DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
1. As três fases da aprendizagem significativa, que
são descritas por David Ausubel e reconhecidas no desenvolvimento de projetos,
são
·
organizadores
prévios, diferenciação progressiva e conhecimento pertinente.
·
organizadores
prévios, diferenciação progressiva e reconciliação integradora.
·
organizadores
prévios, interdisciplinaridade e reconciliação integradora.
·
experiências
socioculturais, diferenciação progressiva e reconciliação integradora.
2. Os conteúdos desenvolvidos no processo de
ensino-aprendizagem estão classificados segundo a Tipologia dos Conteúdos, que
os define como conteúdos
·
fatuais,
mentais e atitudinais.
·
conceituais,
atitudinais e cognitivos.
·
conceituais,
atitudinais e procedimentais.
·
experienciais,
atitudinais e procedimentais.
3. Leia atentamente o texto de Hadji, abaixo, e
siga as orientações para marcar a alternativa correta.
·
Medir significa atribuir um número a um acontecimento ou a um objeto de
acordo com uma regra logicamente aceitável. Isso implica que o objeto ou o
acontecimento possa ser apreendido sob uma única dimensão, isolável, capaz de
receber uma escala numérica. A medida é assim uma operação de descrição
quantitativa da realidade.
Quando se aborda a avaliação como medida, se atribui valor e destaque especial
Quando se aborda a avaliação como medida, se atribui valor e destaque especial
·
às formas como
se desenvolve o ensino.
·
às
escalas preestabelecidas de notas ou conceitos.
·
ao processo
de aprendizagem.
·
aos
conteúdos ensinados.
4. Assinale a alternativa que corresponde a um
pressuposto da formação continuada.
·
Treinamento
prático.
·
Reflexão
sobre a prática.
·
Reciclagem
periódica.
·
Atualização
periódica.
Boa noite,
ResponderExcluirAlguém tem mais provas dessa matéria??
Obrigada!
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 3.0
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
1. [QuestãoID 67806] A decisão sobre a seleção e o uso de metodologias implica na consideração de um conjunto de fatores que a ela dão sentido. Fazem parte desse conjunto:
conhecimento; conteúdos; contextos; práticas pedagógicas; atividades.
conceitos; exposição; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.
conceitos; atitudes; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.
exposição; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.
2. [QuestãoID 67798] Na organização do trabalho pedagógico do professor, os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais devem ser abordados de forma
separada, de modo a garantir a memorização dos principais conceitos e fatos.
separada, porque os conteúdos conceituais são importantes e devem se destacar.
relacionada, mas apresentando menor ênfase em procedimentos e atitudes.
relacionada, porque os três se completam na formação do indivíduo.
3. [QuestãoID 67784] Podemos dizer que o método autobiográfico é
uma forma moderna de busca do paraíso perdido.
essencial para a completa formação do aluno.
o desenvolvimento das aptidões do professor.
um processo de formação continuada do professor.
4. [QuestãoID 68617] Assinale a alternativa que corresponde a um pressuposto da formação continuada.
(4) Atualização periódica.
(3) Reciclagem periódica.
(2) Treinamento prático.
Reflexão sobre a prática.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 3.0
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
1. [QuestãoID 67806] A decisão sobre a seleção e o uso de metodologias implica na consideração de um conjunto de fatores que a ela dão sentido. Fazem parte desse conjunto:
conhecimento; conteúdos; contextos; práticas pedagógicas; atividades.
conceitos; exposição; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.
conceitos; atitudes; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.
exposição; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.
2. [QuestãoID 67798] Na organização do trabalho pedagógico do professor, os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais devem ser abordados de forma
separada, de modo a garantir a memorização dos principais conceitos e fatos.
separada, porque os conteúdos conceituais são importantes e devem se destacar.
relacionada, mas apresentando menor ênfase em procedimentos e atitudes.
relacionada, porque os três se completam na formação do indivíduo.
3. [QuestãoID 67784] Podemos dizer que o método autobiográfico é
uma forma moderna de busca do paraíso perdido.
essencial para a completa formação do aluno.
o desenvolvimento das aptidões do professor.
um processo de formação continuada do professor.
4. [QuestãoID 68617] Assinale a alternativa que corresponde a um pressuposto da formação continuada.
(4) Atualização periódica.
(3) Reciclagem periódica.
(2) Treinamento prático.
Reflexão sobre a prática.
Olá Guilherme!
ResponderExcluirQuais as respostas corretas das questões que enviou?
ALGUEM TEM ESSAS RESPOSTAS
ResponderExcluirQuestões corretas DOCÊNCIA SUPERIOR
ResponderExcluirQUESTÃO 1
As três fases da aprendizagem significativa, que são descritas por David Ausubel e reconhecidas no desenvolvimento de projetos, são
a )(x) organizadores prévios, diferenciação progressiva e reconciliação integradora
b ) experiências socioculturais, diferenciação progressiva e reconciliação integradora.
c ) organizadores prévios, interdisciplinaridade e reconciliação integradora.
d ) organizadores prévios, diferenciação progressiva e conhecimento pertinente.
QUESTÃO 2
Leia atentamente o texto de Hadji, abaixo, e siga as orientações para marcar a alternativa correta.
Medir significa atribuir um número a um acontecimento ou a um objeto de acordo
com uma regra logicamente aceitável. Isso implica que o objeto ou o acontecimento
possa ser apreendido sob uma única dimensão, isolável, capaz de receber uma escala
numérica. A medida é assim uma operação de descrição quantitativa da realidade.
Quando se aborda a avaliação como medida, se atribui valor e destaque especial
a ) aos conteúdos ensinados.
b ) ao processo de aprendizagem
c ) às formas como se desenvolve o ensino
d )(x) às escalas preestabelecidas de notas ou conceitos.
QUESTÃO 3
Representações sobre a docência são
a ) definições objetivas do que é ser professor.
b ) o professor e a sua atividade profissional.
c )(x) diferentes modos de ver a profissão.
d ) diversas definições legais da profissão.
QUESTÃO 4
Os conteúdos desenvolvidos no processo de ensino-aprendizagem estão classificados segundo a Tipologia dos Conteúdos?que os define como conteúdos
a )(x) conceituais, atitudinais e procedimentais.
b ) conceituais, atitudinais e cognitivos.
c ) fatuais, mentais e atitudinais.
d ) experienciais, atitudinais e procedimentais
QUESTÃO 5
A escola, considerada como local em que os indivíduos se agrupam e se mobilizam em torno de objetivos comuns-e portanto interagem, refletem e tomam decisões ? identifica-se com o âmbito?
a ) político.
b )(x) antropológico
c ) pedagógico.
d ) didático
QUESTÃO 6
Segundo António Nóvoa, a crise de identidade docente está associada, entre outros fatores,
a ) a dúvidas e hesitações em se tratando da importância da docência.
b ) à maneira como o professor enfrenta e supera suas dificuldades.
c ) a incertezas e dúvidas em se tratando da escolha profissional.
d )(x) à sobrecarga de trabalho, manifestada em tarefas burocráticas.
QUESTÃO 7
Assinale a alternativa que expressa melhor a ideia do quadro abaixo.
Plano de ensino é o documento elaborado pelos professores, registrando a sua proposta de trabalho para uma área ou disciplina e devendo refletir o processo de planejamento como um todo.
Sendo assim, esse tipo de plano deve ser considerado um (a)
a )(x) registro de uma discussão coletiva, uma reflexão em que as tomadas de decisão ocorrem em conjunto.
b ) documento produzido exclusivamente pelo professor, que assim atua de acordo com sua inspiração.
c )
documento que registra de modo particularizado o pensamento de cada professor sobre a sua própria área.
d )
cópia de documentos anteriores produzidos pela escola, já que as disciplinas são as mesmas, ano a ano.
QUESTÃO 8
Podemos dizer que o método autobiográfico é
a )(x) um processo de formação continuada do professor
b ) essencial para a completa formação do aluno.
c ) o desenvolvimento das aptidões do professor
d ) uma forma moderna de busca do paraíso perdido.
QUESTÃO 9
O método autobiográfico de formação de professores tornou-se conhecido no Brasil a partir da década de
a ) 1980, influenciado por norte-americanos.
b ) 1930, influenciado por Dewey
c ) 1960, influenciado por Paulo Freire.
d )(x) 1990, influenciado por autores europeus.
QUESTÃO 10
São princípios da pedagogia diferenciada:
a ) foco no aluno; transmissão de conhecimentos; memorização.
b )(x) foco no aluno; construção de conhecimento; aprendizagem significativa.
c ) foco no professor; construção de conhecimento; aprendizagem significativa
d ) foco no professor; transmissão de conhecimentos; memorização.