segunda-feira, novembro 13, 2017

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE

QUESTÃO 1
Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como
 

a )
  um agravante do trabalho pedagógico limitando as práticas pedagógicas com a comunidade escolar.
 
b )
  as várias formas de ver o mundo, de expressar-se e de relacionar-se.

c )
  as mesmas formas de ver e interpretar o mundo.

d )
  parte presente nos currículos, mas não contempla sua intenção educativa para o exercício pleno da cidadania.
QUESTÃO 2
Sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), é correto afirmar:


 

a )

A EJA é oferecida apenas para os indivíduos inseridos no mercado de trabalho.



b )

A EJA é ofertada apenas para estudantes que pretendem finalizar o Ensino Médio.


 
c )
  Um dos objetivos dessa modalidade de ensino é proporcionar uma formação integral do aluno, desenvolvendo habilidades e competências


d )
  A EJA não é garantida por lei por não ser uma modalidade de ensino.
QUESTÃO 3
De acordo com a LDB 9.394/96, a formação dos profissionais da Educação deve garantir
 

a )
  uma sustentação teórica para que esses profissionais atuem somente na escola.

b )
  a formação de profissionais para uma escola tradicional.

c )
  uma formação somente para a docência.
 
d )
  uma sustentação teórica para que esses profissionais atuem em outros segmentos, como ONG's, hospitais e empresas.
QUESTÃO 4
Sobre o Ensino Médio integrado, destacam-se alguns pressupostos no processo de formação. Analise e assinale a resposta correta.



a )
  A formação integral se faz no isolamento institucional.

b )
  Manter os fundamentos legais entre o Ensino Médio de formação geral e a Educação Profissional em algumas modalidades.
 
c )
  A formação integral pressupõe um projeto social no qual as diversas instâncias responsáveis pela educação manifestam a vontade política de reduzir a formação que visa a preparar somente para o mercado de trabalho.

d )
  A educação integral se faz sem a adesão de gestores e de professores encarregados das formações geral e específica.
QUESTÃO 5
Para se construir uma educação integral e ética, é preciso


 

a )

que as relações de parceria não tenham a participação da comunidade.



b )

não discutir as mudanças relacionadas ao espaço físico e à estrutura da escola.


 
c )

rever os projetos pedagógicos e as políticas educacionais para atendimento integral do educando.



d )
  que o currículo seja direcionado ao período regular.
QUESTÃO 6
Com relação ao currículo e diversidade, é correto afirmar que a utilidade social do currículo



a )
  é disponibilizar diversos conhecimentos produzidos pela humanidade.

b )
  é uma monocultura do saber, que privilegia o saber científico como único e legítimo.

c )
  pode não estar definida intencionalmente.
 
d )
  é permitir aos alunos e alunas compreender a sociedade em que vivem.
QUESTÃO 7
A relação currículo-diversidade está presente na maior parte dos documentos escolares. Assumir a diversidade do currículo significa

 
a )
  ter uma filosofia bem clara e socialmente constituída.

b )
  posicionar-se e favorecer as diversas formas de exclusão, dominação e discriminação.

c )
  assumir que o ensino é um conjunto de diferenças como parte das disciplinas.

d )
  descaracterizar a temporalidade e a organização espacial dos saberes.
QUESTÃO 8
A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que busca

 
 
a )

estender os espaços da educação utilizando novas alternativas para a formação educacional significativa.


b )

a utilização de metodologias pedagógicas restritas às tecnologias, excluindo o professor desse processo, com objetivo de dar mais autonomia aos alunos.


c )

a tutoria presencial em tempo predefinido.


d )

uma prática metodológica tradicional.
QUESTÃO 9
Assinale a alternativa que contém um pressuposto básico da EJA.


 

a )

As unidades apropriadas para organizar a aprendizagem dos jovens e adultos são os conteúdos escolares.


 
b )

Os adultos devem ser motivados a ter interesse pela aprendizagem, pois esta contribuirá significativamente para suas vidas.



c )
  Os jovens e adultos têm uma grande necessidade de serem autodirigidos, então o papel do professor é menor, devendo ele somente transmitir o seu conhecimento e avaliar o aprendizado dos alunos.


d )
  As diferenças individuais entre as pessoas diminuem com a idade, portanto, a Educação de Jovens e Adultos não deve considerar as diferenças de estilo, tempo, local e ritmo de aprendizagem.
QUESTÃO 10
A intenção política da escola de tempo integral é

 

a )

favorecer a aprendizagem na perspectiva da cidadania e da diversidade.




b )
  ter um projeto curricular sem prever o intuito pedagógico. 



c )
  construir uma escola com a mesma organização da escola regular.
 
d )

somente a ampliação do tempo na escola.
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2 comentários:

  1. Bom dia.
    Na questão 10, a resposta correta não seria a alternativa A?

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    Respostas
    1. As provas são postadas da maneira que eu recebo, podem ocorrer divergências de pensamentos ou erros, por isso o ideal e prestar atenção ao material fornecido pela instituição
      de ensino.

      Excluir

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