QUESTÃO 1
Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como
a )
um agravante do trabalho pedagógico limitando as práticas pedagógicas com a comunidade escolar.
b )
as várias formas de ver o mundo, de expressar-se e de relacionar-se.
c )
as mesmas formas de ver e interpretar o mundo.
d )
parte presente nos currículos, mas não contempla sua intenção educativa para o exercício pleno da cidadania.
QUESTÃO 2
Sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), é correto afirmar:
a )
A EJA é oferecida apenas para os indivíduos inseridos no mercado de trabalho.
b )
A EJA é ofertada apenas para estudantes que pretendem finalizar o Ensino Médio.
c )
Um dos objetivos dessa modalidade de ensino é proporcionar uma formação integral do aluno, desenvolvendo habilidades e competências
d )
A EJA não é garantida por lei por não ser uma modalidade de ensino.
QUESTÃO 3
De acordo com a LDB 9.394/96, a formação dos profissionais da Educação deve garantir
a )
uma sustentação teórica para que esses profissionais atuem somente na escola.
b )
a formação de profissionais para uma escola tradicional.
c )
uma formação somente para a docência.
d )
uma sustentação teórica para que esses profissionais atuem em outros segmentos, como ONG's, hospitais e empresas.
QUESTÃO 4
Sobre o Ensino Médio integrado, destacam-se alguns pressupostos no processo de formação. Analise e assinale a resposta correta.
a )
A formação integral se faz no isolamento institucional.
b )
Manter os fundamentos legais entre o Ensino Médio de formação geral e a Educação Profissional em algumas modalidades.
c )
A formação integral pressupõe um projeto social no qual as diversas instâncias responsáveis pela educação manifestam a vontade política de reduzir a formação que visa a preparar somente para o mercado de trabalho.
d )
A educação integral se faz sem a adesão de gestores e de professores encarregados das formações geral e específica.
QUESTÃO 5
Para se construir uma educação integral e ética, é preciso
a )
que as relações de parceria não tenham a participação da comunidade.
b )
não discutir as mudanças relacionadas ao espaço físico e à estrutura da escola.
c )
rever os projetos pedagógicos e as políticas educacionais para atendimento integral do educando.
d )
que o currículo seja direcionado ao período regular.
QUESTÃO 6
Com relação ao currículo e diversidade, é correto afirmar que a utilidade social do currículo
a )
é disponibilizar diversos conhecimentos produzidos pela humanidade.
b )
é uma monocultura do saber, que privilegia o saber científico como único e legítimo.
c )
pode não estar definida intencionalmente.
d )
é permitir aos alunos e alunas compreender a sociedade em que vivem.
QUESTÃO 7
A relação currículo-diversidade está presente na maior parte dos documentos escolares. Assumir a diversidade do currículo significa
a )
ter uma filosofia bem clara e socialmente constituída.
b )
posicionar-se e favorecer as diversas formas de exclusão, dominação e discriminação.
c )
assumir que o ensino é um conjunto de diferenças como parte das disciplinas.
d )
descaracterizar a temporalidade e a organização espacial dos saberes.
QUESTÃO 8
A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que busca
a )
estender os espaços da educação utilizando novas alternativas para a formação educacional significativa.
b )
a utilização de metodologias pedagógicas restritas às tecnologias, excluindo o professor desse processo, com objetivo de dar mais autonomia aos alunos.
c )
a tutoria presencial em tempo predefinido.
d )
uma prática metodológica tradicional.
QUESTÃO 9
Assinale a alternativa que contém um pressuposto básico da EJA.
a )
As unidades apropriadas para organizar a aprendizagem dos jovens e adultos são os conteúdos escolares.
b )
Os adultos devem ser motivados a ter interesse pela aprendizagem, pois esta contribuirá significativamente para suas vidas.
c )
Os jovens e adultos têm uma grande necessidade de serem autodirigidos, então o papel do professor é menor, devendo ele somente transmitir o seu conhecimento e avaliar o aprendizado dos alunos.
d )
As diferenças individuais entre as pessoas diminuem com a idade, portanto, a Educação de Jovens e Adultos não deve considerar as diferenças de estilo, tempo, local e ritmo de aprendizagem.
QUESTÃO 10
______________________________
A intenção política da escola de tempo integral é
a )
favorecer a aprendizagem na perspectiva da cidadania e da diversidade.
b )
ter um projeto curricular sem prever o intuito pedagógico.
c )
construir uma escola com a mesma organização da escola regular.
d )
somente a ampliação do tempo na escola.
Bom dia.
ResponderExcluirNa questão 10, a resposta correta não seria a alternativa A?
As provas são postadas da maneira que eu recebo, podem ocorrer divergências de pensamentos ou erros, por isso o ideal e prestar atenção ao material fornecido pela instituição
Excluirde ensino.
A resposta da pergunta 10 é a letra A, Muito bom é como tu disse tem que prestar atenção. obrigada pela ajuda.
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