sistematizou uma técnica para atuação em grupos que traz um referencial importante para o educador intervir em sala de aula. Escolha a afirmativa que contempla o nome desta técnica.
    d ) Grupos operativos.

    QUESTÃO 7
    Qual a importância do diagnóstico psicopedagógico institucional para a ação interventiva do psicopedagogo?

    b ) O diagnóstico leva o psicopedagogo a construir uma prática diferenciada, singular e bem planejada. (CORRETA)

    QUESTÃO 8
    Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.



    QUESTÃO 8
    Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.

    d ) A proposta do diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a compreensão de um fenômeno - a aprendizagem. (CORRETA)

    QUESTÃO 9
    Em relação aos recursos psicopedagógicos de intervenção, marque a alternativa que apresenta o conceito correto de um destes recursos.
    a ) Acréscimo de modelo - apresentar outra opção para que uma atitude possa ser efetivada. (CORRETA)


    QUESTÃO 10
    O Modelo Nosográfico proposto por Visca considera três diferentes níveis de análise para os estados patológicos da aprendizagem. Escolha a afirmativa correta que nomeia estes níveis.

    e ) Nível semiológico, nível patogênico e nível etiológico.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...